Festival ArtDeco

abril 19, 2013 | CINECLUBE

Florianópolis é uma das cidades a receber a quinta edição do festival ArtDéco de Cinema, entre os dias 13 e 19 de maio, na Fundação Cultural Badesc.

Este ano, o evento celebrará o “Pan-Brasileirismo”, a união de norte a sul deste país continental, para levar a arte e formar novos pólos da cena cultural. Além de Florianópolis, Belém, Brasília e São Paulo realizam a mostra simultaneamente.

O festival trabalha com a intenção de promover o cinema independente, simples e de alto nível, além da acessibilidade a todas as formas de cinema. O evento já se consolidou na cidade de São Paulo como um difusor da produção audiovisual de curta metragem não beneficiados por verbas de leis de incentivos ou editais públicos.

Na seleção dos filmes inscritos estão trabalhos de cineastas nacionais e internacionais pouco divulgados e, sobretudo, produções cujo mote vai de encontro com a política de defesa dos direitos humanos. Há produções das cinco regiões brasileiras, e estrangeiras de países como Egito, Espanha, Estados Unidos, Ghana, Bielorússia, Grécia, Holanda, entre outros.

O encerramento acontece na cidade de São Paulo, dia 21 de maio, onde os organizadores, produtores e diretores envolvidos vão se reunir para receber o prêmio decidido pelo júri especializado.

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 13, Festival ArtDeco

Uma mulher
A Woman
De Adel Oberto, Itália. 1min.
Ser uma mulher.

Amor à camisa
De Pablo Chasseraux , Brasil. 1min.
Sobre a paixão nacional que gera integração das mais diversas classes e gêneros, versa sobre compartilhamento de sentimento e informações de uma forma leve e divertida, como realmente a vida é e deve ser vivida.

Inspiração
De Bárbara Souza, Brasil. 3min.
O que está por dentro da cabeça das pessoas? Desejos, pensamentos positivos ou negativos, a mais louca imaginação… (ins)pirações do dia a dia… as vezes, não é seguro descobrir.

Life and hereafter
De Khaled Khella, Egito. 3min
Um humilde muçulmano deixa sua bicicleta quando ouve o chamado para a oração e um ladrão a rouba. O conflito entre pegar o ladrão ou continuar firme na oração.

Os grilos do sul gritam aurora
De Lucas Sá, Brasil. 2min.
Os grilos cantam e uma gota de sangue cai.

Pin-up
De Kirill Ermichev, Russia. 2min
Uma modelo pin-up posa para as lentes da câmera. Um pequeno cão com um vestido rosa salta e se junta a ela.

Sapato
De Herculano Almeida, Brasil. 2min.
Encontrou o sapato no lixo organico.

Uma curta chama
De Helton Paulino, Brasil. 1min.
As flores brotam… E depois murcham. As estrelas brilham… E um dia desaparecem. Esta terra, o sol… Mesmo esta galáxia e o universo inteiro um dia irão se findar… A morte virá algum dia. A vida de um ser humano comparada a tais coisas é apenas um mero piscar de olhos…

Boca fechada
De Elder Fraga, Brasil. 17min.
Monique (Gabriela Wazlawick) é uma patricinha que adora fortes emoções, em um dia resolve aceitar um convite de um chinês estranho (Tony Lee) para jantar na casa dele junto com sua esposa (Akemi Higashi), só que o que pareceria ser apenas uma curiosidade acaba acontecendo coisas estranhas nesse jantar. Monique resolve contar tudo para o barman (Ricardo Gelli), que já estava fechando o bar. O resultado dessa história é muita confusão, descobertas, violência e muito humor negro.
Breakfast
De Roman Bauer, Rússia. 8min.
Cada dia de vida tem um valor incrível. Cada momento da vida é um milagre que pode, repentinamente, acabar.

Davi e os aviões
De Pedro Achilles, Brasil, 11min.
Longe, a uma distância que só um avião pode chegar.

Freestyle chess
De Rudah Poran e Leandro Franz, Brasil. 6min.
Um homem e uma mulher em um jogo de conquista com lances surpreendentes.

O último lamento
De Alex Pizano, Brasil. 9min.
Ex-integrante de uma rede mafiosa, preste a ser executado, reflete sobre sua vida e as escolhas que moldaram toda a sua trajetória, até o dramático momento em que ele se encontra.

Postal pós-moderno
De Naiara Lemos, Brasil. 6min.
Lembrança de tudo aquilo que somos quando estamos longe de casa.

Prelúdio em sol maior
De Ana Paula Olentino , Brasil, 4min.
Um jovem rapaz, desgostoso do mundo, caminha pelas ruas de São Paulo sem perceber o cotidiano em sua volta, até ele pisar em uma poça d’água suja, o que o faz despertar de seus pensamentos, algo que pode mudar seu olhar sobre tudo o que vê.

Qualquer hora e dezessete
De Diego Sousa, Brasil. 18min.
Um executivo precisa realizar diversos rituais, todos com hora marcada, após receber uma previsão pessimista de uma cigana.

Raw
De Marcelo Bendotti, EUA, 5min.
Quando aquilo que você quer vem rápido demais.
Travessia
De Fernando Calabron, Brasil. 4min.
A transgressão da realidade através da procura de novas instâncias, onde estados concretos e fluidos criam um novo espaço a ser habitado.

Dia 14, Festival ArtDeco

Fotobiotridimensionalidade
De Henrique Monteiro, Brasil. 4min.
Ele invadindo o ambiente estático e bidimensional em um conjunto de fotografias, somos levados a uma viagem, observando ações do cotidiano solitário de um personagem, permeado de repetição e tédio, onde tempo e espaço parecem não pertencer um ao outro.

Free movements
De Mikhail Basov, Rússia. 6min.
Sementes que cobrem as ruas na primavera realizam sua dança orquestrado pelo vento. Mas uma semente não quer fazer parte desse bolo e dança contra todas as leis da física.

Living pictures
Fedor Sever, Rússia. 8min.

Vale do Piancó # Coremas
Tony Neto, Brasil. 5min.
Numa praia deserta, um jovem caminha decidido em direção ao mar. A Cada instante ele se aproxima e se afasta de sua própria tragédia, procurando um fim, um alívio. Já nasceu destinado.

Amor proibido
Maciel Brum, Brasil. 20min.
O filme conta a historia de Paulo (Paulo Vilela) um gay não assumido que divide um quarto com o amigo heterossexual Daniel (Thierry Figueira) e no decorrer da trama se descobre apaixonado pelo mesmo. Revoltado e surpreso ao descobrir a sexualidade do amigo, Daniel acaba afastando-se de Paulo que triste e magoado resolve se abrir com sua melhor amiga Marina (Giovanna Ewbank), que até então sem saber que Paulo é gay cultiva uma paixão por ele. A partir daí um mix de amor, ódio, preconceito e vingança, toma conta do enrredo.

Depois da curva
Helton Paulino, Brasil. 18min.
Paulo é um jovem e iniciante motorista que ao fazer uma viagem a trabalho se depara com uma série de situações que o fará reavaliar seus próprios sentimentos, colocando em xeque até a existência de uma antiga amizade.
Desconhecido íntimo
Alexandre Ingrevallo, Brasil. 20min.
André é artista plástico de 20 e poucos anos, filho único de Hélio e Vera, um casal de meia idade sem grandes pretensões, e namorado da jovem atriz de teatro Nina. Tudo vai andando no piloto automático e de maneira pouco emocionante, até o momento em que ele percebe que precisa entrar em contato com algumas questões internas importantes e decisivas.

Desvelo
Clarissa Rebouças, Brasil. 15min.
Luzia se apaixona por Léo, mas para viver esse amor precisa fugir da cidade em que vive e do ciúmes de seu ex namorado, Diogo . Durante o caminho, o casal passa por aventuras onde Luzia descobre a verdadeira identidade de Léo e conhece o que é o amor.

Um Diálogo de ballet
Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, Brasil. 8min.
Um senhor e um jovem acordam. O tempo passa. E para.

Dia 15, Festival ArtDeco

Detrás del espejo
Julio Ramos, Peru. 12min.

Do amor
Rodolfo Mendonça, Brasil. 5min.
Sem Alma, Cruel, Cretino, Descarado, Filho da Mãe

Found objects
Dawn Westlake, EUA. 12min.
Um conto de fadas sobre encontrar um lugar no sol.

Luminaris
Juan Pablo Zaramella, Argentina. 6 min.
Em um mundo controlado e programado pela luz, um homem tem um plano que pode mudar a ordem natural das coisas.

Mi ojo derecho
De Josecho de Linares, Espanha. 13min.
Zurdo manteve uma relação especial com a avó. Desde que ele foi embora para estudar, eles perderam o contato. No último dia do verão, Zurdo decide visitá-la com a intuição de que aquela, talvez, fosse a última vez.

Not less than 50 kg
De Maryna Artemenko, Ukrania. 12min.
Lesya luta contra os estereótipos da sociedade. Ela começa a lidar com seu próprio corpo, tentando ganhar peso.

Six
De Bahaa el Gamal, Egito. 18min.
Um gramofone quebra o silêncio, eles estão se vestindo para encontrar os amigos; ela está em busca de um colar de borboleta; ela encontra uma arma.

The man who fed his shadow
Mario Garefo, Grecia. 18min.
Um homem se apresenta em jantares de ricos, exibindo seu poder de alimentar a sua sombra que, curiosamente, é uma figura feminina.

Dia 16, Festival ArtDeco

Animador
Fernanda Chicolet & Cainan Baladez, Brasil. 20min.
Ligia trabalha num parque de diversões. Suspensa num brinquedo de bolinhas, espera enquanto as crianças tentam acertar o alvo para derrubá-la. Seu uniforme é uma fantasia.

A Mão que afaga
Gabriela Amaral Almeida, Brasil. 19min.
No aniversário de 9 anos de seu único filho, Lucas, a operadora de telemarketing Estela planeja uma festa que tem poucas chances de dar certo.

Chippendale
De Kamila Safina, Russia. 16min.
Mikhail, um antiquário, se depara com uma rara escrivaninha “Chippendale”. Após vencer todas as adversidades do tempo e da difícil negociação, sua própria ganância pode botar em risco, seu precioso negócio.

Frank’s tin car
De Nana Yaw Yeboah, Ghana, 4min.
Através da perspectiva do jovem Frank o que é lixo para uns é tesouro para outros. Nunca devemos subestimar o poder dos seres humanos, especialmente as crianças, em criar e inovar.

Nem que tudo termine como antes
De Mariana Martinez e Daniel Caselli, Brasil, 13min.
Com medo de que o amor acabe com a passagem do tempo, um casal apaixonado marca, desde o começo da relação, a data do término. Eles acreditam que interrompendo o relacionamento, irão manter o amor preservado, eterno. É chegada a data e cada um lida com ela a sua maneira.

Dia 17, Festival ArtDeco

Amor ao cubo
De Rafael Jardim, Brasil, 1min.
É possível agradar a todos? É possível amar a muitos?

Curtido no tempo
De Marco Escrivão, Brasil, 2min.
Da ampulheta à vida virtual em um minuto e meio. As transformações na relação homem, tempo, tecnologia e comunicação, mostrada de forma criativa e instigante.

Despejado
De Jotoni, Espanha. 1 min.
Poucas nuvens no céu. Algo brilha longe dali.

Drops
De Dénes Ruzsa, Hungria. 3 min.
Fragmentos de fusão. O que foi congelado antes, torna-se líquido; dissolve.

Horad
De Andrei Tokindang e Dzianis Mizhui, Bielo / Rússia. 4 min.
A história acontece em Minsk, capital da Bielorússia. A cidade está cheia de zumbis. A música de Recha torna-os normais, o que simboliza o poder de influência da arte na sociedade. Na cena final do vídeo, músicos de Recha deixam Minsk e vão salvar outros lugares com a sua música.

SP #5
De Carl Knickerbocker, EUA. 3 min.
Exploração de status, consumo e classe.

Terra, cuide dessa bola
De Cacinho, Brasil. 11 min.
O envolvimento e o cuidado com o meio ambiente, numa crítica ao consumo e ao desperdício.

The black
De Ivan Zolotukhin, Russia. 2 min.
Black Giant é um homem poderoso que luta contra o sistema. Filme baseado no poema de Sasha Chorniy “Burro Estilizado” e na música russa de Naum Bleek.

Vía tango
De Adriana Navarro Álvarez, Espanha. 2 min.
Vía Tango se passa no trem da fantasia, onde o inspetor se apaixona por uma passageira. Durante a viagem, ele tenta seduzi-la ajudado pelo ritmo do tango, mas para sua surpresa, outra mulher também o corteja. O trem torna-se uma pista de dança, resultante da imaginação do inspetor, lugar onde todos dançam e sonham.

AfroCariocas
De Aristóteles Kandimba, Brasil / Holanda. 5 min.
A experiência cotidiana de vários Afro-Brasileiros, nativos da cidade do Rio de Janeiro e de uma estudante Nigeriana de medicina. O filme é baseado nas comemorações do ano 2011, proclamado pelas Nações Unidas como o ano alusivo a todos descendentes de africanos, com o fim de combater os obstáculos existentes das desigualdades econômicas, sociais e raciais.

Áurea Moretti conta suas memórias da resistência
De Marco Escrivão, Brasil. 2 min.
Neste curtíssimo documentário, a lutadora Áurea Moretti perpassa questões de direitos humanos e lutas durante a ditadura militar brasileira.

Codinome beija-flor
De Higor Rodrigues, Brasil. 20 min.
Viver é correr riscos e com os relacionamentos aprendemos a viver. Há marcas que são levadas para o resto da vida.

Tcheco
De Boca Migotto, Brasil. 15 min.
Tcheco é brasileiro, descendente de italianos. Quando criança gostava de olhar através das vidraças da escola o mundo lá fora. Adolescente, ganhou o mundo, foi servir o exército brasileiro e acabou na Segunda Guerra Mundial, lutando na terra natal dos seus avós. Hoje, restringido pela idade, limita-se a apenas observar o mundo pela janela da sua casa.

Estrela radiante
De Fabiana Servilha, Brasil. 20 min.
Antonio, um homem humilde, não consegue compreender um mistério que envolve toda uma cidadezinha sobre o tal do monstro da floresta.

Véu
De Fernando Dias, Brasil. 14 min.
Ana está prestes a se casar com o grande amor de sua vida, mas um acidente muda todo o seu destino.

Dia 18, Festival ArtDeco

Continue?
De Leonardo Goulart, Brasil. 20 min.
Carlos é um adulto recluso aficionado por videogames antigos. Numa das raras vezes em que sai de casa, se depara com um cartucho que é seu maior desejo de consumo. Ao levá-lo pra casa, começa seu pior pesadelo.

Entrevista
De Gabriel Horn, Brasil / Espanha. 10 min.
Quatro homens com vidas marcadas pela presença de uma mulher contam suas histórias a um entrevistador.

Lugares comuns que nunca sonhamos
De João Gabriel de Queiroz, Brasil. 16 min.
Seguindo o conselho de sua tia, Baltazar decide se mudar para uma pensão.

Never forget
De Carolina Rodrigues, Brasil. 3 min.
Um noivo desprezado manda uma mensagem inesquecível a sua noiva.

Dia 19, Festival ArtDeco

O sacríficio de Julia Fake
De Gabriel Netto e Luciana Ramin, Brasil. 19 min.
Julia está no epicentro dos acontecimentos de conflitos familiares, crises existenciais, jogos de poder e diferenças sociais. Será que ela é a principal causa ou mais uma vítima?

A árvore da felicidade
The tree of Happiness
De Ivan Ustinov, Russia. 19 min.
O diretor de um orfanato quer separar um irmão e uma irmã, mas as crianças não concordam e fogem em busca da “Árvore da Felicidade”, que aprenderam dos contos de fada.

Tarde de Fútbol
De Miguel Pita, Espanha. 19 min
Após ser declarada inocente, Sara e sua advogada conversam sobre as circunstâncias da acusação.

*As sinopses dos filmes que serão exibidos durante o Festival ArtDeco foram cedidas pela organização do Festival. 

Tags: , , ,

Deixe seu comentário

Blogspot Twitter