Maio de Shakespeare no Cineclube ART7

H

A programação do Cine ART 7, na Fundação Cultural Badesc, deste mês de maio contempla a exibição de quatro filmes baseados na obra de William Shakespeare. O Mercador de Veneza, Macbeth, Rei Lear e Hamlet serão exibidos sempre às 19h nos dias 12, 13, 20 e 27 respectivamente. O escritor, filósofo, poeta, tradutor e membro da Academia Catarinense de Letras, Júlio de Queiroz, promoverá palestras sobre temas relacionados a Shakespeare e a Inglaterra  nos dias das exibições. O acesso ao Cineclube é gratuito e a administração da Casa pede que os interessados em participar de mais essa programação, cheguem com meia hora de antecedência para a retirada de senhas.

Shakespeare (1564-1616): é considerado o maior dramaturgo da língua inglesa e um dos mais influentes do mundo ocidental. Suas obras, que permanecem atuais, consistem em 38 peças, 154 sonetos, 2 poemas narrativos e diversas outras poesias. O Bardo de Avon (em referência ao seu local de nascimento, Stratford-upon-Avon), teve tradução de suas peças em praticamente todas as línguas modernas. Produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. As primeiras peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século  XXVI. A partir de então escreveu tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, obras-primas da língua inglesa. Em sua última fase, escreveu um conjunto de peças classificadas como tragicomédias ou romances.

Programação dos filmes e palestras

Dia 12/05 – terça-feira – às 19h

O Mercador de Veneza: The Merchant of Venice (2004), de Michael Radford. Com Al  Pacino, Jeremy Irons, Joseph Fiennes

Sinopse: Jovem nobre, Bassânio, deseja se casar. Por dificuldades financeiras, recorre ao amigo comerciante, Antônio. Este acaba sendo seu fiador no empréstimo conseguido com o agiota Shylock, que impõe uma estranha condição: caso não pague o empréstimo no prazo, Antônio dará uma fatia do próprio corpo ao agiota.

Citação: Já fui vendido por quem dizia me amar, / e fui negociado por alguém que amei, / porém eu, não negocio ninguém / nem tão pouco serei mercador daqueles que amo!

Tema da palestra: Visão Geral – Inglaterra do Renascimento; Teatro na era da rainha Elizabeth I; Shakespeare além da dúvida.

Dia 13/05 – quarta-feira – às 19h

Macbeth: Macbeth (1971), de Roman Polanski. Com Jon Finch, Francesca Annis, Martin Shaw

Sinopse: Macbeth, general do exército escocês, traiu seu rei após ouvir o presságio de três bruxas de que seria o novo monarca. Ele é muito influenciado por Lady Macbeth, sua esposa manipuladora.

Citação: Duvida da luz dos astros,/ De que o sol tenha calor, / Duvida até da verdade, / Mas confia no meu amor.

Tema da palestra: Personagens secundários – Lady Macbeth (Macbeth), Horácio (Hamlet), Mercúrcio (Romeu e Julieta)

Dia 20/05 – quarta-feira- às 19h

Rei Lear: King Lear (1983), de Michael Elliott. Com Laurence Olvier, Colin Blakely, Anna Calder-Marshall

Sinopse: Lear, idoso rei da Bretanha, é fadado à tragédia ao rejeitar sua esposa e decidir que não será mais corrupto e que não irá tolerar mais os caprichos de seus filhos. Decide dividir o reino entre seus três filhos egoístas.

Citação: Fale o que nós sentimos, não o que devemos dizer. / Nada virá do nada: Fale novamente / O príncipe das trevas é um cavalheiro! / Lamentar uma dor passada, no presente; é criar outra dor e sofrer novamente. / Tu não devias ter ficado velho antes de ter ficado sábio.

Tema da palestra: O Enredo espelho – Glocester: Edmundo e Edgard – Rei Lear.

Dia 27/05- quarta-feira – às 19h

Hamlet: Hamlet (1948), de Laurence Olivier. Com Laurence Olivier, Peter Cushing, John Laurie

Sinopse: Príncipe da Dinamarca procura vingar a morte do pai, pois o fantasma do rei narra que foi assassinado pelo irmão, que assumiu o trono e casou com a mãe de Hamlet.

Citação: Ser ou não ser… Eis a questão. / Dormir, dormir… talvez sonhar… / Há algo de podre no reino da Dinamarca. / De que servem cabelo e manto impecáveis, ó tolo? / Tudo dentro de ti está confuso e, no entanto, penteias a superfície. / Nada em si é bom ou mau; tudo depende daquilo que pensamos.

Tema da palestra: Caliban e Ariel (A Tempestade)