Programa de Ação Educativa na FCBadesc

Grupo de estudos EDITADA

O Programa de Ação Educativa da Fundação Cultural Badesc abre as inscrições, até dia 20 de abril,  para a participação no Grupo de estudos PROJETO DE TRABALHO EM ARTE: EXPERIÊNCIA DO EDUCADOR.

 

Horário: terças-feiras (quinzenal) das 18:30h às 20:30h.

Início: 30 de abril de 2013

Encerramento: dezembro de 2013

Atividade gratuita.

 

Público:

Educadores atuantes no ensino fundamental e médio da rede pública de ensino, na educação de jovens e adultos e na educação não formal.

 

Número de vagas:

12 participante.
Assuntos a serem abordados:

Elaboração e desenvolvimento de projetos de ensino de arte / a experiência do Professor / a importância do registro / articulação dos processos criativos no contexto de ensino / relatos de experiência.

 

Objetivo:

Ampliar e dinamizar as ações voltadas para a formação do educador e o ensino de arte, oportunizando a troca de experiências e a visibilidade dos projetos de ensino.

 

Metodologia:

Os encontros serão articulados a partir de fundamentação teórica e relatos de experiência dos educadores participantes, aliando teoria e prática.

Em semanas alternadas acontecerão os encontros nas dependências da Fundação Cultural Badesc e o acompanhamento individual dos trabalhos dos educadores participantes.

Ao final do ano pretende-se realizar um encontro ampliado do grupo aberto ao público, com relatos de experiência e exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos educadores participantes em seus locais de atuação.

 

Cronograma:

Abril a novembro – desenvolvimento dos encontros e acompanhamento dos trabalhos.

Dezembro – realização de encontro ampliado, avaliação e relatório.

 

Pré-requisito: estar atuando no ensino de arte em escola pública ou em educação não formal (ONGs, projetos sociais).

 

Para solicitar a inscrição envie os dados abaixo para o e-mail arte.e.publico@gmail.com :

Nome:

Formação:

Tempo de atuação na educação:

Local atual de atuação:

E-mail:

Telefone de contato:

Por que tem interesse em participar deste grupo? (no máximo 10 linhas)

 

Responsáveis:

Lucila Horn – Licenciada em Artes Plásticas, Aperfeiçoamento em Pintura, Especialista em Artes e Ciências Humanas, Especialista em Fotografia e Imagem em Movimento, Mestre em Educação e Cultura; Produtora e assistente de fotografia, desenvolve Desde 1989 atua como professora de artes plásticas nas redes particular, municipal, estadual e federal de ensino de 1o e 2o grau na cidade de Florianópolis – SC. Professora no ensino superior com fundamentos da linguagem visual, Fundamentos e Metodologia do ensino de Arte, Arte e Desenvolvimento Infantil desde 2002 (UFSC e UDESC). Atuou como professora da graduação em Gestão Pública da UAB/IFSC( 2010 e 2011) e das Especializações em Artes Visuais: Cultura & Criação e Gestão Cultural SENAC SC (2006 A 2012). Atualmente atua como Produtora e arte educadora do projeto Arte e Público e como Professora de Linguagem Fotográfica na graduação em Artes Visuais do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC.

 

Ana Camorlinga – Licenciada em Letras Espanhol, atua na educação infantil, no ensino fundamental e Eja desde 2002 nas áreas de conhecimento de literatura, espanhol e ética. Formação em pedagogia Waldorf. Formação extracurricular em música. Professora de Flauta doce e transversal, encadernadora e calígrafa. Atualmente cursa Licenciatura em Artes Visuais e é educadora do Projeto Arte e Público.