Maria Virginia Gordilho Martins ministra palestra na Fundação Badesc

jardins azuisNo dia 21 de julho, às 10h, o auditório da Fundação Cultural Badesc recebe a artista visual Maria Virginia Gordilho Martins, que ministra a palestra Jardins Azuis: Memórias Cultivadas na Infância. Maria aborda o cultivo de alguns projetos realizados por ela entre 2012 e 2017, tendo como referência rememorações da infância materializadas e seladas em arquivos poéticos.

Entre experiências autobiográficas e conceituais, a palestrante apresenta registros e reflexões do processo criativo para construção de suas obras artísticas, tendo como sementes documentos de percurso, anotações, diários e leituras. Estas fertilizaram o pensamento visual germinado fotografias, desenhos, pinturas e objetos, pequenos “jardins azuis” que continuam florescendo.

A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia.

Sobre a artista:

Maria Virginia Gordilho Martins, baiana, vive e trabalha em Salvador. Artista visual e professora da Escola de Belas Artes/ Universidade Federal da Bahia (EBA/UFBA). Realizou Exposições individuais e coletivas em espaços culturais, museus e instituições, em várias cidades brasileiras, africanas e europeias. Premiada com bolsas de estudos, por dois anos consecutivos pelo Programa de Cooperación Interuniversitaria (PICD), para o projeto Interdisciplinar de Escultura e Nuevas Tecnologias, junto à Universidade Politécnica de Valencia (UPV), Espanha, atuando também como professora visitante. Foi selecionada para integrar o projeto Frauenkulturforum, nas cidades de Essen e Hagen na Alemanha, como artista residente, e em  Johannesburg e Nairóbi; como artista convidada, participou do projeto itinerante Visible Vision, Contexto of the World Summit on Sustainable Development, Rio + 10, com o apoio da Unesco. Autora de livros, textos e artigos sobre processos criativo e coletivos.  Membro da  Associação Nacional e Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), na qual atou como presidente (2009/2010) e membro da Academia de Ciências da Bahia.

O que: Palestra Jardins Azuis: Memórias Cultivadas na Infância com
Maria Virginia Gordilho Martins

Quando: 21 de julho de 2017, sexta-feira, às 10h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846