testa publicações

MEMÓRIA DA FUNDAÇÃO CULTURAL BADESC | em processo

28 DE MARÇO DE 2006 A 2014

Em 28 de março de 2006, a exposição Nereu Ramos: Memória Política, que teve curadoria de Neusa Barbi, abriu a série de exposições na Fundação Cultural BADESC. A primeira mostra no casarão, que fica no centro de Florianópolis, prestou uma homenagem para o antigo morador do local.

Naquele ano, o então presidente da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S.A. – BADESC, Renato de Mello Vianna, teve a honra, junto com o ex-governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (in memoriam), inaugurar a restauração da casa, onde residiu o ex-governador Nereu de Oliveira Ramos.

E no texto presente no folder da mostra, Vianna explica sobre o começo das atividades do espaço cultural. “Ao iniciar suas atividades com a exposição Nereu Ramos: Memória Política, a Fundação Cultural BADESC, atende duas antigas expectativas: consolidar um espaço de convergência para o debate e à produção cultural e artística catarinense e prestar uma justa homenagem a um dos mais significativos políticos que o Estado de Santa Catarina já produziu”, escreveu Vianna.

E passados 15 anos, a Fundação é considerada um dos espaços expositivos e culturais mais conceituados de Santa Catarina. Prova disso são os números das atividades culturais gratuitas realizadas ao longo desses anos.

Abaixo estão os registros de 2006 até 2014 de atividades realizadas na Fundação Cultural BADESC resgatados e organizados por Bianca Justiniano, Carolina Ramos, Eneléo Alcides, Franchêscolli Gohlke, Helena Zanin. Esta é uma página que ficará em permanente construção, visando ampliar ao máximo o registro histórico da Fundação. Para além deste material, o site também abriga a página Acervo Virtual, onde estão organizados os registros das exposições que passaram pela Fundação Cultural BADESC, bem como edições especialmente preparadas para o site.