Programação do Cineclube para março de 2017

Dia 1, quarta-feira, 19h, Art 7

1 - a morte cansadaA Morte Cansada

(Der müde Tod) de Fritz Lang. Alemanha. 1921. 105min. Drama/Fantasia. Sem classificação. Com  Lil Dagover, Bernhard Goetzke, Rudolf Klein-Rogge.

Vidas humanas são representadas por uma vela, a Morte dá a uma mulher três chances de salvar seu amado e provar que o amor realmente triunfa sobre a morte.

 

Dia 2, quinta-feira, 19h, Cine Africano

Delwende, lve-toi et marche Delwende 2005 Real : S.Pierre Yameogo Blandine Yameogo COLLECTION CHRISTOPHEL
Delwende, lve-toi et marche
Delwende
2005
Real : S.Pierre Yameogo
Blandine Yameogo
COLLECTION CHRISTOPHEL

Levante-se e Ande

(Delwende) de S. Pierre Yameogo. Burkina Faso, França. 2005. 96min. Drama. 16 anos. Com Blandine Yaméogo, Claire Ilboudo e Célestin Zongo.

O que era um surto de meningite, que trouxe a morte a muitas pessoas de uma aldeia, transforma-se literalmente numa caça às bruxas. De acordo com as tradições, um “siongho” apontará quem é o culpado, ou quase sempre culpada, pela desgraça que ocorre.

 

 

Dia 3, sexta feira, 19h, Mestres Japoneses

3 - nuvens dispersas

Nuvens Dispersas

(Midaregumo) de Mikio Naruse. Japão. 1967. 108 min. Drama. Sem classificação. Com Yûzô Kayama, Yôko Tsukasa, Mitsuko Kusabue.

De volta ao Japão após a 2ª Guerra, mulher retoma o romance que teve com um homem que conheceu na Indochina. Entretanto, agora ele tem uma esposa que não está disposto a abandonar.

 

Dia 6, segunda-feira, 19h, Mestres Japoneses

06 - rotina tem seu encantoA Rotina Tem seu Encanto

(Sanma no aji) de Yasujiro Ozu. Japão. 1962. 112 min. Drama. Sem clasificação. Com Chishû Ryû, Shima Iwashita, Keiji Sada.

Viúvo de meia-idade buscar arranjar o casamento de sua filha mais velha para que ela não precise ficar cuidando dele.

 

Dia 7, terça feira, 19h, Mestres Japoneses

7 - a rotina tem seu encantoA Rua da Vergonha

(Akasen chitai) de Kenji Mizoguchi. Japão. 1956. 87 min. Drama. Sem classificação. Com Machiko Kyô, Aiko Mimasu, Ayako Wakao.

As histórias, sonhos e dramas  de cinco prostitutas de um bordel em Tóquio, enquanto o governo japonês discute a criminalização da prostituição.

 

Dia 8, quarta-feira, 19h, Art7

8 - mM – O Vampiro de Düsseldorf

(M – Eine Stadt sucht einen Mörder) de Fritz Lang. Alemanha. 1931. 117min. Suspense. Sem classificação. Com Peter Lorre, Otto Wernicke, Gustaf Gründgens.

Marginais de uma cidade alemã se unem para caçar um assassino de crianças procurado pela polícia. Capturado, ele é julgado por um tribunal de criminosos e acusado de ter quebrado a ética do submundo.

 

Dia 9, quinta-feira, 19h, Cine Imagens Políticas

9 - limiaresLimiares: com Anderson João Gonçalves

de Sandra Meyer. Brasil. 2013. 56 min. Documentário. 12 anos. Com Anderson João Gonçalves.

A visão de mundo e experiências de Anderson (1964-2010) por meio de uma narrativa conduzida pelo próprio artista em último depoimento. Por meio de um discurso falado e dançado, ora delicado, ora contundente, o bailarino revela sua inventividade.

Comentaristas: Sandra Meyer – professora da UDESC e bailarina; Lucas Viapiana – Coletivo Imagens Políticas.

 

 

 

Dia 10, sexta-feira, 19h, Sessão Divã

10 - stellaStella

De Sylvie Verheyde. França. 2008. 103min. Comédia dramática. 16 anos. Com Karole Rocher, Benjamin Biolay e Guillaume Depardieu.

Stella é uma jovem de 11 anos, recém admitida em uma famosa escola da cidade, onde conhece Gladys, filha de um judeu intelectual. Essa amizade a fará conhecer um mundo novo.

Comentaristas: Michele  Olinger Brofman e Leojorge Panegalli da Rocha, psicanalistas membros do Fórum do Campo Lacaniano de Florianópolis (em formação)

 

Dia 13, segunda-feira, 19h, Foco em Cinema

13 - da nuvem a resistenciaDa Nuvem à Resistência

(Dalla Nube Alla Resistenza) de Jean Marie Straub e Danièle Huillet. Itália, Alemanha Ocidental, Reino Unido, França. 1977. 104min. Drama. Sem classificação. Com Olimpia Carlisi, Guido Lombardi e Gino Felici.

Filme em duas partes, as duas adaptadas de textos de Cesare Pavese, uma, sobre mitologia, e a outra sobre o retorno à casa após a segunda guerra mundial.

Comentarista: Bruno Andrade, Crítico e pesquisador. Colaborou para publicações nacionais e internacionais, em mídia impressa e online. Editor da Foco – Revista de Cinema.

 

Dia 14, terça-feira, 19h, Foco em Cinema

dalilaSansão e Dalila

(Sanson and Delilah) de Cecil B. DeMille. EUA. 1949. 131min. Drama. Livre. Com Victor Mature, Hedy Lamarr e George Sanders.

Rejeitada por Sansão, homem mais forte do mundo, a bela Dalila jura vingança, com consequências desastrosas para ambos.

Comentarista: Bruno Andrade, Crítico e pesquisador. Colaborou para publicações nacionais e internacionais, em mídia impressa e online. Editor da Foco – Revista de Cinema.

Dia 15, quarta-feira, 19h, Art 7

15 - almas perversasAlmas Perversas

(Scarlet Street) de Fritz Lang. EUA. 1945. 103min. Drama. Sem classificação. Com Edward G. Robinson, Joan Bennett, Dan Duryea.

Um homem na crise da meia idade se aproxima de uma mulher mais nova, e o noivo dela a convence a enganá-lo de forma que ambos consigam um pouco da suposta fortuna dele.

 

Dia 16, quinta feira, 19h, Sessão Catarina


16 - caim e abelCaim e Abel

De Guilherme Pozzibon. Brasil. 2016. 79 min. Ficção. Livre. Com Diogo Vaz e Oto Henrique Pinto.

Gen, 4:8 E falou Caim com Abel, o seu irmão/E enquanto estavam no campo/Ergueu-se Caim sobre Abel, o seu irmão/e o matou.

Haverá debate com a presença dos realizadores.

 

Dia 17, sexta-feira, 19h, Psicanálise Vai ao Cinema

17 - eu matei minha maeEu Matei Minha Mãe

(J’ai tué ma mère) de Xavier Dolan. Canadá. 2010. 100min. Drama. 14 anos. Com Xavier Dolan, Anne Dorval e Suzanne Clément.

Marcado pelos afetos ambivalentes que nutre por sua mãe, Hubert, de 17 anos, experimenta os impasses da adolescência.

Comentarista: Renata Dabori, psicanalista e participante da EBP/SC.

Dia 20, segunda feira, 19h, Cine Aliança Francesa

20 - obrigado patraoObrigado, Patrão!

(Merci patron!) de François Ruffin. França. 2016. 93 min. Documentário. Livre.

Casal perde o emprego quando a fábrica em que trabalham se muda para a Polônia. Endividados, correm o risco de perder sua casa, mas quando o fundador do jornal Fakir bate em sua porta, a esperança da salvação surge

 

Dia 21, terça feira, 19h, Sessão Curtas

Quando os Diretores Vão à Guerra!

bon voyageBon Voyage

De Alfred Hitchcock. Reino Unido. 1944. 26min. Guerra. Sem classificação. Com John Blythe.

Oficial da RAF narra como conseguiu escapar das linhas inimigas.

 

 

 

a cara do fuherA face do Führer

(Der fuehrer’s face) de Jack Kinney. EUA. 1943. Animação. 8min. Sem classificação. Com Clerence Nash.

Pato Donald é um cidadão ativo na Alemanha nazista: será que ele enlouqueceu?

 

batalha de midwayA batalha de Midway

(The battle of Midway) de John Ford. EUA. 1942. 18min. Documentário. Sem classificação.

O ataque japonês em Midway, filmado enquanto ocorria.  

 

 

 

Dia 22, quarta-feira, 19h, Art 7

22 - maldiçaoMaldição

(House by the River) de Fritz Lang. EUA. 1950. 98min. Suspense. Sem classificação. Com Louis Hayward, Jane Wyatt, Lee Bowman.

Escritor fracassado tenta seduzir a empregada da família e a estrangula depois de ela o ter rejeitado. Para se livrar do crime, tentará envolver o irmão para encobrir o crime e construir seu álibi.

 

Dia 24, sexta-feira, 19h, Cinema, Chá e Cultura


24- as horas
As Horas

(The Hours) de Stephen Daldry. Inglaterra, EUA. 2002. 114 min. Drama. 16 anos. Com Nicole Kidman, Julianne Moore, Meryl Streep.

Três mulheres em diferentes épocas têm suas vidas conectadas de alguma forma através do livro Mrs Dalloway.

Comentarista: Leon de Paula, Doutor em teatro, também atua como diretor e, desde 1997, é ator da companhia “Teatro, Sim… Por Quê Não?”.

 

Dia 27, segunda-feira, 19h, Estreia

27 - atingidos somos nósAtingidos Somos Nós

de Carmem Regina Giongo. Brasil. 2017. 38 min. Documentário. Livre.

As histórias de vida e os impactos socioambientais produzidos pela construção da Hidrelétrica de Itá, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A hidrelétrica entrou em operação em 2000 e atingiu cerca de 3500 famílias, das quais muitas foram reassentadas, mas grande parte permaneceu nas comunidades rurais atingidas.

Haverá debate com a presença da diretora Carmem Regina Giongo, psicóloga, mestre em psicologia, doutora em psicologia social e institucional, professora na universidade Feevale e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde e Trabalho (NEST) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Dia 28, terça-feira, 19h, CineSesc

28 - jornada ao oesteJornada ao Oeste

(Xi You) de Ming-Liang Tsai. França. 2014. 56 min. Drama. Livre. Com Kang-Sheng Lee, Denis Lavant.

Retoma o personagem apresentado do filme “Walker”, um monge budista que caminha extremamente devagar em meditação pelas ruas de Marselha. Em certo momento, um seguidor começa a acompanhá-lo.

 

Dia 29, quarta-feira, 19h, Art 7

29 - os corruptosOs Corruptos

(The Big Heat) de Fritz Lang. EUA. 1953. 89min. Suspense. Sem classificação. Com Glenn Ford, Gloria Grahame, Lee Marvin.

O suicídio de um colega coloca o sargento Bannion num caso de corrupção que ameaça sua carreira e a segurança dele e de sua família: sua esposa e uma filha pequena.

 

Dia 30, quinta-feira, 19h, ABERTURA DE EXPOSIÇÃO

Não haverá sessão no cineclube.

 

Dia 31, sexta-feira, 19h, O Filme que Eu Gostaria de Ter Feito

31 - a hora da estrelaA Hora da Estrela

de Suzana Amaral. Brasil. 1985. 96 min. Drama. 12 anos. Com Marcélia Cartaxo, José Dumont, Tamara Taxman.

Jovem nordestina se muda para a cidade grande, onde vive uma vida sem entusiasmo trabalhando como datilógrafa. Um relacionamento com outro migrante do interior muda o seu cotidiano, mas o romance não dura muito tempo.

Comentarista: Alessandra Brandão – professora do curso de cinema da UFSC e vice-presidente da Socine – Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual.