Cineclube exibe filmes que ilustram relações entre a ciência e a ficção

ciência e ficçãoNos dias 13 e 14 de outubro (segunda e terça-feira), às 19h, o Cineclube da Fundação Cultural Badesc exibe gratuitamente os filmes OProfessor Aloprado, de Jerry Lewis, e A Mosca da Cabeça Branca, de Kurt Neumann. Relações entre ciência e ficção podem ser tematizadas por meio desses filmes, que serão comentados após a exibição pelo professor e co-fundador do Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mauro Pommer.

“De uma forma reducionista e provocadora, poderíamos dizer que se torna ciência a ficção que deu certo. Em todo processo de investigação da natureza, de início só existem hipóteses (isto é, ficções); após testes, verificações e experimentos, alguma versão dos acontecimentos se faz aceita como verdadeira – em geral, provisoriamente. Até que uma ficção melhor, baseada em pressupostos mais bem informados, possa ser testada e vir, eventualmente, a suplantá-la”, comenta o professor.

Pela via da ficção científica, Mauro Pommer comentará sobre experimentos científicos cujos resultados extrapolam as expectativas. Os conceitos abordados nesse comentário serviram de inspiração para seu livro A Gata de Schrödinger, uma novela que busca explorar de modo didático os paradoxos da física relativos à hipótese dos multiversos, universos paralelos alternativos que passaram a assombrar a imaginação contemporânea. O texto da novela se encontra em:

Mauro Eduardo Pommer tem graduação em Comunicação Social / Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1978), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984) e o doutorado em Arts et Sciences des Arts pela Université de Paris 1 – Panthéon-Sorbonne (1996), pós-doutorados em Cinema na Universidade da Califórnia, Los Angeles (2003) e na Université de Paris 3 – Sorbonne Nouvelle (2013). Atualmente é professor aposentado da UFSC.

Sinopses

Dia 13, segunda-feira, 19h

O professor aloprado

(The nutty professor) de Jerry Lewis. EUA. 1963. 107min. Comédia. Livre. Com Jerry Lewis, Stella Stevens, Del Moore.

Para conquistar a mulher de seus sonhos, professor tímido cria poção que o transforma em um mulherengo inveterado.

Dia 14, terça-feira, 19h

A mosca da cabeça branca

(The fly) de Kurt Neumann. EUA. 1958. 94min. Terror. 12 anos. Com David Hedison, Patricia Owens, Vincent Price.

Cientista passa por terrível acidente ao testar sua nova máquina de transporte de matéria.

Serviço:
O que: Ficção e ciência – exibição dos filmes O professor aloprado e A mosca da cabeça branca
Quando: 13 e 14 de novembro, segunda e terça-feira, às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846