Mostra Vida de Artista abre programação do Cineclube em 2017

convite-reduzidaA partir do dia 9 de janeiro, O Cineclube da Fundação Cultural Badesc exibe, às segundas-feiras, a mostra Vida de Artista. Inspirada pela ideia de que a arte seria capaz de redimir ou transformar a vida daqueles impactados por ela, a mostra busca refletir sobre essas possibilidades pelo outro lado: o dos artistas.
A escolha dos filmes tem como intuito trazer à tona questões como: para quem vive da sua expressão artística, seria esta uma forma de aproximação ou afastamento da vida? É a arte capaz de expressar tudo o que a vida abrange? Pode um artista ser redimido pela sua obra?
As sessões iniciam às 19h e a entrada é gratuita.
SINOPSES
Dia 9, segunda-feira, 19h, Vida de Artista
Crônica de Anna Magdalena Bach
(Chronik der Anna Magdalena Bach) de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub. Alemanha Ocidental, Itália. 1968. 94 min. Biografia. Sem classificação. Com Gustav Leonhardt, Christiane Lang e Paolo Carlini.
A vida do ilustre compositor alemão Johann Sebastian Bach narrada por sua esposa. Boa parte do filme apresenta inúmeros trechos de suas obras executadas no cravo.
Dia 16, segunda-feira, 19h, Vida de Artista
O Retrato de Jennie
(Portrait of Jennie) de William Dieterle. EUA. 1948. 86 min. Drama, Romance. Sem classificaçã. Com Jennifer Jones, Joseph Cotten e Ethel Barrymore.
O pintor Eben Adams é um artista talentoso, porém não consegue produzir um trabalho genuíno e impactante.Isso muda quando ele conhece, ao acaso, Jeannie, jovem misteriosa que parece viver fora de nosso tempo.
Dia 23, segunda-feira, 19h, Vida de Artista
Van Gogh
De Maurice Pialat. França. 1991. 158min. Drama. Sem classificação. Com Jacques Dutronc, Alexandra London e Bernard Le Coq.
Um exame da vida de Vincent Van Gogh, em seus últimos 67 dias de vida. O filme se preocupa mais em mostrar o cotidiano de Van Gogh, detalhes da vida na Belle Épòque, e principalmente as relações com seu irmão Théo, com o Dr. Gauchet a filha deste.
Dia 30, segunda-feira, 19h, Vida de Artista
Um Filme Para Nick
(Lightning Over Water) de Nicholas Ray, Wim Wenders. Suécia, Alemanha Ocidental. 1980. 91 min. Documentário. 12 anos. Com Gerry Bamman, Ronee Blakley e Pierre Cottrell.
Nicholas Ray, grande diretor americano, deseja fazer um último filme antes de morrer. Acompanhamos o planejamento do roteiro, as conversas com o também diretor Wim Wenders e o cotidiano de Nick durante seus dias finais de vida.
Comentaristas: André Barcellos, Lucian Chaussard, Thiago Santana e Vitor Vianna, integrantes do podcast de cinema A Conversação -http://aconversacao.tumblr.com.
O que: Mostra Vida de Artista
Quando: 09, 16, 23 e 30 de janeiro, segunda-feira, às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Quanto: Entrada gratuita