Rubens Oestroem e Yara Guasque na Fundação Badesc

setembro 19, 2014 | Sem categoria

site

 

Rubens Oestroem e Yara Guasque fazem curadoria recíproca em mostra convidada

A Fundação Cultural Badesc abre na quinta-feira, 25 de setembro, às 19h, a exposição convidada Nem Tanto ao Mar, Nem Tanto à Terra, de Rubens Oestroem e Yara Guasque.

Sem compartilhar uma mostra há quase 20 anos, quando apresentaram o projeto Terra Incógnita com as artistas Marilyn Green e Dagmar Diekmann, no Brasil e na Alemanha, o casal faz uma curadoria recíproca para Espaço Fernando Beck da Fundação.

Ao recorrer ao tema da incomensurabilidade do mar e da terra, que marca a carreira de ambos, Yara e Rubens exploram diferentes mídias: pinturas, objetos-instalações, fotografias e vídeos.

“Matéria da terra, rocha que resfriada se biparte, mar o mineral em estado líquido, o memorial e arquivo vivo, inventário de nossa formação milenar […] Antes de tratar de detritos, os trabalhos testemunham e se riem da pretensão humana de erguer pedra sob pedra e enfrentar o oceano com seus fantasmas”, escrevem os artistas no texto de apresentação.

Rubens é natural de Blumenau e fez mestrado em artes na Escola Superior de Arte de Berlim, na Alemanha. Yara é paulista, fez pós-doutorado no departamento de Estética e Comunicação da Universidade de Aarhus (2013), Dinamarca, e é professora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Udesc. O casal vive em Florianópolis.

 

O quê: abertura da exposição Nem tanto ao mar, Nem tanto à terra, de Rubens Oestroem e Yara Guasque. Quando: 25 de setembro, quinta-feira, às 19h. Visitação até 23 de outubro, de segunda a sexta, das 12h às 19h. Onde: Espaço Fernando Beck da Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis, fone 3224-8846. Quanto: gratuito.

Tags:

Deixe seu comentário

Blogspot Twitter