Livro de poesias escritas no crioulo cabo-verdiano será lançado na Fundação Cultural Badesc

novembro 5, 2019 | LITERATURA

O poeta e músico Ailton Moreira, natural de Cabo Verde, lança no dia 16 de novembro o livro Pingu di Speransa na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. O evento gratuito marcado para às 15h conta ainda com diversas expressões artísticas de africanos e brasileiros, como músicas e declamações de poesias. No sábado o livro poderá ser adquirido pelo valor de R$ 25.

A obra é composta por 51 poesias originalmente escritas no crioulo cabo-verdiano e que retratam o cotidiano das ilhas de Cabo Verde nos seus mais variados aspectos. O título é homônimo a um dos poemas do autor, homenageando o povo do interior daquelas ilhas, que buscam sustento na agricultura de sequeiro, uma atividade árdua e ao mesmo tempo faz parte da identidade do povo.

Emigração, amizade, críticas sociais e o romantismo crioulo são outras temáticas presentes na publicação que tem o prefácio escrito pelo músico e poeta cabo-verdiano Romeu di Lurdes e o posfácio pelo poeta costa-marfinense Yeo N’Gana.

E com a intenção de tornar a literatura mais acessível e inclusiva, todas as poesias presentes na obra foram gravadas pelo autor e estão disponíveis no QR Code estampado na capa do livro.

A Fundação Cultural Badesc fica Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

O autor

Ailton João Gonçalves Moreira (1994) nascido na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, é poeta e músico. Tem formação como Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental pela UFSC. Em 2017 participou da Antologia Versus na Kriolu e organiza diversas atividades culturais, levando a cultura cabo-verdiana e africana à comunidade brasileira. Atualmente participa do Núcleo Lev’arte Brasil, em Florianópolis.

Serviço: Lançamento do livro Pingu di Speransa, de Ailton Moreira

Data: 16 de novembro – sábado

Horário: 15h

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC

Entrada gratuita

Livro será comercializado pelo valor de R$25

Tags:

Deixe seu comentário

Blogspot Twitter