Gilles Deleuze é tema de curso gratuito na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis

outubro 3, 2019 | CURSO

A Fundação Cultural Badesc, em parceria com o Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, promove no sábado, dia 19 de outubro, a terceira aula do curso gratuito Esses Professores Incríveis e suas Aulas (in)Úteis.

Organizado pelo professor Rogério Rosa Rodrigues, os encontros mensais apresentam conteúdos programáticos com lições deixadas por grandes professores. Em cada aula um professor é convidado para participar.

Desta vez, o tema do encontro será a obra do filósofo francês Gilles Deleuze e a professora Elaine Schmidlin é quem irá ministrar a aula que acontece das 14h às 17h.

A entrada é gratuita, no entanto, as vagas são disponibilizadas por ordem de chegada. A última aula do ano está marcada para o dia 16 de novembro.

A Fundação Cultural Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro da Capital.

Gilles Deleuze

Nasceu no dia 28 de janeiro de 1925 em Paris, França e faleceu no dia 4 de novembro de 1995, na mesma cidade. Como filósofo exerceu seu pensamento em relação a domínios ou objetos heterogêneos levando em consideração não apenas a filosofia de diferentes épocas, mas também as ciências, as artes e a literatura. Sua abordagem elabora o conceito de pensamento diferencial e critica o pensamento da representação que subordina a diferença à identidade. É a diferença que torna possível compreender sua filosofia em suas dimensões ontológica, ética, política e estética.

Elaine Schmidlin

Professora no Programa de Pós-graduação e no curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Tem Pós-Doutorado pelo Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa; Doutora em Educação, linha de pesquisa Ensino e Formação de Educadores, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Mestrado em Educação, linha de pesquisa Arte Educação, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Graduação pela Escola de Belas Artes (EBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens UDESC/CNPq, em experimentações com a filosofia da diferença, a arte e a educação, nos seguintes temas: Formação docente e poética; paisagens e experiências docentes, ensino com e sobre arte.

Rogério Rosa Rodrigues

Professor do ensino superior desde 2001, Rogério Rosa Rodrigues atualmente leciona na Udesc, credenciado como docente de História e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em História do Tempo Presente. Eleito presidente da ANPUH-SC (Associação Nacional de História seção Santa Catarina) para gestão de 2018-2020 e Membro do Corpo Editorial como Editor da Seção Fonte da Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos para os anos 2019-2022. Atuou como chefe Editorial da Revista Tempo e Argumento. Já lecionou na Universidade Federal do Estado do Espírito Santo, em Vitória e na Universidade Estadual de Santa Cruz, na cidade de Ilhéus, Bahia. Atualmente desenvolve investigação de Pós-Doutorado como pesquisador vinculado ao Lateinamerika-Institut (LAI) da Freie Universität, Berlim, sob a supervisão da Profa. Dra. Débora Gerstenberger. Desenvolve pesquisas na área de História da Historiografia, História e Cultura Política e visual e História, história e literatura e movimentos sociais e messiânicos.

Serviço: Curso Esses Professores Incríveis e suas Aulas (in)Úteis

Data: 19 de outubro – sábado

Horário: 14h às 17h

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC

Telefone: (48) 3224-8846

Entrada gratuita, vagas disponibilizadas por ondem de chegada em cada dia

Tags:

Comments (1)

 

  1. patricia di loreto disse:

    interesante

Deixe seu comentário

Blogspot Twitter