CINECLUBE DEZEMBRO

35 doses de rum, de Claire Denis 1

Dia 01, segunda-feira, 19h, Cine Francês

35 doses de Rum

(35 Rhums) De Claire Denis. França/Alemanha, 2008. 100min. Drama. 14 anos. Com Mati Diop, Alex Descas, Grégoire Colin, Nicole Dogue.

Pai tem de enfrentar o passado quando se envolve com uma mulher e vê sua filha apaixonada por um rapaz que irá viajar para o exterior.

Playtime, de Jacques Tati 1

Dia 02, terça-feira, 19h, Mostra Arquitetura & Urbanismo

Playtime – Tempo de diversão

(Playtime) De Jacques Tati. França, 1967. 124min. Comédia. Livre. Com Jacques Tati, Barbara Dennek, Rita Maiden.

Perdido numa Paris high-tech, homem anda pela cidade procurando traços da humanidade e cor em uma metrópole futurista e cinzenta.

Convidado: Marcos Jobim, arquiteto.

Dia 03, quarta-feira Mostra de animação Caverna

19h: Mostra competitiva – 50 min, projeção no auditório.

Seleção oficial Mostra A Caverna 2014.

20h: Mostra paralela – 50 min, projeção nos jardins da casa.

Seleção com curadoria de Merlin Flügel, animador 2d, Alemanha. Realizou, entre outros trabalhos, “Echo” curta-metragem vencedor do Festival de Cinema de Animação de Annecy 2012.

Dia 04, quinta-feira, Mostra de animação A Caverna

19h: Programação Mostra competitiva – 50 min, projeção no auditório.

Seleção oficial Mostra A Caverna 2014.

20h: Programação Mostra paralela – 50 min, projeção nos jardins da casa.

Seleção internacional com curadoria de O Mago – Realizações.

Dia 05, sexta-feira, Mostra de animação A Caverna

19h: Palestra com convidado: Rodrigo John

A partir de exemplos de seus filmes – os finalizados e os ainda em processo – Rodrigo John propõe uma conversa sobre as contradições entre a natureza ao mesmo tempo industrial e artesanal do processo de realização cinematográfica.

20h30: Coquetel de encerramento da Mostra A Caverna 2014.

Projeção do resultado da Oficina de Animação.

Divulgação e projeção das animações premiadas: Melhor Filme do Júri Oficial e 2 Menções Honrosas.

Projeção de Fundo, de Yannet Briggiler. Brasil, 2014. 9min, nos jardins da casa.

O país do silêncio e da escuridão, de Werner Herzog 1

Dia 08, segunda-feira, 19h, O filme que eu gostaria de ter feito

O país do silêncio e da escuridão

(Land des Schweigens und der Dunkelheit) De Werner Herzog. Alemanha, 1971. 85min. 12 anos. Documentário.

O filme acompanha Fini Straubinger, que aos 16 perdeu a vista e dois anos mais tarde ficou completamente surda.

Convidada: Fernanda Micoski, graduada em História pela Universidade Federal do Paraná.

Medianeras, de Gustavo Taretto 2

Dia 09, terça-feira, 19h, Mostra de Arquitetatura&Urbanismo

Medianeras

De Gustavo Taretto. Argentina/Espanha/Alemanha, 2011. 95min. Drama. 14 anos. Com Javier Drolas, Pilar López de Ayala, Inés Efron.

Dois jovens solitários vivem em prédios um em frente ao outro e a separação pode ser o mesmo que os une.

Convidado: Giovani Bonetti, arquiteto.

Hollywood's Greatest Year: The Best Picture Nominees of 1939

Dia 10, quarta-feira, 19h, Cine ART 7

A mulher faz o homem

(Mr Smith Goes to Washington) De Frank Capra. EUA, 1939. 129min. Drama. Livre. Com Claude Rains, James Stewart, Jean Arthur.

Homem do interior é levado a Washington por um grupo de políticos corruptos para se tornar senador.

O artista tá nas ruas, de Marcos Serafim e Thiago Bezerra Benites 2

Dia 11, segunda-feira, 19h, Estreia

O artista tá nas ruas

De Marcos Serafim e Thiago Bezerra Benites. Brasil, 2014. Documentário. Livre.

A observação documental da rua e de suas manifestações culturais e artísticas presente nas paisagens urbanas atuais de Joinville.

Convidados: Marcos Serafim e Thiago Bezerra Benites, diretores.

O albergue espanhol,  de Cédric Klapisch 2

Dia 12, sexta-feira, Divã

Albergue espanhol

(L’Auberge espagnole) De Cédric Klapisch. França/Espanha, 2002. Comédia. 14 anos. Com Romain Duris, Judith Godrèche, Kelly Reilly.

Estudante francês se muda para Barcelona e vai morar com outros estrangeiros europeus e juntos aprendem a língua internacional do amor e da amizade.

Convidadas: Isabela Karina Santos, psicanalista e Sara Farias da Silva, doutoranda em Linguística pela UFSC e professora de francês.

De volta a Normandia, Nicolas Philibert 2

Dia 15, segunda-feira, Cine Francês

De volta a Normandia

(Retour en Normandie) De Nicolas Philibert. França, 2007. 113min. Documentário. 14 anos.

Reconstrução de um triplo assassinato interpretado por camponeses da região da Normandia.

Oscar Niemeyer - A vida é um sopro De Fabiano Maciel 3

Dia 16, terça-feira, 19h, Mostra Arquitetura&Urbanismo

Oscar Niemeyer – A vida é um sopro

De Fabiano Maciel. Brasil, 2007. 90min. Documentário. Livre. Com  Chico Buarque de Hollanda, Carlos Heitor Cony, Le Corbusier .

De forma descontraída trata de arquitetura, histórias do arquiteto, luta política e de sua paixão pelas mulheres.

Convidado: Jane Pilotto, arquiteta.

A felicidade não se compra, de Frank Capra 3

Dia 17, quarta-feira, 19h, ART7

A felicidade não se compra

(It’s a wonderful life) De Frank Capra. EUA, 1946. Drama. Livre. Com James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore.

Anjo ganha asas para tentar salvar a vida de homem solidário que tenta se matar.

Depois da chuva, de Takashi Koizumi 2

Dia 18, quinta-feira, 19h, Cine Sesc

Depois da chuva

(Ame agaru) De Takashi Koizumi. Japão/França, 1999. 91min. Drama. 14 anos. Com Akira Terao, Yoshiko Miyazaki, Shirô Mifune.

Casal obrigado a morar em pousada devido a enchente ajuda os moradores com sua generosidade e artes marciais.

Fantasia, Disney 3

Dia 19, sexta-feira, 19h, Sessão

Fantasia

De Samuel Armstrong, James Algar, Bill Roberts, Ben Sharpsteen, David D. Hand, Hamilton Luske, Jim Handley, Ford Beebe, T. Hee, Norm Ferguson, Wilfred Jackson. EUA, 1940. 125min. Animação. Livre.

Integração das grandes obras da música clássica com visuais extremamente criativos e originais da animação dos estúdios Disney.