Último encontro do curso de história da arte é realizado na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis

outubro 29, 2019 | CURSO

A quinta e última aula do curso Fantasmagorias da Obra de Arte a partir do Pensamento de Aby Warburg é realizada no dia 09 de novembro, sábado, na Fundação Cultural Badesc. Uma parceira com o Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGAV/UDESC), o curso é ministrado pelas professoras doutoras em história Rosângela Cherem e Thays Tonin. O encontro é das 15h às 17h e as vagas são disponibilizadas por ordem de chegada.

No encontro, as mediadoras estabelecem relações entre a história da arte, o pensamento do historiador de arte alemão Aby Warbug e exposições já realizadas na Fundação Cultural Badesc. Centrada no pensamento de Warburg, a aula também leva em consideração as questões relacionadas à impureza do tempo e sua relação com a obra de arte.

Os participantes interessados em realizar leitura prévia do material, podem solicitar os textos complementares, através do e-mail fundacaoculturalbadesc@gmail.com. Uma professora convidada, também está confirmada para o encontro, a fim de apresentar paralelos entre os estudos de Warburg com a arte contemporânea.

Organizadoras

Rosângela Cherem:  Doutora em História pela USP (1998) e Doutora em Literatura pela UFSC (2006); Profa. Associada de História e Teoria da Arte no Curso Artes Visuais e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais no CEART- UDESC; coordenadora do Grupo Imagem-acontecimento; orienta, possui pesquisas e publicações sobre História das Sensibilidades e Percepções Modernas e Contemporâneas; atualmente desenvolve pesquisa intitulada Acervos e Arquivos Artísticos em Santa Catarina, Implicações e Conexões.

Thays Tonin: é bacharel e licenciada em História pela – UFSC (2014), mestre em História pela UFSC (2015), tem doutorado pela Università degli Studi della Basilicata (ITA). É pesquisadora da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), intitulada Mediterranean Cultural Landscapes and Communities of Knowledge. Em 2016, estudou Latim em Fontes Renascentistas e fez parte da pesquisa de doutorado no The Warburg Institute, vinculado a Universidade de Londres.

Quem foi Aby Warburg?

Abraham Moritz Warburg (13 de julho de 1866 – 26 de outubro de 1929), mais conhecido como Aby Warburg, foi um historiador de arte alemão, célebre pelas suas contribuições nos estudos sobre o ressurgimento do paganismo no renascimento italiano. Suas obras completas remontam a vários volumes, mas seu projeto mais ambicioso, Atlas Mnemosine, se constitui em uma coleção de imagens com pouco ou nenhum texto.

Serviço: Curso Fantasmagorias da Obra de Arte a partir do Pensamento de Aby Warburg, ministrado por Rosângela Cherem e Thays Tonin
Data: 09 de novembro – sábado
Horário: 15h às 17h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC
Entrada gratuita. Vagas limitadas e disponibilizadas por ordem de chegada.