Livro que retrata cegos rabequeiros do nordeste será lançado dia 4 na Fundação Cultural Badesc

cegueiraO músico  e pesquisador catarinense Jorge Linemburg lança no dia 4 de agosto, às 19h, na Fundação Cultural Badesc o livro Cegueira e Rabeca: Instrumentos de uma Poética.  A obra representa uma abordagem do universo poético-musical de cegos que tocam o instrumento comum no Nordeste brasileiro: a rabeca. No evento serão realizadas demonstrações poético-musicais, interpretadas a rabeca e voz. A obra é uma das selecionadas pelo programa Rumos Itaú Cultural 2015-2016,

Para a elaboração do livro foram realizadas visitas a arquivos, bibliotecas e museus do Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo, assim como entrevistas com pesquisadores e pessoas próximas aos artistas. Aderaldo, Sinfrônio, Ferreirinha, Oliveira e Zé Oliveira são os personagens que dão vida à obra de 160 páginas. De um total de seis rabequeiros identificados a partir de consulta à literatura e a alguns arquivos, foram verificados que estes cinco eram cegos e cearenses.

“A maioria desses artistas dependia de esmolas para sobreviver e seus pedidos eram realizado por meio de versos cantados acompanhados ao toque da rabeca, uma performance na qual sua arte e seu modo de existir não podiam ser claramente distinguidos um do outro. Esses personagens morreram quase todos em condições precárias”, destaca o autor.

De acordo com Jorge, cabe destacar que essa é uma pesquisa interdisciplinar que relaciona ideias de campos variados como a sociologia, as neurociências, a filosofia, a etnomusicologia, a história, as artes plásticas e a biologia, para explicar o fenômeno de ocorrência existência dos cegos rabequeiros. “O livro poderá interessar pesquisadores e apreciadores da música, das artes, da cultura popular, do Nordeste e outros”, acrescenta.

As ilustrações originais no interior e da capa são do artista Tiago Marques e a diagramação e edição são da artista Camila Argenta, da editora Quebra-ventos.

O autor

Jorge Linemburg é músico e pesquisador. Como instrumentista, integrou grupos de música popular brasileira (violino e rabeca) e orquestras (viola de arco), em Florianópolis. Atua também como compositor e produziu trilhas sonoras para o cinema e espetáculos de teatro e de dança. Cursou mestrado em música na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde estudou as rabecas na obra de Mário de Andrade. É mestre em Artes pela Universidade Aix-Marseille, (França), onde desenvolveu a pesquisa sobre os cegos rabequeiros. Tem artigos publicados em revistas especializadas na área de música e em 2016, recebeu o prêmio Funarte de Produção Crítica em Música.

Mais informações em: rabecaecegueira.hotglue.me/?Casa

O que:  Lançamento do livro Cegueira e Rabeca: Instrumentos de uma poética, de Jorge Linemburg

Quando: 4 de agosto de 2017, sexta-feira, às 19h

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846