PLANETA.doc: Fundação Badesc recebe 4º Festival Internacional Socioambiental

planetaO Cineclube da Fundação Cultural Badesc recebe dos dias 17 a 20 de outubro, a quarta edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental, o PLANETA.doc. Maior do gênero no sul do país, o festival  apresenta na Fundação filmes do Ecozine Film Festival (Espanha) e também documentários que tematizam as consequências do progresso no meio ambiente no Brasil.

Serão exibidos sete longas e sete curtas metragens, que tratam de assuntos como o impacto da construção de usinas hidrelétricas, o aspecto da qualidade de vida nas grandes metrópoles nas últimas décadas e o Greenpeace. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos com meia hora de antecedência.

Mais sobre o Festival

Com mais de cem filmes na programação, muitos premiados em festivais do mundo inteiro, a quarta edição do PLANETA.doctambém  está em universidades, escolas e espaços culturais públicos de Santa Catarina, especialmente de Florianópolis, a partir do dia 15 de outubro.

O objetivo é transformar as cidades no cenário ideal para repensar paradigmas e mergulhar na realidade do mundo contemporâneo, propondo inovações e soluções para os problemas socioambientais com que se depara a humanidade em um planeta de vida abundante.

Mais informações em: http://www.planetadoc.com/

Sinopses
Dia 17, terça-feira
Ilha
de Daniel de la Calle. Espanha, Brasil. 2016. 55 min. Documentário. Livre.
Um dia na pequena ilha brasileira de Boipeba. Seus pescadores locais ainda vivem de modo tradicional, porém a mudança parece inexorável.

Muros
de Pablo Iraburu, Migueltxo Molina. Espanha. 2015. 83 min. Documentário. Sem classificação.
Quando caiu o Muro de Berlim, deixamos de lado a ideia dos muros de separação como parte do passado. A realidade é o oposto. Esse filme narra histórias reais de pessoas que vivem em ambos os lados de paredes muito diferentes.

Dia 18, quarta-feira
Damocracy
de Todd Southgate. Brasil. 2013. 35 min. Documentário. Sem classificação.
Uma viagem desconstruindo o mito das barragens como a energia “verde”. Em foco, a discussão de dois projetos gigantescos: Belo Monte no Brasil e Ilisu na Turquia

Os Dias Afogados
de César Souto, Luís Avilés. Espanha. 2015. 86 min. Documentário. Sem classificação.
Em 1992, a construção da barragem do Lindoso (Portugal) inundou para sempre os povoados de Aceredo e Buscalque (Ourence, Espanha). Seus habitantes não podiam fazer nada para salvar suas terras e seus lares, e pegaram suas câmeras domésticas e começaram a gravar.

Dia 19, quinta-feira
Naquela Época e Hoje
de Luiz Adelmo. Brasil. 2015. 80 min. Documentário. Livre.
Quanto o aspecto qualidade de vida tem sido levado em conta nas metrópoles brasileiras nas últimas décadas?

Lágrimas de Óleo
(Lágrimas de Aceite) de Marc Gavaldà. Espanha. 2017. 60 min. Documentário. Sem classificação.
A história das comunidades indígenas que sofreram com os resíduos da contaminação petroleira do Oleoduto Norteperuano , operado pela empresa estatal Petroperu.

Dia 20, sexta-feira
Contagem Regressiva
de Luíz de Alencar. Brasil. 2015. 92 min. Série de documentário. Livre.
As violações e injustiças que marcaram todo o processo de preparação do Rio de Janeiro para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

Seleção de curtas-metragens
Esperança
(Esperanza) de Álvaro Longoria. Espanha, 2016. Documentário.
A vida a bordo do barco do Greenpeace. Através de conversas com a tripulação, descobrimos suas motivações para arriscar sua vida defendendo o planeta tão longe de casa.

As Costas de Orán
(Las Costas de Orán) de Alfonso G. Cañadas. Espanha. 2016. 8 min. Documentário
Nos anos 60, durante a ditadura franquista, o “Vale de Escombreras” foi uma das zonas mais prósperas do país. Hoje só existem recordações de um passado melhor.

Minas do Horcajo
(Minas del Horcajo) de Alberto Gutiérrez. Espanha. 2015. 6 min. Documentário.
Quem disse que as pedras não falam?
Toxicity Underwater
de Jon Bazo. Espanha. 2016. 4 min. Animação.
A humanidade vive em um refúgio submarino. A superfície terrestre deixou de ser habitável faz muitos anos devido a uma glaciação e qualquer aproximação a superfície seria mortal.
La Folie
de Ricard López. Espanha. 2016. 6 min. Francês.
A loucura e o absurdo da guerra farão que o grande pintor Pablo Picasso realize uma das obras mais importantes do século 20, mesmo que o processo para chegar a ideia final não será fácil.

Lixeira
(Basura) de Juan Silva. Espanha. 2016. 5 min. Ficção.
Dois personagens imersos no mundo do crime, no qual o que parece ser um dia a mais dentro de suas habituais e escuras rotinas, cometem o erro de se desfazer de um corpo num lugar equivocado.

Marcados
de Alex Montserrat. Espanha. 2016. 8 min. Ficção.
Num futuro os analógicos são separados da sociedade digital.

O que: 4ª edição do Festival Planeta.DOC
Quando: 17, 18, 19 e 20 de outubro, às 17 e 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Quanto: gratuito – distribuição de ingressos com meia hora de antecedência antes das sessões