Exposição Palavras Compartilhadas, de Rosana Ricalde

março 27, 2014 | Sem categoria

Mostra apresenta 21 trabalhos com inspiração em textos de livros 

1902725_466770460118428_1141715202_n

A Fundação Cultural Badesc abre na quinta-feira, dia 27 de março, quinta-feira, às 19 horas, a exposição Palavras compartilhadas, de Rosana Ricalde, do Projeto Arte Sesc.

A artista apresenta nesta mostra momentos relacionais entre a escrita e três motivos: imagem, paisagem e construção textual. Reunidos sob as séries intituladas Contrapoemas, Auto-retratos, Provérbios, O tempo muda tudo, Mar Egeu/Mar Vermelho e os Manifestos, são 21 trabalhos, com inspiração em textos de livros.

A reconstrução das palavras trafega da forma literária para a forma visual. Ao apropriar-se de textos teóricos ou poéticos, a artista apresenta uma nova leitura da linguagem, remetendo o espectador ao poder da palavra ao longo dos tempos, assim seus trabalhos evocam geografias, histórias e filosofias.

O percurso da artista, repleto de processos particulares e universais, é também ligado às vanguardas da arte conceitual, aos movimentos artísticos do século 20, como o dadaísmo, a poesia concreta, o surrealismo, em uma flagrante confluência de elementos contemporâneos.

Atuante desde 1994 em exposições colheitas e individuais no Brasil e exterior, a artista realiza seu trabalho através de materiais de diversas texturas e efeitos para suporte de sua escritura. Rosana é graduada em gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em ciência da arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em ciência da arte pela Universidade Federal Fluminense.

O quê: Exposição – Palavras compartilhadas, de Rosana Ricalde. Quando: abertura dia 27 de março, quinta-feira, às 19 horas. Visitação até 17 de abril, de segunda a sexta, das 12h às 19h. Onde: Fundação Cultural Badesc. Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis. Quanto: gratuito.

Tags:

Deixe seu comentário

Blogspot Twitter