Mortos que Caminham na estreia da sessão Foco em Cinema

15135824_1115624161889660_8588093760807198381_n

O Cineclube da Fundação inicia uma nova parceria com a programação de Bruno Andrade, editor, redator e idealizador da Foco Revista de Cinema (http://focorevistadecinema.com.br/). Com base no que guiou o trabalho editorial da revista, a sessão “Foco em Cinema” pretende propor a exibição de um filme clássico ou feito nos nossos dias, intercalando as formas do passado com as propostas mais recentes e ousadas, sempre com uma atenção particular às obras no contexto da história do cinema.

O filme Mortos que Caminham (Merrill’s Marauders), de Samuel Fuller, lançado em 1962, será o primeiro exibido nesta parceria, no dia 30 de novembro, às 19h. A entrada é gratuita.
Mortos que Caminham tem 98 minutos de duração e é classificado no gênero guerra. No elenco, destaque para a participação de Jeff Chandler, Ty Hardin e Peter Brown. O filme relata a campanha do general Frank D. Merrill, que conduz três mil voluntários americanos pela Birmânia para Myitkyina (ambas em Myanmar), durante a Segunda Guerra Mundial. A tropa 5307 Composite Unit  lutou no sudeste asiático além de seus limites para atacar as tropas japonesas no percurso. O realizador Samuel Fuller lutou na Segunda Guerra Mundial, inclusive estando presente no momento da libertação dos prisioneiros de Auschwitz, experiência que transpôs para os seus filmes de guerra.
“O conhecimento do cinema se dá exclusivamente pelo conhecimento dos filmes. Uma boa assimilação desse conhecimento implica em uma atividade de programação que envolve a exibição e o debate, bem como a localização histórica desses filmes em relação às linhas gerais e às exceções que marcam as épocas do cinema. Acreditamos na importância do estímulo à elaboração e eventual circulação de novas ideias em vínculo com textos e leituras célebres consagradas pelo tempo”, diz Bruno Andrade.

Serviço:
O que: Sessão Foco em Cinema apresenta o filme Mortos que Caminham
Quando: quarta-feira, 30 de novembro, às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Quanto: gratuito