Fundação Cultural Badesc recebe duas exposições que integram a 14ª Bienal Internacional de Curitiba – Polo SC

agosto 22, 2019 | LITERATURA

A Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis, recebe a partir do dia 31 de agosto duas exposições que integram a 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba – Polo SC. A abertura das mostras Índice, de Sérgio Adriano H. e Inventário, de Beatriz Rodrigues, acontece às 14h do sábado, dia 31. A entrada é gratuita e ambas vão poder ser visitadas até o dia 03 de outubro, de terça à sábado, das 12h às 19h.

Com curadoria de Francine Goudel, Juliana Crispe e Sandra Makowiecky, o artista Sérgio Adriano H., que vive e trabalha em Joinville/SC e São Paulo/SC, apresenta no espaço Fernando Beck a exposição Índice.

O processo criativo do artista é fundamentado em pesquisas teóricas e práticas acerca dos fluxos de informações, semântica, língua, linguagens digitais e a mais recente ferramenta de propagação de ideias, o fake news. O trabalho de Sérgio Adriano H. busca compreender como o “Sistema da Verdade” vem funcionando a serviço do poder, das religiões, dos interesses econômicos ou dos grupos que se perpetuam no topo da pirâmide da sociedade.

Índice reúne livros que fazem parte da formação de uma consciência histórica brasileira e outras materialidades, como utensílios de época, vestes infantis, fotografias e vídeos, que reforçam ainda na contemporaneidade os espaços nos quais os índices dessa exposição percorrem: o ocultamento/desvelamento do negro como produtor e partícipe da construção de nossa história.

Já no espaço Paulo Gaiad, a artista Beatriz Rodrigues, que vive e trabalha em Rio Grande/RS, apresenta a exposição Inventário. A mostra é resultado dos últimos dois anos de uma pesquisa poética feita pela artista sobre as ruínas, da qual ela se dedica há mais de dez anos.

Os trabalhos da exposição, com curadoria de Gustavo Reginato, partem da linguagem fotográfica, se desdobrando em instalações. Segundo a artista, a fotografia é apresentada em diferentes suportes, um vídeo e um livro de artista, editado pela Editora Caseira, com o título “Modos de habitar: diário de percurso”.

As duas exposições podem ser visitadas gratuitamente até o dia 03 de outubro, sempre de terça à sábado, das 12h às 19h, na Fundação Cultural Badesc que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba

A Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba realiza sua 14ª edição em 27 cidades de 11 países da América do Sul e Europa. No Brasil, as exposições são feitas em Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Brasília, São Paulo e Florianópolis.

Perfil dos artistas:

Sérgio Adriano H.: nascido em Joinville, em 1975, é artista visual, performer, pesquisador e produtor cultural. Vive, estuda e produz entre as cidades de Joinville/SC e São Paulo/SP. É formado em Artes Visuais, mestre em Filosofia (Faculdade de São Bento, integra o Grupo P.S. com a artista Priscila dos Anjos e tem obras em acervos públicos e particulares. Em 2014, foi selecionado como um dos 30 artistas mais influentes de Santa Catarina pelo livro Construtores das Artes Visuais: Cinco Séculos de Artes em Santa Catarina.

Beatriz Rodrigues: nascida em Rio Grande/RS, em 1984, é artista visual e arte educadora. Vive e trabalha em Rio Grande/RS. Especialista em Fotografia, práxis e discurso pela UEL/PR. Desenvolve pesquisa sobre sua prática pessoal em fotografia atrelada a diversos suportes, numa relação híbrida entre analógico e digital. É bacharel em História (FURG/RS, 2007), e também licenciada em Filosofia pela UFPEL/RS. Já participou de diversas exposições individuais e coletivas, nacional e internacionalmente.

Serviço: Abertura das Exposições Índice, de Sérgio Adriano H., e Inventário, de Beatriz Rodrigues – 14ª Bienal Internacional de Curitiba – Polo SC

Abertura: 31 de agosto, sábado, às 14h
Visitação: até 03 de outubro, de terça a sábado, das 12h às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC
Telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita.

Tags:

Deixe seu comentário

Blogspot Twitter