Biografia de Sant-Exupéry é lançada na Fundação Badesc

Capa do livro Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto, de Jean Huguet. Tradução de Carmen Lúcia e Márcia Regina

Obra inédita no Brasil do francês Jean Huguet tem tradução local

Quinta-feira, 18 de dezembro, a partir das 19 horas, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, Carmem Lúcia Gerlach e Márcia Regina B Moraes lançam, pela Editora Insular, a tradução Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto, de Jean Huguet.

A autorização para traduzir, para o português, este ensaio filosófico — que percorre o deserto, o silêncio e Deus — veio da viúva Geneviève Huguet. Huguet e sua obra eram até hoje desconhecidos do público leitor de nosso país.

Um convite à introspecção é feito na leitura de Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto: “meditar e redescobrir seu mundo interior”.

Antoine de Saint-Exupéry escreveu obras como Voo Noturno, Terra dos Homens e O Pequeno Príncipe, que reúnem, por todo o mundo, leitores apaixonados. Em seu texto há aventura, sabedoria, sensibilidade, muito de tudo isso veio de sua vivência no deserto.

O escritor Jean Huguet nasceu em 1925 na comunidade de pescadores Chaume, em Sables d’Olonne, no litoral do Atlântico francês, e morreu em 2006 no mesmo local. Foi livreiro em Paris, e sua vasta obra compreende, entre tantas, Vendée (1981), com prêmio no Festival do Livro de Nice (França) e Paul-Émile Pajol, marinheiro-pescador e pintor (1989), com a admiração do cineasta e escritor Jean Cocteau (1889-1963).

Carmem Lúcia Gerlach é professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e tem doutorado e pós-doutorado em Língua e Literaturas Francesas pela Universidade de Mirail em Toulouse (França). A jornalista e revisora Márcia Regina B Moraes é formada pela UFSC, e tem bacharelado em Língua e Literaturas Inglesas e formação em francês (Nancy III) na Aliança Francesa de Florianópolis.

O quê: Lançamento da tradução do livro Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto, de Jean Huguet, feita por Carmem Lúcia Cruz Lima Gerlach e Márcia Regina Barreto Moraes. Quando: 18 de dezembro, quinta-feira, das 19 às 22 horas. Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis. Telefone: 3224-8846. Quanto: gratuito.

Saint-Exupéry ou O Ensinamento do Deserto. Jean Huguet, tradução de Carmem Lúcia Cruz Lima Gerlach e Márcia Regina Barreto Moraes. Editora Insular. 2014. 101p. R$ 30,00 (R$ 20,00, preço especial para o dia do lançamento).