CINECLUBE AGOSTO

03 de agosto, segunda-feira, 19h, Imagens do Desejo

A liberdade é azul, de Krzysztof Kieslowski

A liberdade é azul

(Three Colours Blue) de Krzysztof Kieslowski. França. 1993. 100min. Drama. 14 anos. Com Juliette Binoche, Benoit Regent e Florence Pernel.
Após um trágico acidente em que morrem seu marido e sua filha, a famosa modelo Julie decide renunciar sua própria vida.

Dia 04, terça-feira, 19h, Cine Alemão Mostra Wim Wenders

O amigo americano, de Wim Wenders

O Amigo Americano

(Der amerikanische Freund) de Wim Wenders. Alemanha, França. 1977. 125min. Suspense. 14 anos. Com Dennis Hopper, Bruno Ganz e Lisa Kreuzer.
Jonathan é um pacato moldurista  que tem um áspero contato com Tom Ripley, em um leilão. Jonathan desconfia que está sofrendo de uma moléstia incurável, quando recebe uma inacreditável proposta de um gângster.

Dia 05, quarta-feira, 19h, ART 7

Por volta da meia noite, de Bertrand Tavernier

Por volta da meia noite

(Round Midnight) de Bertrand Tavernier. EUA, França. 1986. 133min. Drama. Sem classificação. Com Dexter Gordon, François Cluzet e Grabrielle Hake. Tema: Música e drama. Talentoso saxofonista se apresenta no clube Blue Note. Fã parisiense, apreciador das sonoridades do músico, estabelece uma amizade com ele.

Dia 06, quinta-feira

NÃO HAVERÁ SESSÃO: ABERTURA DE EXPOSIÇÃO NO ESPAÇO 2

Dia 07, sexta-feira, 19h, Cine Africano

Jaguar, de Jean Rouch

Jaguar

De Jean Rouch. França. 1967. 91min. Documentário. Livre.
A história de três rapazes que deixam sua cidade natal na Nigéria e vão para Gana em busca de fortuna.

Dia 10, segunda-feira, 19h, Cine Francês Aliança Francesa

LA FORET DES PLUIES LUC JACQUET

Era uma vez na floresta

(Il était une forêt) de Luc Jacquet. França. 2013. 78min. Documentário. Sem classificação.
Uma descoberta sem precedentes de florestas tropicais primárias.

Dia 11, terça-feira, 19h, Cine Alemão Mostra Wim Wenders

Um truque de luz, de Wim Wenders

Um truque de luz

(A trick of the light) de Wim Wenders. Alemanha. 1995. 79min. Drama. Livre. Com Nadine Buettner, George Inci e Udo Kier. ico de projetores de cinema viaja pela Alemanha visitando cinemas desativados quando encontra um homem recém separado. Eles ficam amigos e resolvem viajar juntos.

Dia 12, quarta-feira, 19h, ART 7

Bird, de Clint Eastwood

Bird

de Clint Eastwood. EUA. 1988. 161min. Biografia, drama. Sem classificação. Com Forest Whitaker, Diane Venora e Michel Zelniker. Tema: Música e drama.
Narrativa baseada na biografia do jazzista americano Charles “Bird” Parker, sua arte e sua vida, cercada de drogas, álcool e casos amorosos.

Dia 13, quinta-feira, 19h, Imagens Políticas

A margem, de Ozualdo Candeias

A margem

De Ozualdo Candeias. Brasil. 1967. 96min. Drama. 14 anos. Com Mário Benvenutti, Lucy Rangel e Ana F. Mendonça.
Na favela às margens do Rio Tietê, em São Paulo, trágicas histórias de amor têm lugar.
Convidada: Luana Amorim, diretora e produtora cinematográfica, formada no curso de Cinema e Realização Audiovisual pela Unisul.

Dia 14, sexta-feira, 19h, Sessão Divã

Attila Marcel, de Sylvain Chomet 2

Attila Marcel

De Sylvain Chomet. França. 2013. 102min. Comédia. 12 anos. Com Guillaume Gouix, Anne Le Ny e Bernadette Lafont. Paul, após a perda dos pais, aos dois anos, nunca mais falou. Levando uma vida pacata, aos trinta anos, ele se transforma ao conhecer a extravagante vizinha do quarto andar, que o ajuda a investigar o passado e a superar seus problemas.
Convidadas: Michele Brofman e Isabela Karina dos Santos, psicanalistas – Fórum do Campo Lacaniano de Florianópolis (em formação).

Dia 17, segunda-feira, 19h, O filme que eu gostaria de ter feito

A dança da realidade, de Alejandro Jodorowsky

A dança da realidade

(La Danza de la Realidad) de Alejandro Jodorowsky. Chile. 2013. 130min. Drama. Sem classificação. Com Brontis Jodorowsky, Alejandro Jodorowsky e Adan Jodorowsky.
A cinebiografia de Alexandro Jodorowsky explora as aventuras e as buscas da sua vida.
Convidada: Vanessa Neuber (figurinista, produtora, designer e professora de Moda).

Dia 18, terça-feira, 19h, Cine Alemão Mostra Wim Wenders

No decurso do tempo, de Wim Wenders

No decurso do tempo

(Im Lauf der Zeit) de Wim Wenders. Alemanha. 1976. 168min. Drama. 14 anos. Com Rüdiger Vogler, Hanns Zischler e Lisa Kreuzer.
Um técnico de projetores de cinema viaja pela Alemanha visitando cinemas desativados quando encontra um homem recém separado. Eles ficam amigos e resolvem viajar juntos.

Dia 19, quarta-feira, 19h, ART 7

Lets get lost, de Bruce Weber

Let’s Get Lost

De Bruce Weber. EUA. 1988. 120min. Documentário. Sem classificação. Com Chet Baker, William Claxton, Russ Freeman. Tema: Música e drama.
Documentário sobre a vida do jazzista Chet Baker. Entrevistas com amigos, parentes e até amantes do músico  viciado em drogas.

Dia 20, quinta-feira, 19h, Cine Infância

Territorio do brincar, de David Reeks e Renata Meirelles

Território do brincar

De David Reeks e Renata Meirelles. Brasil. 2015. 90min. Documentário. Livre.
O projeto Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.

Dia 21, sexta-feira, 19h, Psicanálise vai ao cinema

O livro de cabeceira, de Peter Greenaway

O Livro de Cabeceira

(The Pillow Book) de Peter Greenaway. Reino Unido/França/Holanda/Luxemburgo. 1996. 126min. Drama. 18 anos. Com Ewan McGregor, Vivian Wu e Ken Ogata. Orfã de mãe, Nagiko cresceu em uma tradicional família japonesa, sendo criada pelo pai, com o auxílio da tia. A cada aniversário da jovem, seu pai escreve bênçãos em seu rosto e nuca enquanto a tia lê um antigo manuscrito.
Convidado: Leonardo Scofield, psicanalista.

Dia 24, segunda-feira, 19h, Cine Francês Aliança Francesa