A Loucura entre nós será exibido na Fundação Cultural Badesc

unnamedNa sexta-feira (16/09), às 19h será exibido pela primeira vez em Florianópolis, na sessão Psicanálise, do Cineclube Fundação Cultural Badesc, o documentário A loucura entre nós, de Fernanda Fontes Vareille.Com 76 minutos de duração, o trabalho reflete sobre as fronteiras do que é considerado normal ao dar voz a pessoas que lutam para resgatar suas conexões sociais após experiências em hospital psiquiátrico.

A loucura está entre nós foi inspirado no livro homônimo do médico psiquiatra Marcelo Veras e retrata a rotina na ONG Criamundo e no do hospital Juliano Moreira. Deste ponto de partida há o encontro com personagens singulares, cujos depoimentos, histórias e relações, retratados sem filtros ou julgamentos, leva o público a pensar nos caminhos, ganhos e perdas na busca por uma possível normalidade.

“Encontrei uma realidade que provoca reflexões profundas sobre como a sociedade brasileira pode lidar de uma maneira mais humanizada com a questão da saúde mental”, declara Fernanda.

O documentário tem patrocínio da Petrobahia e a Carbocloro, pelo artigo 1° da Lei 8685/93 – Lei do Audiovisual e foi produzido pela Águas de Março Filmes.

Festivais e prêmio

A loucura entre nós foi lançado em julho de 2015, na 4 ª edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Depois participou da primeira edição do Pirenópolis.Doc (agosto de 2015), em Pirenópolis (Goiás), onde conquistou o prêmio de melhor longa-metragem da Mostra Competitiva Nacional (júri popular).  Em 2015, o documentário foi exibido ainda no Ateliers Varan, prestigiada escola de cinema francesa em Paris (em uma sessão especial para professores e estudantes de cinema), além de participar da 6ª edição do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira (Bahia), do Indie Festival, em Belo Horizonte, e da 13ª edição do Vancouver Latin American Film Festival (VLAFF), no Canadá. Em 2016, participou do Festival du Cinéma Brésilien (Paris), do Festim Lisboa e do Madeira Film Festival – ambos em Portugal, na Mostra do Filme Livre do Centro Cultural Banco do Brasil e no David Rockefeller Center de Harvard (Estados Unidos).

Serviço:

O que: Exibição documentário  A loucura entre nós

Quando: 16 de setembro , sexta-feira, às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Quanto: Entrada gratuita – distribuição de senhas a partir das 18h30.