Lançamento do livro Margem, de Graciela Kruscinski

Graciela Kruscinski lança Margem, na Fundação Badesc

Livro de estreia da escritora faz uma imersão pelo romance de autoficção

A escritora Graciela Kruscinski lança Margem, seu livro de estreia, em 5 de junho, quinta-feira, às 19 horas, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. Escrito a partir de um autorretrato realizado com a técnica de dupla exposição na sala escura do laboratório fotográfico, Margem brinca com o romance de autoficção.  A publicação recebeu o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2013.

A escrita de Graciela é embalada por uma cartografia afetiva, estabelecida pelo encontro espaço-temporal entre a casa onde nasceu, em Rio do Sul, o asfalto e o rio, que delimitam sua prosa. Na região, o que era a rota dos tropeiros foi transformada em rodovia federal, negligenciada e identificada pelo constante número de acidentes, e próxima ao rio Itajaí-Açu com suas populações marginais e a falta de política para seu desenvolvimento.

“A busca pela ficção do meu retrato que se transfigura em enleio de rio começa na junção de texto e imagem e numa vontade constante de não delimitar fronteiras para o ficcional. A tentativa de um movimento entre texto e imagem num espelho que me devolvesse sempre o que já foi e também o que já não é”, reflete a autora.

A apresentação do livro é feita pelo crítico e professor de literatura Antônio Carlos Santos. Para ele, Graciela “tem a veia da narrativa, de alguém que sabe contar uma história e que sabe jogar com os caminhos da ficção, montando uma vida com pedaços de outras vidas, com as imagens que vão nos inserindo em uma atmosfera muito singular”.

O livro Margem estará à venda por R$ 25,00 no lançamento.

O quê: lançamento do livro Margem, de Graciela Kruscinski. Quando: 5 de junho, quinta-feira, às 19h. Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis. Quanto: entrada gratuita.

Mais informações: www.projetomargem.com