Exposição Máquinas do Abismo abre dia 7 na Fundação Cultural Badesc

novembro 28, 2017 | EXPOSIÇÕES

Convite WEB Máquinas do Abismo, de Rogério NegrãoA exposição Máquinas do Abismo, do designer e artista visual radicado em Joinville, Rogério Negrão, abre na quinta-feira (07/12), às 19h, na Fundação Cultural Badesc. Com curadoria de Franzoi, a mostra multimídia é formada por colagens digitais impressas, vídeo arte, instalações sonoras e objetos. O trabalho é estruturado em uma pesquisa que começou em 2015 e tem origem na experiência profissional ligada ao design de produtos.

 

Máquinas do Abismo foi criada em torno da construção de máquinas imaginárias, descritas a partir de desenhos e patentes do início da Revolução Industrial e tem o objetivo de provocar reflexão sobre o sentido dos objetos. Para isso o artista criou várias máquinas sensoriais: horizonte portátil, nivelador de destinos, compactador de lucidez, purificador de erros, captador de aparências e afinidades, estabilizador de imprevistos, reversor de rejeição e neutralizador de medo.

 

“O artista mergulha no DNA do objeto e expande a abrangência além do planejado, altera a percepção original dos aparelhos e sistemas, produz uma nova conscientização dos limites oferecidos. Constrói e executa uma poética em consonância com a vida, subverte o tempo e o espaço, coloca o observador numa suspensão metafísica, algo que permite considerar o espaço como campo de construção de processo”, comenta o curador.

 

Rogério Negrão explica que o propósito é instigar as pessoas a pensarem na construção da realidade que gira ao redor delas, e não apenas se contentarem com respostas prontas. “O mundo existe desse jeito porque pensamos e damos sentido a ele. As coisas são assim porque obedecem a alguém. Então, a intenção é tirar o véu do significado e nos tornarmos agentes que criam os significados”, comenta.

 

Rogério Negrão atua como artista visual desde 2006 produzindo desenhos, vídeos, fotografias e instalações. Participou de exposições em Joinville, Blumenau, Chapecó e Jaraguá do Sul.

 

A exposição fica aberta para visitação até 26 de janeiro de 2018.

 

Serviço:

O que: Abertura da exposição Máquinas do Abismo, do designer e artista visual radicado em Joinville, Rogério Negrão – curadoria: Franzoi

Quando: 7 de dezembro, quinta-feira, às 19h

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846

Entrada gratuita. Visitação 26 de janeiro e 2018.

Tags:

Deixe seu comentário

Blogspot Twitter