Coleção Catarina com curadoria de Ylmar Côrrea abre no dia 30 novembro na Fundação Cultural Badesc

novembro 21, 2019 | EXPOSIÇÕES

Pensar a importância das coleções é o ponto de partida da exposição Coleção Catarina – Coletar e Cuidar, que abre no sábado, dia 30 de novembro, às 14h, na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, com entrada gratuita. Com curadoria do médico, colecionador e pesquisador Ylmar Corrêa Neto, a mostra apresenta um conjunto de artistas relacionados a Santa Catarina.

A coleção começou a ser construída há cerca de 40 anos e, como o próprio curador diz, não tem a pretensão de ser uma enciclopédia, mas facilitar a compreensão dos percursos dos artistas, estimular pesquisas e promover estratégias de colecionismo.

“A coleta envolve pesquisa, procura, disponibilidade, oportunidade e escolha, identificando ou criando relações entre as obras e os artistas, estabelecendo os limites e características da coleção, um quebra-cabeças potencialmente infinito”, destaca Corrêa.

A exposição é um convite da Fundação ao curador-colecionador com o objetivo de evidenciar a importância das coleções para o circuito e a memória das artes visuais.

Ocupando os Espaços Fernando Beck e Paulo Gaiad, a mostra traz obras de Carlos Asp, Diego de los Campos, Eli Heil, Elke Hering, Fernando Lindote, Gabriela Machado, Júlia Amaral, Louis Choris, José Silveira D’Ávila, Heinrich Kreplin, Luiz Henrique Schwanke, Martinho de Haro, Paulo Gaiad, Pedro Weingartner, Rubens Oestroen, Rodrigo de Haro, Victor Meirelles de Lima, Walmor Corrêa, Walter Wendhausen e Yiftah Peled.

Um dos destaques são os trabalhos de Paulo Gaiad, que dá nome ao espaço expositivo do segundo andar da Fundação. Ylmar é o maior colecionador do artista e as obras ocupam todo o espaço.

O colecionador destaca que 2019 é um ano muito importante para o cenário da arte catarinense. É que além de marcar os 100 anos do nascimento de Meyer Filho e 90 anos de Eli Heil, comemora-se os aniversários de 80 anos de Rodrigo de Haro e 70 anos de Carlos Asp.

A Fundação Cultural Bradesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. A mostra pode ser visitada de terça a sábado, das 12h às 19h, até o dia 27 de fevereiro de 2020.

Serviço: Abertura da Exposição Coleção Catarina – coletar e cuidar

Data: 30 de novembro de 2019 – sábado

Horário: 14h

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC

Entrada gratuita

Visitação de terça a sábado, das 12 às 19h, até o dia 27 de fevereiro de 2020.

Tags:

Deixe seu comentário

Blogspot Twitter