O Instituto Schwanke em parceria com a Fundação Cultural Badesc promove em Joinville curso sobre o artista Luiz Henrique Schwanke

Schwanke em Zurich Foto Div InstitutoUm curso de extensão de 40 horas para mergulhar na produção do artista Luiz Henrique Schwanke (1951-1992) a partir da singularidade de seu repertório e arquivo. Schwanke, Arquivo, Interlocuções e Desdobramentos é um curso de extensão de 40 horas para mergulhar na produção do artista que terá como ministrante Rosângela Miranda Cherem, doutora em história e em literatura, professora de história e teoria da arte no curso artes visuais e programa de pós-graduação em artes visuais no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A intensão é analisar os paradoxos contidos nas obras e trabalhos, as filiações e pertencimentos inscritos na história da arte, pensar as experimentações que marcaram e que reverberam até a contemporaneidade. A iniciativa tem como realizadores o Instituto Schwanke, a Universidade da Região de Joinville (Univille), o programa de pós-graduação em artes visuais no Ceart/Udesc e a Fundação Badesc.

Com apenas 20 vagas, a ideia do curso é combinar leituras teóricas, sobretudo de Michel Foucault e Georges Didi-Huberman, para produzir pensamento crítico sobre o artista joinvilense. A bibliografia inclui outros historiadores, críticos e filósofos, como Gilles Deleuze, Walter Benjamin, Michel Archer, Giorgio Agamben, Jacques Lacan e Jacques Rancière. A diretoria do Instituto Schwanke, além de ampliar conhecimento sobre artes visuais, pretende compartilhar o próprio espaço e a biblioteca para que os inscritos ampliem suas pesquisas. O curso também busca estruturar uma mostra planejada para dezembro, com curadoria de Rosângela Cherem, na Fundação Badesc, em Florianópolis.

A ação, uma das primeiras da presidência de Maria Regina Schwanke Schroeder, concretiza um desejo do instituto idealizado em 2012, quando se planejou criar grupos de estudos que pudessem se reunir na sede. Por razões diversas, não foi possível operacionalizar o intento que ganha concretude agora graças ao empenho e a larga experiência de Rosângela Miranda Cherem. “Criado em 2002, o MAC Schwanke, mantido pelo instituto, tem o compromisso de zelar pela memória de Schwanke e oferecer possibilidades de aprimoramento intelectual em torno da arte contemporânea, uma prática que adotamos desde a criação da entidade em 2003. Com esse fim, já organizamos seminários, encontros de discussão, palestras, trouxemos críticos e artistas para a cidade. Agora, temos o interesse de criar um novo modo de estudar, seguindo uma prática disseminada em Joinville, onde há muitos grupos que se reúnem com diferentes objetivos e saberes, do lazer, da gastronomia, da degustação, da arte e da cultura”, situa Maria Regina que também celebra o apoio da Univille, grande parceira do instituto, e do programa de pós-graduação em artes visuais no Ceart/Udesc e a Fundação Badesc, ambos de Florianópolis.

Sobre Rosangela Miranda Cherem

Doutora em história pela USP (1998) e houtora em literatura pela UFSC (2006); profa. associada de história e teoria da arte no curso artes visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no Ceart- Udesc; coordenadora do Grupo de Estudos de Percepções e Sensibilidades e do Grupo Imagem-acontecimento. Orienta e tem pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; atualmente desenvolve pesquisa intitulada Maneira de Arquivar, Modos de Experimentar, Paradoxos e Singularidades do Gesto Artístico na Contemporaneidade.

Serviço

O quê: Curso de extensão: Luiz Henrique Schwanke, Arquivo, Interlocuções e Desdobramentos

Quando: nos sábados: 20 de agosto, 17 de setembro, 8 de outubro, 5 de novembro: 8h às 12h; 14h às 18h – com coffee-break. (40 horas/aula com certificação da Univille)

Onde: Instituto Schwanke, rua Dr. João Colin, 1.285, sobreloja da Brasilauto, bairro América, Joinville tel.: (47) 9119-3680/3433-2522 institutoschwanke@gmail.com

Quanto: R$ 400,00 (possível em duas vezes com cheque para 20 agos. e 8 de out.)

Realização: Instituto Schwanke, Univille, Programa de Pós-graduação em Artes Visuais Ceart/Udesc e Fundação Badesc

Saiba mais: www.schwanke.org.br e www.facebook.com/institutoschwanke

Ficha técnica:

Presidente: Maria Regina Schwanke Schroeder

Articulação e ass. de imprensa: Néri Pedroso (vice-pres.)

Coordenação: Franzoi e Mônica Juergens

Ministrante: Rosângela Miranda Cherem

Pesquisadora assistente: Carolina Ramos

Design gráfico: Mônica Juergens

Assessoria de imprensa: Néri Pedroso (jorn.) neripedroso@gmail.com.br Skype: neripedroso Face: Néri Pedroso (48) 9911-9837/3248-4158.

Contatos: Maria Regina Schwanke Schroeder (47) 9119-3680/3433-2522

Curso Schwanke flyer