8º Múltipla Dança na Fundação Cultural Badesc

Maio 22, 2015 | Sem categoria

Outdoor_MD_2015_01_PROVA_03

Lançamento de livros, homenagem e exibição de filmes na Fundação Cultural Badesc

A Fundação Cultural Badesc está incluída no circuito de atividades do 8º Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, que será realizado em outros cinco espaços entre os dias 2 e 6 de junho, em Florianópolis.

No dia 3 de junho (quarta-feira), a partir das 19h,  a organização do evento homenageará Diana Gilardenghi. Professora, bailarina e coreógrafa, Diana nasceu na Argentina e atua profissionalmente desde 1978. Começou seus estudos na escola Nacional de Dança e formou-se pelo Taller Del Teatro General San Martin, em Buenos Aires. Mudou-se para Florianópolis em 1992 e tem um currículo repleto de atividades de ensino e espetáculos. Atualmente dá aulas de dança contemporânea, improvisação, composição e pilates em espaços como Bia Vilela, Casa das Máquinas, Kirinus, Nawá Barê, além do estúdio particular que mantém em sua casa. Integra o coletivo de pesquisa e criação Mapas e Hipertextos. A escolha da homenageada foi feita pela curadoria do evento, formada por Jussara Xavier e Marta Cesar e tem como proposta valorizar e divulgar a história da dança, especialmente a catarinense. Diana receberá a Maricota, obra em cerâmica criada pela artista Raquel da Silva e que é entregue aos homenageados todos os anos.

 

Livros

No mesmo 3 de junho, será lançado o livro Grupo Cena 11 – Dançar é conhecer, organizado por Jussara Xavier e com a assinatura da editora Annablume. O livro acompanha a trajetória do Grupo Cena 11 Cia de Dança, uma das mais importantes do Brasil, que tem mais de 20 anos ininterruptos de atuação sob a direção e coreografia de Alejandro Ahmed. A publicação engloba informações sobre a produção artística do grupo e comprova sua contribuição para o desenvolvimento e vitalidade da dança catarinense e brasileira. Além de textos de autores convidados, o livro destaca as produções coreográficas. Cada trabalho é acompanhado por informações originais de seu programa, trechos selecionados de críticas jornalísticas, depoimentos, imagens e documentos relativos aos processos de criação.

Após o lançamento do livro do Grupo Cena 11, tem o lançamento da caixa Cadê a Dança?, que tem concepção e direção artística de Andrea Elias, da Cia de Dança Teatro Xirê. A caixa é um híbrido que integra áudio visual, literatura e brinquedo, resultado da pesquisa da Companhia entre 2003 a 2011. O material pretende estimular o desenvolvimento da produção em dança para o público infanto-juvenil. A caixa tem três DVDs com os espetáculos de repertório da companhia: Ciranda; Quando eu crescer, Eu quero ser e Entrelace. Cada espetáculo é acompanhado de um “brinquedo de dançar” que, seguindo a linha de pesquisa da Cia Xirê, propõe outras mídias para fluir a dança. Com a caixa, a companhia apresenta um produto inédito ao cenário cultural nacional, buscando possibilitar a democratização e facilitar o acesso à linguagem da dança contemporânea. Para os educadores, trata-se de um material oportuno para o desenvolvimento pedagógico e incentivo à criação artística.

 

Mostra de Vídeodança 

No dia 5 de junho, sexta-feira, a partir das 19h, o Cineclube da Fundação Cultural Badesc exibe a Mostra de Vídeodança do Festival Múltipla Dança. A mostra de vídeos é uma parceria com Dança em Foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança e exibirá 17 vídeos divididos em quatro programas: Interiores (28 minutos divididos em quatro vídeos), Onírico (30 minutos divididos em dois vídeos), Transcrições (29 minuto divididos em cinco vídeos) e Urbanidades (25 minutos divididos em seis vídeos).

Os trabalhos foram realizados no Brasil, Estados Unidos, França/Portugal, Eslováquia, Bélgica, Reino Unido, Uruguai, Espanha, Itália, Espanha/Argentina, Finlândia e Canadá.

 

Interiores

O programa Interiores exibirá os vídeos Orestes, 28 (Brasil – direção: Larissa Lax e Renata Saboya /coreografia: Iaci Lomonaco e Thiago Cotta), 890 Broadway  (Estados Unidos – direção e coreografia: Marta Renzi),  Inconsciente inconsistente (Brasil – direção: Cacá Toledo e Leonardo Ventura / coreografia: Leonardo Ventura, Cacá Toledo e Paula Possani) e Atlantis (França e Portugal – direção: Mareike Engelhardt / coreografia: Pedro Pires). Todo o material foi produzido entre os anos de 2011 e 2014.

 

Onírico

O programa Onírico exibirá os vídeos Adelaars/Eagles (Eslováquia – direção: Andrea Sudorova / coreografia: Jan Sevcik) e Ela[S] (Bélgica), ambos produzidos em 2013.

 

Transcriações

O programa Transcrições exibirá os vídeos Green door (Reino Unido, 2011 – direção: Renzo Vasquez / coreografia: Silvia Raz e Neda Ponzoni), Random 2.0 (Uruguai, 2013 – direção: Colectivo Random / coreografia: Nazario Osano), re: formas + eróticasolar (Espanha, 2011 – direção e coreografia: Serafín Mesa García), Single # double # triple (Itália, 2013 – direção e coreografia: APOTROPIA = Antonella Mignone e Cristiano Panepuccia) e Pleasexercise IV – Tatto test (Espanha, 2013 – direção e coreografia: Serafín Mesa García)

 

Urbanidades

O conjunto de filmes Urbanidades apresenta os vídeos Globe trot (Estados Unidos, 2013 – direção: Mitchell Rose / coreografia: Bebe Miller), Pleasexercises (Espanha/Argentina, 2013 – direção: Serafín Mesa García / coreografia: Ines Magouna, Luola Rodriguez, Serafín Mesa, Ines Maguna, Darío Guillermo Castañeda e Ramiro Ortega), White nights (Finlândia, 2013 – direção e coreografia: Nuno Escudeiro), No amanhecer (Brasil, 2013 – direção: Vitor Medeiros / coreografia: Alex Neoral), Cilyndrique (Bélgica / Venezuela, 2013 – direção e coreografia: Flako Rojas) e Vanishing points (Canadá, 2014 – direção: Marites Carino / coreografia: Tentacle Tribe)

 

Saiba mais

Aberto ao público, com todas as atividades gratuitas, o 8° Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea é uma realização da Arte Movimenta e tem em seu programa quatro espetáculos, uma performance, três oficinas, dois diálogos, dois lançamentos – um livro e a caixa Cadê a Dança?, uma mostra de vídeo e uma homenagem. O evento é coordenado por Marta Cesar e Jussara Xavier e tem patrocínio da Caixa Econômica Federal. Todas as informações e a programação completa estão em www.multipladanca.art.br e facebook.com/festivalmultipladanca

Tags:

Deixe seu comentário

Blogspot Twitter