testa publicações

MEMÓRIA DO ESPAÇO FERNANDO BECK | em processo

05 DE FEVEREIRO DE 1991 A 2005

O projeto resgata a história do Espaço Fernando Beck, essencial à memória das Artes em Florianópolis. Em 05 de fevereiro de 1991, a Diretoria e os funcionários da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. – BADESC inauguraram com a Exposição Coletiva de Verão, um Espaço Cultural no hall da sua sede, então instalada na Avenida Mauro Ramos. A mostra contou com as obras de Eli Heil, Hassis, Meyer Filho, Pléticos Rodrigo de Haro, Semy Braga, Suely Beduschi e Vera Sabino. Nascia assim, um espaço expositivo que durante décadas fomentou o circuito das Artes.

Em 12 de março de 1991, com o lançamento do livro do artista Rodrigo de Haro, foi descerrada a placa de batismo do espaço, com o nome Fernando Beck. O nome foi uma homenagem a um colega que havia falecido há pouco tempo. Fernando Beck não era artista, mas seu nome acabou se tornando referência para as Artes Visuais no Estado.

O Espaço foi conduzido de 1991 a 2005 por Neusa Barbi, bibliotecária do BADESC; acompanhou a mudança de sede da Agência para o casarão eclético da Rua Almirante Alvin, em novembro de 2001 e se tornou referência, principalmente pela edição anual de um edital respeitado e concorrido. Em 2005, por proposta de seus funcionários, a Diretoria do BADESC, que tinha como presidente Renato Vianna, criou a Fundação Cultural BADESC, que passou a abrigar o Espaço Cultural Fernando Beck. O ato teve a aprovação do Governador do Estado Luiz Henrique da Silveira, através da Lei nº 13.438. Assim, em 28 de março de 2006, a Cidade e o Estado receberam esse importante equipamento cultural, desde então instalado no conhecido casarão histórico, tombado pelo patrimônio municipal, que foi residência da família do Presidente Nereu Ramos.

Os registros abaixo foram resgatados e organizados por Bianca Justiniano, Carolina Ramos, Eneléo Alcides, Franchêscolli Gohlke e Helena Zanin. Esta é uma página que ficará em permanente construção, visando ampliar ao máximo o registro histórico do Espaço Cultural Fernando Beck.

INAUGURAÇÃO DO ESPAÇO

1991