Exposição Habitar encerra atividades de outubro da Fundação Cultural Badesc

outubro 21, 2016 | EXPOSIÇÕES

convite-web_habitar-joao-airesO coordenador cultural do O Sítio e mestre em artes visuais, João Aires, abre a exposição Habitar, no dia 27 de outubro, quinta-feira, às 19h, no Espaço 2, na Fundação Cultural Badesc. Habitar reúne pinturas e desenhos, a maioria inéditos, e exploram os lugares de intimidade das pessoas e como eles se apresentam no mundo.

“A complexidade de sua materialização está diretamente ligada ao modo de vida na contemporaneidade, considerando que estamos imersos em políticas que não privilegiam a qualidade de espaços de convívio e tampouco o íntimo. O excesso na minha pintura surge da falta, da proximidade geográfica e da distância da construção que serve ao habitar humano, às relações e ao diálogo”, explica o artista.

João comenta que a experiência em viver com 80 pessoas no mesmo quarto durante cinco anos enquanto frequentava um colégio militar em Lisboa, o levou a criar os corredores de camas e criar estas narrativas mais ou menos poéticas. “O primeiro trabalho desta série chama-se ‘habitáculos’, desenhos feitos a partir da descrição de quartos, retratos falados. Nas pinturas apresentadas, o subconsciente age num espaço sem fronteiras aparentes: camas navegam em rios e na densidade onírica”.

João nasceu no Porto, Portugal e mora em Florianópolis. Além de coordenador cultural do O Sítio, é Mestre em artes visuais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especializado em Arte Pública e site Specific, pela Universidade Lusófona do Porto, foi professor-assistente na área de impressão em gravura, litografia, serigrafia na Escola Superior Artística do Porto. É professor efetivo de arquitetura na Universidade Estácio de Sá e expõem seu trabalho artístico regularmente. Viveu em várias cidades da Europa onde desenvolveu diversos projetos de arte pública e exposições coletivas e individuais.

 

Serviço

O que:  Abertura da exposição Habitar, de João Aires

Quando: 27 outubro (quinta-feira), às 19h. Visitação até 24 de novembro

Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis.

Quanto: Entrada gratuita.

Tags:

Deixe seu comentário

Blogspot Twitter