Abertas as inscrições para o curso Músicas Afroamericanas como Problema Filosófico

18118535_1273992109386197_1627413738701862423_nEstão abertas as inscrições para o curso Músicas Afroamericanas como Problema Filosófico que será realizado nos dias 3, 10, 17 e 24, às 16h, na Fundação Cultural Badesc. O curso gratuito, ministrado pela doutora em filosofia Claudia Drucker, abordará componentes históricos, abordagens filosóficas e teorias musicológicas dos ritmos euro-afro-americanos.

 

“Vamos tentar identificar alguns componentes contingentes e históricos da audição musical que incidem sobre a filosofia da música.  A seguir, vamos identificar alguns traços específicos das músicas afro-americanas relativos ao uso do ritmo e da harmonia, se e como eles foram abordados por filósofos de formação ortodoxa. Também vamos abordar algumas teorias musicológicas do último quarto do século XX que atribuem às teorias tradicionais algum tipo de surdez”, comenta Claudia Drucker.

 

Programação

 

3 de maio –  Tema: A pretensão da filosofia à universalidade. Abordará as correntes hegemônicas na filosofia da música: estética, “romântica”, semântica e crítica.

10 de maio – Tema: Músicas afro-americanas: delimitação dos gêneros a ser abordados.  Tratará da música afro-norte-americana como exceção ao complexo caribenho e atlântico Sul.

17 de maio – Tema: Mudanças de paradigma na etnomusicologia das tradições africanas e afro-americanas. Discutirá as implicações para a filosofia da música.

24 de maio – Tema: Conclusões relativas a possibilidades abertas à filosofia da música.  Abordará a condição situada de todo pensamento.

 

Inscrições

As inscrições para o curso devem ser realizadas pelo e-mail fundacaoculturalbadesc@gmail.com. É necessário enviar nome completo e telefone. Serão oferecidos 45 lugares.

 

Serviço:

O que: Curso Músicas Afroamericanas como Problema Filosófico, com a professora e doutora Claudia Drucker.
Quando: 3, 10, 17 e 24 de maio de 2017, quarta-feira, às 16h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita – inscrições pelo e-mail fundacaoculturalbadesc@gmail.com

Tags:

Blogspot Twitter