Perfomance de dança acessível terá apresentação gratuita na Fundação Cultural Badesc

março 14, 2020 | Sem categoria

A Fundação Cultural Badesc recebe no sábado, dia 21 de março a apresentação da performance premiada internacionalmente, UNO. Executada pela argentina Dominique Melhem e pelo alemão Roland Walter, a dança acessível está marcada para as 15h e a entrada é gratuita.

Dominique e Roland se conheceram em 2014 durante um workshop de dança em Berlim, na Alemanha.

Na época eu estudava dança e performance na cidade e lembro que quando nos conhecemos tivemos uma conexão e cumplicidade particular. E no último dia de curso Roland escreveu um texto, utilizando o tradutor do Google e perguntou se gostaria de desenvolver um trabalho de dança junto com ele. E na hora disse que sim”, lembra Dominique que mora desde a metade de 2018 em Florianópolis.

E foi a partir de então que eles começaram a dar início ao processo criativo, sempre movidos pelo forte desejo de unidade, de ser um ser só juntos, durante a dança.

Como falamos idiomas diferentes e devido as dificuldades de fala de Roland, começamos a buscar formas para nos comunicar através do contato físico, sons e de movimentos, criando assim uma linguagem particular e própria que resultou no UNO”, explica Dominique.

A parceira de dança conta ainda que durante o processo de criação não houve intervenção externa e tudo foi desenvolvido pelos dois através do diálogo corporal e da improvisação, sem o uso da fala.

Algumas vezes contamos com a ajuda dos assistentes pessoais de Roland que atuam como tradutores quando algo preciso ser realmente falado”, destaca.

Roland tem quadriplegia espástica, uma paralisia cerebral que afeta todo o corpo e a fala.

Dança para quebrar barreiras

O trabalho surge a partir de um desejo de unidade, do encontro entre dois humanos que não se comunicam verbalmente, mas utilizam seus corpos em movimento como um veículo para explorar formas de comunicação que transcendem as formalidades de linguagem.

Acreditamos no potencial transformador da dança e a utilizamos para servir ao nosso propósito de oferecer e compartilhar o que descobrimos dentro do nosso vínculo humano: uma nova possibilidade de ser e de estar em relação ao outro”, destaca Dominique.

Para a dupla, a dança é um profundo contato corporal que permite com que eles possam experienciar e evidenciar o que nem mil palavras seriam capazes de tocar.

Por isso usamos o movimento como ferramenta única e através dela queremos questionar e derrubar paradigmas que nos limitam e ao mesmo tempo consolidar um olhar para a igualdade, respeito, inclusão, amor e para a vida”, completa Dominique.

A Fundação Cultura Badesc fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, bem no Centro de Florianópolis. Todas as atividades na Fundação são gratuitas.

Premiações da Performance

Apresentação foi agraciada com o primeiro prêmio coreográfico no Dança Mobile Festival de Dança Acessível, Sevilla, Espanha, no ano de 2018.

Edição de 2019 do Korea International Festival of Accessible Dance, em Seoul, na Coreia do Sul.

Em 2017, recebeu prêmio na Maraton de Performance, em Buenos Aires, na Argentina.

Sobre os artistas

Dominique Melhem: natural da Argentina, Dominique é artista de performance, dançarina e pedagoga. Atualmente mora no Brasil, onde é professora e estudante do curso de Pedagogia. Formou-se em Performance e em Dança Contemporânea entre Berlim, Viena e Buenos Aires (2012-2016). Artista ganhadora da bolsa DanceWeb para participar do Festival IMPulsTanz – em Viena, 2016. Dominique luta pela inclusão social, pela igualdade de direitos e pela união, compartilhando com o mundo a sua forma particular de descobrir a liberdade interior e de explorar caminhos criativos de expressão.

Roland Walter Roland: nasceu em 1963 em Magdeburg, Alemanha. Durante o parto, teve falta de oxigênio que causou a sua condição de paralisia espástica. De 1991 até 2001 trabalhou como guia de jovens, e a partir daí até 2011, como orador público. Em ambas atividades, Roland identificou vias para a inclusão e oportunidades para reduzir inibições com pessoas com incapacidades. Através dessas experiências, começou a trabalhar como artista em 2009, sendo a performance o seu meio principal para comunicar-se com o mundo. Atua também como fotógrafo, modelo e escritor. Atualmente trabalha em colaboração com diversos artistas ao redor do mundo, inspirando pessoas a mudarem as suas perspectivas de vida.

Serviço: Performance UNO na Fundação Cultural Badesc
Data: 21 de março, sábado
Horário: 15h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro de Florianópolis