Edital

FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC

 

23ª Seleção para o Espaço Fernando Beck – Edital 2014 – Aberta para seis exposições de artista e uma de curadoria

 

1 . PARTICIPAÇÃO

1.1 A seleção é aberta às diferentes linguagens visuais, tanto para projeto de curadoria, como para projeto de exposições de artista(s)incluindo pintura, gravura, desenho, escultura, fotografia, objeto, instalação, videoarte, arte digital, entre outras possibilidades.

1.2 Podem participar do processo de seleção artistas e curadores de todas as nacionalidades, maiores de 18 anos.

1.3 É vedada a participação aos membros da comissão de seleção, colaboradores da Fundação Cultural Badesc (FCB), seus parentes até 3º grau e artistas que expuseram na FCB nas temporadas 2012 e 2013.

1.4 É vedada a inscrição da mesma obra artística em mais de um projeto do presente edital.

 

2. INSCRIÇÕES

As inscrições são gratuitas e ficarão abertas de 4 de novembro 2013 a 27 de janeiro de 2014. As propostas poderão ser enviadas pelos correios, pelo sistema Sedex, ou serem entregues no serviço de protocolo da FCB, conforme endereço abaixo, mediante o recebimento de comprovante.

A FCB receberá as propostas de segunda a sexta-feira, das 12h às 19 horas, com exceção de feriados.

O proponente que optar por se inscrever via correios deverá enviar o envelope de inscrição para o endereço da FCB, não sendo aceitos os envelopes cuja data de postagem ultrapasse a data limite de inscrição.

 

3. INSCRIÇÃO PARA PROJETO DE ARTISTA

3.1 A inscrição será efetuada mediante a entrega de três envelopes. Um denominado Envelope de Inscrição, preferencialmente em formato A3, lacrado e identificado no seu exterior, com o seguinte endereço:

 

Edital Fernando Beck – 2014

Fundação Cultural Badesc

PROJETO DE ARTISTA

Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro,

Florianópolis, SC. CEP 88020-040.

 

Envelope de Inscrição deverá abrigar outros dois envelopes os quais deverão ser preferencialmente em formato A4, lacrados e denominados, respectivamente de:

 

I – Envelope de Habilitação, identificado no seu exterior, com:

 

Envelope da Habilitação

Edital Fernando Beck – 2014

PROJETO DE ARTISTA

Título do projeto:

Nome do proponente:

 

Em seu interior deve constar

a) Ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo 1).

b) Currículo artístico.

c) No caso de projeto de autoria coletiva, deverá constar:

      - o nome de um representante na ficha de inscrição constando fulano de tal e outros;

      - o currículo breve de todos os participantes;

- relação das obras e seus respectivos autores.

 

 

II – Envelope do Projeto. Identificar em seu exterior os itens abaixo especificados:

 

Envelope do Projeto

Edital Fernando Beck – 2014

PROJETO DE ARTISTA

Título do projeto:

 

Em seu interior deve constar

Projeto em quatro cópias, sendo uma impressa, encadernada ou grampeada  e três cópias digitais em word, pdf, jpg, wav, mp3 ou mov, contendo as informações:

a) Nome atribuído à exposição e texto conceitual resumido.

b) Imagens das obras em resolução 300dpi ou superior.

c) Todas as imagens/obras devem ser descritas detalhadamente, com título, técnica, dimensões, data, e material.

d) Obras audiovisuais deverão ser encaminhadas na íntegra.

e) As obras a serem expostas deverão estar concluídas no momento da inscrição, com exceção de obra que, por sua característica devidamente fundamentada, resultará do processo de montagem. Nesse caso deverá ser apresentado esboço gráfico e todas as informações relevantes para a compreensão da montagem.

f) A proposta deverá apresentar o plano de montagem, indicando a distribuição dos trabalhos no espaço expositivo e a sua forma de colocação, considerando que os painéis não são perfuráveis, e devendo ser observada a viabilidade de adequação ao Espaço Fernando Beck (Anexo 2). Importante nesse item deixar claro a dimensão de cada obra, incluindo o peso, se exceder a 10kg.

 

3.1 Atenção: No envelope 2, em hipótese alguma o(s) proponente(s) poderá ser identificado,  já que a seleção privilegiará a proposta e não o autor.

 

3.2 O projeto não poderá ter sido exposto em Florianópolis nos três anos anteriores à data da exposição na FCB.

 

3.3 Carta de anuência dos artistas, cujas obras serão expostas em caso de exposição coletiva.

 

4. INSCRIÇÃO PARA PROJETO DE CURADORIA

Para temporada 2014, será selecionado pela primeira vez um projeto de curadoria, individual, o qual poderá apresentar obras de um ou mais artistas. Será considerada a mais ampla gama de possibilidades: o fomento a novos artistas ou novos meios de expressão; o registro ou revisitação de artistas/movimentos; o diálogo entre expressões artísticas.

 

4.1 A inscrição será efetuada mediante a entrega de um envelope, denominado conforme abaixo, lacrado e identificado no seu exterior, com as seguintes descrições:

 

Edital Fernando Beck – 2014

Fundação Cultural Badesc

PROJETO DE CURADORIA

Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro,

Florianópolis, SC. CEP 88020-040.

 

Em seu interior deve constar:

I – A Ficha de inscrição preenchida e assinada pelo curador (Anexo 1)

II – Carta de anuência do artista ou dos artistas (ou de seus representantes legais) cujas obras serão expostas.

III- O Projeto em quatro cópias, sendo uma impressa, encadernada ou grampeada e três cópias digitais em word, pdf, jpg, wav, mp3 ou mov, contendo:

a) Nome atribuído à exposição.

b) Texto conceitual sobre a concepção da proposta.

c) Imagens das obras em resolução 300dpi ou superior, descritas detalhadamente, com título, técnica, dimensões, data, material e autoria.

d) Obras audiovisuais deverão ser encaminhadas na íntegra.

e) As obras a serem expostas deverão estar concluídas no momento da inscrição, com exceção de obra que, por sua característica devidamente fundamentada, resultará do processo de montagem. Nesse caso deverá ser apresentado esboço gráfico e todas as informações relevantes para a compreensão da montagem.

f) O plano de montagem, indicando a distribuição dos trabalhos no espaço expositivo e a sua forma de colocação, considerando que os painéis não são perfuráveis, e devendo ser observada a viabilidade de adequação ao Espaço Fernando Beck (Anexo 2). Importante nesse item deixar claro a dimensão de cada obra, incluindo o peso se exceder a 10kg.

g) Breve texto sobre o artista(s), autor das obras.

h) Currículo do curador.

 

4.2 O projeto de curadoria deve ser inédito.

 

5. SELEÇÃO

5.1 A seleção será decidida por uma comissão convidada pela FCB, composta por membros de reconhecida idoneidade e notório conhecimento na área, cujos nomes serão divulgados juntamente com o resultado.

 

5.2. A Comissão selecionará até seis projetos de artistas e até um de curador, mais três projetos suplentes para cada modalidade.

 

5.3 As decisões da Comissão são soberanas e irrevogáveis, não cabendo recurso nem apelação.

 

6. RESULTADO DA SELEÇÃO

6.1 O resultado da seleção será divulgado no site www.fundacaoculturalbadesc.com, em 10 de março de 2014.

 

6.2 Os selecionados deverão comparecer na FCB para assinatura de termo de responsabilidade, até 21 de março de 2014. A FCB agendará o período da exposição de acordo com seu cronograma.

 

6.3 O material dos projetos não selecionados deverá ser retirado no prazo de 45 dias, após a divulgação, podendo o proponente anexar envelope selado caso queira reavê-lo via correio. Após este prazo a FCB não se responsabilizará pelo material.

 

7. RESPONSABILIDADES DA FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC

7.1 Os artistas selecionados terão a sua disposição:

a) Espaço físico para a realização da exposição.

b) Assessoria técnica de montagem e desmontagem da exposição.

c) Divulgação institucional e promocional com distribuição de informes aos veículos de comunicação do Estado.

d) Produção e impressão de convite padrão.

e) Coquetel de abertura.

f) Pagamento do prêmio.

7.2 A FCB possui sistema de vigilância pessoal e eletrônica, mas não fornece seguro às obras, não podendo ser responsabilizada em caso de furto ou danos. 

 

8. RESPONSABILIDADES DO PROPONENTE

a) Assinar o termo de responsabilidade, sob pena de cancelamento da exposição.

b) Respeitar o calendário estabelecido pela FCB, expondo o projeto na íntegra conforme aprovado pela comissão de seleção. Alteração, em caráter excepcional, dependerá de autorização por escrito da direção da FCB.

c) Estar presente no período da montagem e na abertura da exposição.

c) Entregar na FCB, por conta própria, as obras a serem expostas com uma semana de antecedência à data de abertura.

d) Contratar o seguro das obras expostas, se desejar e a seu critério.

e) Arcar com despesas relativas à sua estada na cidade, caso necessário.

f) Garantir o funcionamento de sua obra/instalação, até o fim do período da exposição, quando utilizar materiais ou equipamentos especiais.

g) Responder em tempo hábil ao questionário formulado pelos educadores e assessoria de imprensa para planejamento da ação educativa e divulgação.

h) Retirar as obras no prazo de 10 (dez) dias após o encerramento, arcando com os custos de transporte e embalagem que se fizerem necessários, sob pena de serem consideradas abandonadas.

i) Comunicar a FCB qualquer alteração em seu endereço e/ou telefone.

j) Zelar pelas instalações do Espaço Fernando Beck, instalado em prédio histórico e tombado, abstendo-se de utilizar qualquer material/instalação que possa lhe causar danos.

 

9. DIREITOS AUTORAIS DE IMAGEM

9.1 A participação na presente seleção autoriza a FCB a divulgar os textos, sons e imagens das obras, dos autores ou de entrevistas, constantes do projeto selecionado ou colhidas durante a exposição:

a) na mídia, em convites, banners, catálogos, etc, associado às logomarcas do Governo do Estado de Santa Catarina, da FCB , do Badesc e demais patrocinadores, apoiadores.

b) em divulgações institucionais dos projetos da própria FCB, em mídias impressas ou eletrônicas, bem como na confecção de possíveis catálogos, sem limitação de prazo ou território;

c) na produção de material didático da própria FCB, com fins educacionais e de divulgação da cultura, vedado a comercialização;

d) manter esses registros históricos em seus sites ou hospedados em sites diretamente vinculados aos projetos educativos e culturais da FCB.

 

9.2 A FCB esclarece que as imagens e sons das obras poderão aparecer ao fundo de registros de outros eventos ou ações educativas realizados no Espaço Fernando Beck durante o período de exposição.

 

9.3 A FCB não proíbe nem se responsabiliza pelo uso de câmeras pelos visitantes da exposição.

 

9.4 O artista ou curador selecionado deverá dispor de todos os direitos autorais e de exibição caso seu projeto utilize ou mencione obras de terceiros, assumindo integralmente a responsabilidade legal, isentando e preservando a FCB e seus organizadores.

 

10. PRÊMIO

10.1 Os seis projetos de artistas selecionados e executados em conformidade com os termos deste edital, receberão a quantia de R$ 1.200 (um mil e duzentos reais) cada. No caso de projeto coletivo, o pagamento será feito diretamente ao representante do grupo e em seu nome.

 

10.2 O projeto de curadoria selecionado e executado receberá a quantia de R$2.400 (dois mil e quatrocentos reais), sendo a metade destinada ao curador e a outra metade ao(s) artista(s). O valor total, no entanto, será repassado diretamente ao curador e em seu nome

 

10.3. O pagamento será realizado ao final do período de exposição, mediante recibo de autônomo.

 

10.4 Mostras convidadas pela FCB não fazem jus ao prêmio previsto neste item, o qual é destinado exclusivamente a 23ª Seleção para o Espaço Fernando Beck, mesmo que o artista/curador convidado tenha porventura participado desta seleção.

 

11. DISPOSIÇÕES GERAIS

11.1 A inscrição implica na automática e plena concordância com os termos deste Regulamento.

11.2 Serão anuladas as inscrições que não atenderem aos termos do presente regulamento.

11.3 A abertura das exposições do edital 2014 poderá ocorrer até fevereiro de 2015.

11.4 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção e pela Diretoria da Fundação Cultural Badesc.

 

EDITAL 2014

CARTA DE ANUÊNCIA

ANEXO 1

ANEXO 2

FOTOS DO ESPAÇO FERNANDO BECK

 

Deixe seu comentário

Blogspot Twitter