Jornalista Raquel Wandelli lança livro dia 21 na Fundação Cultural Badesc

setembro 15, 2017 | LITERATURA

Convite WEB_ Lançamento Livro Existe, Logo Escreve de Raquel WandelliA jornalista, professora, ensaísta e escritora Raquel Wandelli lança no dia 21 de setembro, quinta-feira, às 19h, na Fundação Cultural Badesc o livro Existe, logo escreve – o inumano na arte-literatura. Nesta obra a autora aponta a literatura como um lugar onde a humanidade problematiza e transgride sua incapacidade de comunicação com o mundo e com os outros seres e mostra como a literatura destrona o homem do centro do universo, mas recusa a premissa de que o escritor dá voz aos anônimos ou aos seres emudecidos. Com ela compreendemos que são antes as existências politicamente minoritárias que dão voz ao escritor, se a gente considera com ela e seus autores que a maioridade dominante no mundo não tem o que dizer.

“Ver, pensar e escrever o outro inumano é postular um pensamento em crise, no qual o homem não é mais a origem e o fim”, propõe a obra desde a sua introdução, acrescentando que essa crise é desde o início da história, da cultura e da ontologia narcísica de uma espécie que se autodeclarou superior às outras

Embora concentrada num único volume de 364 páginas, ilustradas com alguns desenhos, gravuras e fotografias, a obra é uma trilogia abrigada sob o manto “Ver, pensar e escrever com(o) um animal”, que intitula os três livros do conjunto. Cada parte enfatiza uma dessas diferentes dimensões da percepção ou do gesto do artista, para ser mais fiel ao livro

O livro é prefaciado pela professora e PHD em educação, Gilka Girardello, que se refere à Raquel como “uma escritora-xamã de pensamento vertiginoso. “É muito feliz a ida da autora às lendas indígenas contadas por Clarice Lispector à luz do pensamento do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, que resulta em uma crítica acachapante à cultura ocidental vencedora”, comenta.

No lançamento haverá apresentação da banda Felixfônica e recital. Esta edição marca o 30º ano de fundação da Editora da Universidade Regional de Blumenau (Edifurb), dirigida pelo escritor e professor de literatura Maicon Tenfen.

A autora

Raquel Wandelli é natural de Florianópolis, é professora do curso de Jornalismo da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), especialista em Estudos Culturais e mestre e doutora em Literatura. Atuou como assessora de comunicação e também nos principais jornais diários do Estado. Integra o Coletivo de Mídia Jornalistas Livres e além de seus livros, é autora de inúmeros artigos publicados em livros, revistas e publicações acadêmicas sobre cinema, literatura, filosofia estética, cultura e comunicação, com incursões no campo da ficção. Conquistou diversos prêmios de contos, poesia, crônica e conto publicados em revistas e livros diversos.

 

Serviço

O que: Lançamento do livro Existe, logo escreve – o inumano na arte-literatura, de Raquel Wandelli

Quando: 21 de setembro, quinta-feira, às 19h

Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro- Florianópolis.

A obra será comercializado por R$ 40

Tags:

Deixe seu comentário

Blogspot Twitter