Cineclube da Fundação Cultural Badesc apresenta curtas-metragens de Eric Rohmer

rohmer-eric-02-g

No dia 6 de setembro, terça-feira, o Cineclube da Fundação Cultural Badesc recebe quatro curtas-metragens do renomado cineasta francês, Eric Rohmer. Seu estilo pode ser vislumbrado nas obras selecionadas: Charlotte e seu Bife, Verônica e o Traquinas, A Padeira do Bairro e As Metamorfoses da Paisagem.

Rohmer, que começou a fazer filmes na década de 60, integra a Nouvelle Vague francesa, movimento de vanguarda que inclui cineastas como Jean-Luc Godard e Jacques Rivette. Sua influência como crítico e pensador do cinema também se deu pelas páginas da revista Cahiers du Cinéma, publicação que congregava outros membros da NouvelleVague, e que ele dirigiu durante seis anos.

A sessão inicia às 19h e a entrada é gratuita.

 

SINOPSES

Verônica e o Traquinas (Véronique et son Cancre). França. 1958. 18 min. Comédia. Sem classificação. Nicole Berger, Stella Dassas e Alain Delrieu.

Jovem tutora tenta ensinar matemática e redação a seu novo aluno, mas é contrariada pela teimosia e espirituosidade dele.

 

A Padeira do Bairro (La Boulangère de Monceau). França. 1963. 23 min. Drama. Livre. Com Barbet Schroeder, Claudine Soubrier e Michèle Girardon.

Jovem sente-se atraído por uma garota que vê todos os dias na rua, mas quando enfim toma coragem de se aproximar, ela desaparece. Enquanto espera que ela reapareça, passa a frequentar uma padaria, onde acaba conhecendo uma jovem atendente.

 

Charlotte e seu Bife (Charlotte et Son Steak). França. 1960. 10 min. Drama. Sem classificação. Com Jean-Luc Godard, Stéphane Audran e Anna Karina.

Charlotte está de partida. Antes de pegar o trem, ela vai ao seu apartamento para uma refeição ligeira – um bife. Walter a acompanha; o curto espaço de tempo em que Charlotte prepara seu bife representa para ele a oportunidade de acertar as coisas com ela.

 

As Metamorfoses da Paisagem (Les Métamorphoses du Paysage). França. 1964. 23 min. Documentário. Sem classificação.

Questões sobre o significado de paisagens modernas e as enigmáticas características de funcionalidades, tais como canais, torres e fábricas desertas.

 

 

Serviço
O que: Sessão Curtas – Curtas-metragens de Eric Rohmer
Quando: 6 de setembro, terça-feira às 19h
Local: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – telefone: (48) 3224-8846
Quanto: Entrada gratuita

Compartilhe este post: