Programação do Cineclube para abril de 2017

março 28, 2017 | CINECLUBE

 

Dia 3, segunda-feira, 19h, Estreia

03 - pegadaA Pegada

de Coletivo Filmes. Brasil. 2017. 8 min. Livre. Ação, drama. Com Mc Gra, Eliane Dias e Roberta Estrela D’Alva.

Grupo de mulheres se une para acabar com um esquema de exploração infantil e salvar o projeto social de sua comunidade.

Haverá debate com a artista Mc Gra.

 

Dia 4, terça-feira, 19h, Imagens do Desejo

4 - abrigoO Abrigo

(Take Shelter) de Jeff Nichols. EUA. 2011. 121 min. Drama. 12 anos. Com Michael Shannon, Jessica Chastain, Tova Stewart.

Homem que vive em pequena cidade de Ohio, onde é fácil perceber uma tempestade chegando, começa a ser atormentado por uma série de visões apocalípticas e não sabe se deve proteger sua família daquilo que se aproxima ou dele mesmo.

Comentarista: Alana D. Fantin, psicóloga e psicanalista, mestre em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde realizou pesquisa sobre a temática da clínica psicanalítica da psicose.

 

Dia 5, quarta-feira, 19h, Art 7


5 - face ocultaA Face Oculta

(One Eyed Jacks) de Marlon Brando. EUA. 1961. 141min. Drama. Sem classificação. Com Marlon Brando, Karl Malden, Slim Pickens

Rio é um líder de uma quadrilha de ladrões. O seu mentor, Dad Longworth, o trai e ele decide se vingar. Mas tudo pode dar errado, pois Rio se apaixona pela enteada de Dad.

 

Dia 6, quinta-feira, 19h, Cine Imagens Políticas

6poptransPoptrans

(Webdocumentário Poptrans) de Renato Oliveira. Brasil. 2017. 40 min. Documentário. Livre. Com Eric Seger, Gloria Crystal, Cristiany Beatriz.

Seis pessoas trans e travestis relatam suas experiências, a relação com a transformação em seu corpo e o enfrentamento ao preconceito.

Comentaristas: Lirous K´yo Fonseca Ávila, presidente da ADEH e artista; Christian Mariano, ACONTECE Arte e Política LGBT, educador socioambiental; Mediação: Renato Acosta, ETC e Coletivo Peabiru Teatro.

 

Dia 7, sexta-feira, 19h, Sessão Divã

7 - três homens noite friaTrês Homens e uma Noite Fria

(Kolme Viisasta Miestä) de Mika Kaurismäki. Finlândia. 2008. 110 min. Drama. 12 anos. Com Irina Björklund, Kari Heiskanen, Pertti Sveholm.

Longe de suas famílias, três amigos se reúnem num bar para afogar as mágoas em plena véspera de Natal.

Comentarista: Michele Brofman, psicóloga, membro do Fórum do Campo Lacaniano de Florianópolis (em formação).

 

Dia 10, segunda-feira, 19h, Foco em Cinema

10 - um punhado de bravosUm Punhado de Bravos

(Objective, Burma!) de Raoul Walsh. EUA. 1945. 142 min. Guerra, drama. 12 anos. Com Errol Flynn, James Brown, William Prince.

Tropa de paraquedistas americanos é designada para destruir base japonesa no sul da ásia. O ataque é um sucesso, mas retornar para casa se revela um missão mais difícil.

Comentarista: Bruno Andrade, Crítico e pesquisador. Colaborou para publicações nacionais e internacionais, em mídia impressa e online. Editor da Foco – Revista de Cinema.

 

Dia 11, terça-feira, 19h, Foco em Cinema

11 - amargo reencontroAmargo Reencontro

(Big Wednesday) de John Millius. EUA. 1978. 120 min. Drama. Sem classificação. Com Jan-Michael Vincent, William Katt, Gary Busey.

A vida de três amigo surfistas ao longo da década de 60 e começo de 70, passando pelos suas amizades, relacionamentos e o impacto da Guerra do Vietnã.

Comentarista: Bruno Andrade, Crítico e pesquisador. Colaborou para publicações nacionais e internacionais, em mídia impressa e online. Editor da Foco – Revista de Cinema.

 

Dia 12, quarta-feira, 19h, Art 7

12 - pagador de promessasO Pagador de Promessas

de Anselmo Duarte. Brasil. 1962. 97min. Drama. Sem classificação. Com Leonardo Villar, Glória Menezes, Dionísio Azevedo

Zé do Burro é um homem humilde que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candomblé de carregar uma pesada cruz de madeira por um longo percurso.

 

Dia 13, quinta-feira, 19h, Cine Aliança Francesa

13Ascensor para o Cadafalso

(Ascenseur pour l’échafaud) de Louis Malle. França. 1958. 91 min. Drama, Crime. Sem classificação. Com Jeanne Moreau, Maurice Ronet, Georges Poujouly.

Homem leva a cabo o assassinato de seu chefe com a ajuda da esposa dele, que é também sua amante. Ao retornar ao local do crime para buscar um objeto esquecido, ele fica preso no elevador do prédio.

 

Dia 17, segunda-feira, 19h, Cine Africano

17 - bye bye Áfrca.Bye Bye Africa

de Mahamet-Saleh Haroun. Chade. 1998. 86 min. Documentário, drama. 16 anos. Com Aïcha Yelena, Garba Issa, Mahamet-Saleh Haroun.

Após a morte de sua mãe, cineasta que mora na França retorna para o Chade e se choca com o estado lamentável em que seu país se encontra, assim como sua indústria cinematográfica. Decide, então, dirigir um filme em homenagem à sua mãe, “Bye Bye Africa”.

 

Dia 18, terça-feira, 19h, Os Fundamentos da Democracia


18 - a mocidade de lincolnA Mocidade de Lincoln

(Young Mr. Lincoln) de John Ford. EUA. 1939. 100 min. Drama, biografia. Sem classificação. Com Henry Fonda, Alice Brady, Marjorie Weaver.

A juventude de Abraham Lincoln enquanto atuava como advogado, no momento em que enfrenta um difícil caso.

 

Dia 19, quarta-feira, 19h, Art 7

19Ouro de Nápoles

(L’Oro di Napoli) de Vittorio De Sica. Itália. 1954. 131 min. Comédia. Sem classificação. Com Silvana Mangano, Totó, Sophia Loren

Seis histórias incomuns descrevem um pouco a cidade de Nápoles.

 

Dia 20, quinta-feira, 19h, As Diretoras Apresentam

20 - mãesMães – A boa mãe (Episódio 1)
de Daniela Geisler e Tamar Georg Bender. Brasil. 2016. 28min. Documentário. Livre. Com Flora Bazzo,  Natália Pinheiro e Patrícia Azzolini.
Através de um mergulho na experiência de diversas mulheres, a série MÃES questiona a romantização da maternidade.  

20 - SUPERSuper

De Lara Koer e Leonardo Gatt. Brasil. 2017. 18min. Ação, Comédia.12 anos. Com Giulia Pamina, T. Alvez, Bubah Machado e Bárbara Martins.

SUPER é uma micro-websérie que narra a trajetória de jovens mulheres que descobrem ter poderes e que não estão sozinhas.

Haverá debate com a presença das realizadoras: Daniela Geisler, formada em Cinema pela UFSC, dirigiu dois curtas de ficção vencedores de editais; Tamar Bender, formada em Cinema pela UFSC, trabalhou como editora na microssérie da RBS Joinville do Alto; Lara Koer, Maria Fernanda Bin, Carol Mariga e Viviane Mayumi, criadoras da websérie SUPER e sócias na produtora cultural Calamavina Movimento Criativo.

Dia 24, segunda-feira, 19h, Estreia

24 - clarice batailleO casamento de Clarice e Bataille

de Aline Dias e Julia Amaral. Brasil. 2017. 58 min. Ficção. Livre. Com Jo Willerding e Emil Blisset

O cotidiano cuidadosamente construído de um casal é atravessado por elementos dissonantes, explorando os silêncios e (não)encontros no plano fílmico.

Haverá debate com as realizadoras: Aline Dias, artista e pesquisadora, professora adjunta da UFES; Julia Amaral, artista e professora substituta da UDESC.

 

Dia 25, terça-feira, 19h, Médicos sem Fronteiras


25 - fogo nas veiasFogo nas Veias

(Fire in the Blood) de Dylan Mohan Gray. Índia. 2012. 84 min. Documentário. Sem classificação. Com William Hurt, Zackie Achmat, Edwin Cameron.

Em 1996, o surgimento dos medicamentos antirretrovirais mudou radicalmente a perspectiva das pessoas com o vírus da aids. Para milhões de doentes na África, no entanto, esses medicamentos continuaram fora de alcance devido aos altos valores impostos pela indústria farmacêutica. Bill Clinton e Desmond Tutu, entre outros entrevistados, mostram como se deu a luta para superar o monopólio criado pela indústria de remédios.

Comentarista: Renato Souza, formado em Enfermagem e Obstetrícia, trabalhou com Médicos Sem Fronteiras em 13 ocasiões, em países como Moçambique e Sudão do Sul, entre outros.

 

Dia 26, quarta-feira, 19h, Art 7

26 - perversa paixãoPerversa Paixão

(Play Misty for Me) de Clint Eastwood. EUA. 1971. 102min. Suspense. Sem classificação. Com Clint Eastwood, Jessica Walter, Donna Mills

Homem começa a ser perseguido por mulher psicótica com quem teve um rápido caso numa noite.

 

Dia 27, quinta-feira, 19h, Cinema ao Vivo

27 - velho e novoVelho e Novo

(Staroye i Novoye) de Sergei Eisenstein. URSS. 1929. 131 min. Drama. Sem classificação. Com Marfa Lapkina, M. Ivanin, Konstantin Vasilyev.

Camponesa pobre e sem recursos transforma o modo de plantação em suas terras e nas de seus vizinhos através da agricultura cooperativa, revolucionando a produção e as vidas nessas fazendas.

Comentarista: Rafael N. Coelho, graduado em Cinema (UFSC), sua pesquisa de mestrado em Literatura (UFSC) é sobre a imagem e a montagem, estudando principalmente Eisenstein.

Músico convidado: Luiz Felipe G. Soares é professor do Curso de Graduação em Cinema e do Programa de Pós-Graduação em Literatura da UFSC.

 

Dia 28, sexta-feira, 19h, Psicanálise Vai ao Cinema

28 - tudo sobre mãeTudo sobre minha mãe

(Todo sobre mi madre) de Pedro Almodóvar. Espanha, França. 1999. 101min. Drama. 14 anos. Com Cecilia Roth, Marisa Paredes, Penélope Cruz.

Manuela, Rosa, Huma e Agrado apresentam arranjos familiares não tradicionais atravessados pelo acaso e pelo amor, próprios do encontro.

 

Tags:

Deixe seu comentário

Blogspot Twitter