Mostra Cine [Delas] será exibida na Fundação Cultural Badesc

15073510_1109945225790887_9111677085046204581_nDe 22 a 25 de novembro, o Cineclube da Fundação Badesc apresenta, sempre às 19h, a mostra Cine [Delas], filmes realizados exclusivamente por diretoras mulheres. Os trabalhos selecionados trazem em seu contexto questões de diversidade, equidade e protagonismo feminino por meio da trajetória tanto das personagens quanto das realizadoras. Serão apresentados filmes antigos e raros, contemporâneos e independentes. A entrada é gratuita.

Após cada sessão serão realizados debates sobre como os filmes abordam ou se relacionam com as questões de gênero. Haverão convidadas de áreas multidisciplinares que contribuirão para apresentar e ampliar os conhecimentos sobre realização, teoria e crítica de cinema, ativismo, militância, análise cultural e jornalismo.

O Cine [Delas] foi idealizado pela pesquisadora, roteirista e diretora Maria Carmencita Job em parceria com a Fundação Cultural Badesc, com a proposta de refletir sobre o contexto da mulher no mundo e resgatar a participação feminina na expressão artística.

Sinopses Cine [Delas]

Dia 22, terça-feira, às 19h

Os Anos de Chumbo (Die bleierne Zeit), de Margarethe von Trotta. Alemanha Ocidental. 1981. 106 min. Drama. Com Jutta Lumpe, Barbara Sukowa e Rüdiger Vogler – Duas irmãs lutam pelo direito das mulheres. Quando uma é presa, a outra se sente obrigada a ajudá-la, mesmo tendo pontos de vistas diferentes.

Debatedora: Paula Guimarães ( jornalista e idealizadora do Portal Catarinas, que realiza coberturas jornalísticas sobre gênero, feminismos e direitos das mulheres).

Mediação: Maria Carmencita Job

Dia 23, quarta-feira, 19h

Reverie, de Marina Cardozo. Brasil. 2015. 5 min. Drama. Livre. Com Suzana Witt – Uma jovem deita na cama e, sem conseguir dormir, começa a pensar em uma festa de ano novo.

Tanto, de Nataly Callai. Brasil. 2009. 8 min. Drama. 14 anos. Com Mirella Granucci e Oto Henrique – Luiza está lidando com o fim de um relacionamento.

Léo, de Mariani Ferreira. Brasil. 2015. 15 min. Drama. 14 anos. Com Marcello Crawshall, Henrique Gonçalves e Paula Souza – Rodrigo não aceita a homossexualidade do irmão caçula, por conta disso, provoca uma tragédia da qual os dois são as maiores vítimas.

Putta, de Lílian de Alcântara. Brasil, Paraguai e Uruguai. 2016. 28min. Documentário. 16 anos. Com Diva, Xayenne e Pantera – O relato de três mulheres da fronteira Brasil, Paraguai e Argentina que trabalham no ambiente da prostituição. O filme atravessa as complexidades da vida delas, a transexualidade, a família e a maternidade nestes contextos.

1. de Vanessa, de Maria Carmencita Job. Brasil. 2015. 14 min. Documentário Reflexivo. 14 anos. Com Nicole (Larissa Fenty) – Os rituais da garota de programa Nicole, inaugurando um outro ponto de vista da prostituição, quebra com o esquema imaginado sobre o universo da prostituição como doloroso e passivo, ampliando a escolha da menina pela troca de prazeres.

Debatedoras: Maria Carmencita Job (analista cultural e pesquisadora do Laboratório de Comportamento – [Ox]igênio. Atua no cinema como roteirista e diretora do núcleo Céu Filmes, organizado por uma equipe de mulheres que realizam projetos audiovisuais no sul do Brasil); Nataly Callai (cineasta, escritora, dramaturga, curadora e co-fundadora da plataforma da arte Piscina); Camila Larroca Ferrari (realizadora audiovisual e mestranda em Antropologia Social, atua principalmente na direção de arte e integra o coletivo de realização Las Viralatas, que produziu o documentário Putta).

Mediação: Kelly Vieira Meira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Florianópolis e consultora de projetos sociais do Portal Catarinas.

Dia 24, quinta-feira, 19h

O Mundo é Culpado (Outrage), de Ida Lupino. EUA. 1950. 75 min. Noir. Sem classificação. Com Mala Powers, Tod Andrews e Robert Clarke – Após ser estuprada, mulher tenta recomeçar a vida em outra cidade, mas a investida de outro homem acaba fazendo com que ela vá para a prisão.

Dia 25, sexta-feira, 19h

Sessão de Curtas – Clássicos

Suspense, de Lois Weber. EUA. 1913. 10 min. Suspense. Sem classificação. Com  Lois Weber, Val Paul e Douglas Gerrard – Filme pioneiro na utilização de estratégias do suspense no cinema: mulher é aterrorizada por homem que invade sua casa.

Elsa la Rose, de Agnès Vardá. França. 1966. 20 min. Documentário. Sem classificação. Com Louis Aragon, Elsa Triolet e Michel Piccoli – O olhar e o amor do poeta Louis Aragon sobre sua esposa, a escritora Elsa Triolet.

Aurelia Steiner (Melbourne), de Marguerite Duras. França. 1979. 27 min. Ficção poética. Sem classificação. Com a voz de Marguerite Duras – Uma carta endereçada a um antigo amor sobre imagens do rio Sena.

Tramas do Entardecer (Meshes of the Afternoon), de Maya Deren e Alexander Hammid. EUA. 1943. 14 min. Experimental. Sem classificação. Com Maya Deren e Alexander Hammid – Imagens de sonho contam sobre os sentimentos, medos e desejos de uma mulher.

Debatedora: Miriam Grossi (doutora pela Universidade de Paris (Sorbonne), coordenadora do núcleo de gênero no curso de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC) e

Mediação: Maria Carmencita Job

O que: Cine [Delas] – Mostra de filmes produzidos por mulheres e debates

Quando: 22 a 25 de novembro, às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Quanto: gratuito – distribuição de senhas a partir das 18h.