Edital 2015

FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC

Estão abertas as inscrições para o edital de exposições do Espaço Fernando Beck e do Espaço 2, que vão selecionar 10 projetos para 2015. O regulamento pode ser obtido abaixo ou no folder impresso, que pode ser retirado na Fundação, de segunda a sexta, das 12h às 19h.

capa

1. PARTICIPAÇÃO

1.1 A seleção é aberta às diferentes linguagens visuais, incluindo pintura, gravura, desenho, escultura, fotografia, objeto, instalação, videoarte, arte digital, entre outras possibilidades.

1.2 Podem participar do processo de seleção artistas de todas as nacionalidades, maiores de 18 anos.

1.3 É vedada a participação aos membros da comissão de seleção, colaboradores da Fundação Cultural Badesc (FCB), seus parentes até 3º grau e artistas que expuseram na FCB nas temporadas 2013 e 2014.

1.4 É vedada a inscrição da mesma obra artística em mais de um projeto do presente edital.

2. INSCRIÇÕES

2.1 As inscrições são gratuitas e ficarão abertas de 1º de outubro a 1º de dezembro de 2014.

2.2 As propostas poderão ser enviadas pelos correios, mediante AR (Aviso de Recebimento) ou serem entregues no serviço de protocolo da FCB, no endereço abaixo, mediante comprovante de recebimento.

2.3 Na FCB, as propostas serão recebidas de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, com exceção de feriados.

2.4 O proponente que optar por se inscrever via correios deverá enviar o envelope de inscrição para o endereço da FCB, não sendo aceitos os envelopes cuja data de postagem ultrapasse a data limite de inscrição.

2.5 Dentre as quatro exposições para ocupar o Espaço 2, uma das vagas será destinada exclusivamente à “PRIMEIRA INDIVIDUAL” , conforme item 2.11

2.6 A inscrição será efetuada com a entrega de um envelope, denominado conforme opções abaixo; lacrado e identificado no seu exterior, com uma das seguintes descrições:

Edital Espaço Fernando Beck – 2015

Edital Espaço 2 – 2015

Edital Espaço 2/ Primeira Individual – 2015

Florianópolis, SC. CEP 88020-040.

2.7 O envelope deverá conter:

a) Ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo 1).

b) Currículo do artista.

c) No caso de projeto de autoria coletiva, deverá constar:

– o nome de um representante na ficha de inscrição constando fulano de tal e outros;

– o currículo de todos os participantes;

– relação das obras identificando seus respectivos autores.

d) Projeto conforme item 2.8.

2.8 Projeto em quatro cópias, sendo uma impressa (encadernada ou grampeada) e três cópias digitais (em word, pdf, jpg, wav, mp3 ou mov) contendo as informações:

a) Nome atribuído à exposição e texto conceitual resumido.

b) Imagens das obras em resolução 300dpi ou superior.

c) Todas as imagens/obras devem ser descritas detalhadamente, com título, técnica, dimensões, data e material.

d) Obras audiovisuais deverão ser encaminhadas na íntegra.

e) As obras a serem expostas deverão estar concluídas no momento da inscrição, com exceção de obra que, por sua característica devidamente fundamentada, resultará do processo de montagem. Nesse caso, deverá ser apresentado esboço gráfico e todas as informações relevantes para a compreensão da montagem.

f) A proposta deverá apresentar o plano de montagem, indicando a distribuição dos trabalhos no espaço expositivo escolhido (Fernando Beck/ Anexo 2 ou Espaço 2/ Anexo 3); e sua forma de colocação, considerando que os painéis não são perfuráveis. Importante nesse item que esteja claro a dimensão de cada obra, incluindo o peso, se exceder a 10kg.

2.9 Em caso de exposição coletiva, carta de anuência assinada por todos os artistas, cujas obras serão expostas.

2.10 O projeto não poderá ter sido exposto em Florianópolis nos três anos anteriores à data da exposição na FCB.

2.11 PRIMEIRA INDIVIDUAL – haverá uma vaga para o Espaço 2 exclusiva para artista que nunca realizou mostra individual em espaço expositivo oficial. Para efeito deste edital não é considerado espaço expositivo oficial mostras realizadas em bares, halls universitários, galerias comerciais e espaços correlatos.

3. SELEÇÃO

3.1 A seleção será decidida por uma comissão composta por membros de reconhecida idoneidade e notório conhecimento na área, cujos nomes serão divulgados juntamente com o resultado.

3.2 A Comissão selecionará até seis projetos para o Espaço Fernando Beck e até quatro para o Espaço 2, mais três projetos suplentes para cada galeria.

4. RESULTADO DA SELEÇÃO

4.1 O resultado da seleção será divulgado até 20 de janeiro de 2015 no site www.fundacaoculturalbadesc.com

4.2 Os selecionados deverão entregar o Termo de Responsabilidade assinado até 20 de fevereiro de 2015. A FCB agendará o período e horário da exposição de acordo com seu cronograma.

4.3 O material dos projetos não selecionados deverá ser retirado no prazo de 45 dias, após a divulgação, podendo o proponente anexar envelope selado caso queira reavê-lo via correio. Após este prazo a FCB não se responsabilizará pelo material.

5. RESPONSABILIDADES DA FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC

5.1 Os artistas selecionados terão a sua disposição:

a) Espaço físico para a realização da exposição.

b) Assessoria técnica de montagem e desmontagem da exposição.

c) Divulgação institucional e promocional com distribuição de informes aos veículos de comunicação do Estado.

d) Produção e impressão de convite padrão.

e) Coquetel de abertura.

f) Pagamento do prêmio.

5.2 A FCB possui sistema de vigilância, mas não fornece seguro às obras, não podendo ser responsabilizada em caso de furto ou danos.

6. RESPONSABILIDADES DO PROPONENTE

a) Assinar o Termo de Responsabilidade, sob pena de cancelamento da exposição.

b) Respeitar o calendário estabelecido pela FCB, expondo o projeto na íntegra conforme aprovado pela comissão de seleção. Alteração, em caráter excepcional, dependerá de autorização por escrito da direção da FCB.

c) Estar presente no período da montagem e na abertura da exposição.

d) Entregar na FCB, por conta própria, as obras a serem expostas com uma semana de antecedência à data de abertura.

e) Contratar o seguro das obras expostas, se desejar e a seu critério.

f) Arcar com despesas relativas a sua estada na cidade, caso necessário.

g) Garantir o funcionamento de sua obra/instalação até o fim do período da exposição, quando utilizar materiais ou equipamentos especiais.

h) Responder em tempo hábil ao questionário formulado pelos educadores e assessoria de imprensa para planejamento da ação educativa e divulgação.

i) Retirar as obras no prazo de 10 (dez) dias após o encerramento da exposição, arcando com os custos de transporte e embalagem que se fizerem necessários, sob pena de serem consideradas abandonadas.

j) Comunicar à FCB qualquer alteração em seu endereço e/ou telefone.

k) Zelar pelas instalações do espaço expositivo, instalado em prédio histórico e tombado, abstendo-se de utilizar qualquer material/instalação que possa lhe causar danos.

7. DIREITOS AUTORAIS DE IMAGEM

7.1 A participação na presente seleção autoriza a FCB a divulgar os textos, sons e imagens das obras, dos autores ou de entrevistas, constantes do projeto selecionado ou colhidas durante a exposição:

a) na mídia, em convites, banners, catálogos etc, associado às logomarcas do Governo do Estado de Santa Catarina, da FCB, do Badesc e demais patrocinadores, apoiadores.

b) Em divulgações institucionais dos projetos da própria FCB, em mídias impressas ou eletrônicas, bem como na confecção de possíveis catálogos, sem limitação de prazo ou território;

c) Na produção de material didático da própria FCB, com fins educacionais e de divulgação da cultura, vedado à comercialização;

d) Manter esses registros históricos em seus sites ou hospedados em sites diretamente vinculados aos projetos educativos e culturais da FCB.

7.2 A FCB esclarece que as imagens e sons das obras poderão aparecer ao fundo de registros de outros eventos ou ações educativas realizadas durante o período de exposição.

7.3 A FCB não proíbe nem se responsabiliza pelo uso de câmeras pelos visitantes da exposição.

7.4 O artista selecionado deverá dispor de todos os direitos autorais e de exibição caso seu projeto utilize ou mencione obras de terceiros, assumindo integralmente a responsabilidade legal, isentando e preservando a FCB e seus organizadores.

8. PRÊMIO

8.1 Os seis projetos selecionados para o Espaço Fernando Beck e executados em conformidade com os termos deste edital receberão a quantia de R$ 1.200 (um mil e duzentos reais) cada. No caso de projeto coletivo, o pagamento será feito diretamente ao representante do grupo e em seu nome.

8.2 Os quatro projetos selecionados para o Espaço 2 e executados em conformidade com os termos deste edital receberão a quantia de R$ 800 (oitocentos reais) cada. No caso de projeto coletivo, o pagamento será feito diretamente ao representante do grupo e em seu nome.

8.3. O pagamento será realizado ao final do período de exposição, mediante recibo de autônomo.

8.4 Mostras convidadas pela FCB não fazem jus ao prêmio previsto neste item, o qual é destinado exclusivamente a este edital, mesmo que o artista convidado tenha porventura participado desta seleção.

9. DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 A inscrição implica na automática e plena concordância com os termos deste regulamento.

9.2 Serão anuladas as inscrições que não atenderem aos termos do presente regulamento.

9.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção e pela Diretoria da Fundação Cultural Badesc.

ANEXO 1 – FICHA DE INSCRIÇÃO

(        ) ESPAÇO FERNANDO BECK

(        ) ESPAÇO 2

(        ) ESPAÇO 2 / PRIMEIRA INDIVIDUAL

TÍTULO DO PROJETO:

NOME ARTÍSTICO:

NOME COMPLETO/PROPONENTE :

DATA DE NASCIMENTO:                                                              LOCAL:

CPF:                                                                                                      IDENTIDADE:

ENDEREÇO:

CIDADE:                                                                                 UF:                           CEP:

FONE/FAX:                                                                                                           CELULAR:

TIPO DE PROJETO

(        ) COLETIVA

(        ) INDIVIDUAL

(assinatura)

ANEXO 2

PLANTA E CARACTERÍSTICAS DO ESPAÇO FERNANDO BECK

espaço fernando beck

CARACTERÍSTICAS DO ESPAÇO:

- Espaço físico de 89 m² com pé direito de 3,45 m de altura;

- Painéis de MDF brancos (não perfuráveis) com altura de 2,75 m;

- Sistema de iluminação com luminárias direcionáveis, fixadas em trilhos suspensos com lâmpadas tipo PAR e HALOSPOT;

- Sistema de vigilância 24h.

MATERIAIS / EQUIPAMENTOS DISPONIBILIZADOS:

- 2 cubos brancos para apoio de esculturas;

- 2 projetores/ 2 aparelhos de DVD;

- TV de LED 40″

ANEXO 3

PLANTA E CARACTERÍSTICAS DO ESPAÇO 2

espaço 2

CARACTERÍSTICAS DO ESPAÇO 2:

- Espaço físico de 25 m² com pé direito de 3,4 m de altura; sacada com 7 m²;

- Painéis de MDF brancos (não perfuráveis) com altura de 2,75 m na parte interna;

- Painel de MDF branco (não perfurável) com altura de 2,75 m no hall.

- Sistema de vigilância 24h.

MATERIAIS / EQUIPAMENTOS DISPONIBILIZADOS:

- 2 cubos brancos para apoio de esculturas;

- 2 projetores / 2 aparelhos de DVD;