ANO X

logo ano x

ANO X

Em 2016, a Fundação Cultural BADESC comemora os seus 10 anos de atividades.  Exposições, feira de artes, mostras de cinema, lançamento de livros, música, performance, estreias, cursos, arte educação fazem parte da programação desenvolvida pela Casa, que se consolidou como um dos principais equipamentos culturais da Cidade e do Estado de Santa Catarina. Neste ano comemorativo, a Equipe da Fundação está preparando uma série de eventos que privilegia a Memória.  Contamos aqui uma prévia da nossa história. Há 25 anos, em fevereiro de 1991, a Diretoria e os funcionários da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. – BADESC inauguram o Espaço Cultural Fernando Beck no hall da sua sede, então instalada na Avenida Mauro Ramos. O nome foi uma homenagem a um colega badesquiano  que havia falecido há pouco tempo. Fernando Beck não era ligado diretamente às artes, mas se tornou referência para as Artes Visuais no Estado.  Sob a condução de Neusa Barbi (de 1991 a 2005), bibliotecária do BADESC, o Espaço teve sua primeira mudança, para o casarão eclético da Rua Almirante Alvin. Em 2005, a Diretoria do Badesc, que tinha como presidente Renato Vianna, e o Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira criaram a Fundação Cultural BADESC através da Lei nº 13.438, que passou a abrigar o Espaço Cultural Fernando Beck.  Assim, em 28 de março de 2006, a Cidade e o Estado recebem a Fundação, desde então instalada neste conhecido casarão histórico tombado pelo patrimônio municipal, que serviu de residência à família do Presidente Nereu Ramos.  De 2006 a 2013, as atividades foram conduzidas pela Diretora de Artes Lena Peixer  e pelo Diretor Geral Armando Sabino.  Em agosto de 2013 assumimos a nova gestão com a participação da Diretora de Artes Margarete Waterkemper e da Diretora Administrativa Helena Mayer.  Em julho de 2014, a Fundação inaugura mais um espaço expositivo, o Espaço 2, que se tornou fundamental para o fomento das artes visuais.  2015 foi um ano desafiador para o país e especialmente para a Fundação.  Apesar das dificuldades, nossa Equipe intensificou sua dedicação, realizando um ano singular em qualidade e quantidade de eventos,  com marcante apoio do público e dos artistas, tanto aqui radicados quanto de vários lugares do mundo.  Em 2016 a Equipe da Fundação homenageia nossos incontáveis parceiros: artistas, produtores, gestores, professores, profissionais da cultura e pessoas dedicadas às artes, que constroem conosco cada uma das atividades gratuitas abertas ao público.

Eneléo Alcides – Diretor Geral