Prêmio Máscara de Bamba 2019 será entregue na Fundação Cultural Badesc

abril 2, 2019 | Sem categoria

 

O grupo Oficina Crítica do Carnaval entrega no dia 06 de abril, sábado, às 14h30, na Fundação Cultural Badesc, o prêmio Máscara de Bamba que reconhecerá cinco iniciativas que valorizaram e contribuíram para a realização do Carnaval 2019. Na ocasião também será apresentado o Diagnóstico do Carnaval 2019, documento com dados coletados pelos integrantes do grupo, antes, durante e depois do carnaval.

“A importância do diagnóstico do carnaval da nossa cidade, enquanto produto intelectual desse grupo, reside na sua função de identificar fragilidades e obstáculos para que se consiga compreender mais e melhor, quais as grandes vocações e potencialidades, no carnaval de Florianópolis e, de que forma isso possa nos levar a construir uma sociedade mais empreendedora, mas também economicamente sustentável e, socialmente responsável”, declara o carnavalesco Marcelo Machado.

 

Os agraciados com o prêmio Máscara de Bamba são:

– Charles Colzani – produtor do concurso de fantasias do clube 1º de Junho – único concurso de fantasias da Grande Florianópolis.

– TV Pedra Branca – Transmitiu o desfile do Grupo de Acesso das Escolas de Samba da Grande Florianópolis.

– Clube do Samba de Terreiro – Iniciativa do músico Carlos Raulino em manter viva a tradição do samba.

– Camarote Exclusivo – O único camorote da passarela do Samba Nego Quirido que abriu as portas às 17h, mesmo horário que iniciou o desfile das Escolas de Samba do Grupo de Acesso. Os demais abriram após às 21h.

– Divisão de Educação Ambiental da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), por utilizar o espaço de limpeza de pista entre os desfiles das escolas de samba para alegoricamente promover a educação ambiental.

 O Grupo

O Oficina Crítica do Carnaval (OCC) é um movimento social organizado por profissionais e estudiosos, ligados direta ou indiretamente às manifestações carnavalescas da capital catarinense e que mantém o debate entre as várias fronteiras com as quais esta manifestação cultural realiza: economia criativa, memória cultural, políticas públicas, cidade e manifestações culturais.

O Grupo foi lançado em 2016 quando da realização do 1º Colóquio Carnaval de Florianópolis em Debate, no museu da Escola Catarinense. Neste evento foi produzido  o Manifesto ao Carnaval de Florianópolis, que reivindica ações para preservação e manutenção adequadas com a organização do carnaval na capital.

Integram o grupo OCC Adriana Rosa (atriz especialista em políticas públicas culturais), Carmem Fossari (teatróloga), Cristiana Tramonte (socióloga e historiadora do carnaval de Florianópolis), Graça Carneiro (arte educadora), Jorge Lautert (administrador do blog Na Avenida), Luis Fernando Albalustro (consultor cultural e carnavalesco), Marcelo Machado (arte educador, artista visual e carnavalesco), Michela R. Goulart (pedagoga), e Sandra Makowiecky (historiadora, crítica de arte e diretora do Museu Escola de Santa Catarina).

Serviço:

O que: Apresentação do Diagnóstico do Carnaval 2019 e entrega do Prêmio Máscara de Bamba, pelo grupo Oficina Crítica do Carnaval

Quando: 06/04, sábado, às 14h30.

Onde: Fundação Cultural Badesc- Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Entrada gratuita

 

 

Tags:

Deixe seu comentário

Blogspot Twitter