Pesquisadora alemã apresenta vídeo inédito sobre a construção de Brasília na Fundação Cultural Badesc

novembro 29, 2018 | CINECLUBE

 

O vídeo apresenta imagens inéditas sobre as impressões de uma delegação política alemã em visita ao Brasil no período da construção de Brasília e também registros raros das cidades visitadas (Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ouro Preto, São Paulo, Santos, Rolândia, Curitiba e Porto Alegre), da arquitetura moderna ou barroca, da paisagem e do mar. Com respeito a situação geral, as anotações de Wilhelm Dröscher, pai da pesquisadora, demonstram o interesse pela diversidade étnica e cultural do Brasil.

Após a exibição do vídeo de 40 minutos, com os textos originais traduzido e narrado em português pelo professor João Klug (UFSC), acontece um bate-papo com mediação do professor do Departamento de História da Udesc, Rogério Rosa Rodrigues. A entrada é gratuita e o evento, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Udesc, está programado para começar às 15h30.

De acordo com o professor mediador, Bárbara veio para o Brasil para participar de um ciclo de palestras sobre a pesquisa que ela fez nos arquivos pessoais do pai: um político que visitou o Brasil em 1959. Durante sua visita fotografou e filmou a construção de Brasília e registrou suas impressões em um diário pessoal. A partir da história do pai Bárbara propõe uma comparação entre a modernização brasileira e a alemã durante o período conhecido historicamente como milagre econômico, ou seja, aquele de reconstrução da economia do país após remontar os destroços causados pela Segunda Guerra Mundial. Ao destacar o papel que o Brasil teve na modernização alemã, ela inverte a concepção usualmente pensada por nós das relações internacionais entre os dois países.  “É um tema bem cativante e convidativo para um público acadêmico e não acadêmico”, destaca Rosa.

 

Perfil

Barbara Dröscher é formada em Ciências Literárias pela Universidade Livre de Berlin (Freie Universität Berlin). Seu doutorado em germanística foi sobre a poética da autora da República Democrática Alemã (RDA), Christa Wolf. Após viver três anos em Nicarágua se dedicou a Literatura Latino-Americana e ensinou no Instituto de Estudos Latino-Americanos da Freie Universität Berlin. Fez sua habilitação em Literatura Latino-Americana e Comparada.

 

Serviço: Palestra e exibição do vídeo JK conquista a Alemanha com a pesquisadora alemã Bárbara Dröscher

Data: 6 de dezembro de 2018 – quinta-feira

Horário: 15h30

Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC

Telefone: (48) 3224-8846

Entrada gratuita

 

Tags:

Deixe seu comentário

Blogspot Twitter