Mostra de Cinema Espanhol chega a Fundação Cultural Badesc

cinema atual espanholA Mostra de Cinema Atual Espanhol que percorre este ano 13 estados brasileiros é exibida em Santa Catarina dos dias 8 a 11 de novembro (quarta a sábado), na Fundação Cultural Badesc.O Cineclube da instituição apresenta gratuitamente cinco filmes espanhóis contemporâneos.

A Mostra que é uma parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil e a Sociedade Cultura Brasil-Espanha tem o objetivo de valorizar a diversidade cultural e linguística da Espanha e de suas diferentes comunidades. Os sucessos serão apresentados em versões originais, com legenda em português.

A programação começa na quarta-feira com Felizes 140, filme premiado no 33 Miami International Film Festival 2016, nos Estados Unidos, e no Festival Internacional de Punta Del Este 2016, no Uruguai.  A comédia dramática narra a história de Elia, que reúne amigos e familiares em uma casa luxuosa de uma zona rural para a comemoração de seus 40 anos. Durante a festa, ela anuncia que foi ganhadora de um prêmio de 140 milhões de euros.

Na quinta-feira o público da mostra confere a comédia A minha Grande Noite. O longa recebeu os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Ator (Raphael) no Latin Beat Film Festival 2015, no Japão, entre outros.

Destaque na seleção dos festivais de San Sebastian e de Mar Del Plata, em 2014, e indicado aos Prêmios Fénix de Melhor Documental e Fotografia Documental, em 2015 Nem Tudo é Vigília, será exibido na sexta. O filme gira em torno de Antonio e Felisa, que vivem juntos num pequeno povoado há mais de 60 anos. Com a saúde cada vez mais frágil, os dois veem a ameaça de ter de abandonar sua casa e ir para um lar de idosos.

Noite de Verão em Barcelona e Truman são os títulos escolhidos para o sábado. Indicado aos prêmios Feroz e Gaudí do cinema espanhol, Noite de Verão em Barcelona traz seis histórias de amor entrecruzadas, todas na noite do dia 18 de agosto de 2013, quando o cometa Rose cruzou a cidade de Barcelona. Truman é uma coprodução de Espanha e Argentina, com direção de Cesc Gay. O longa foi destaque na edição dos Prêmios Goya, equivalente espanhol do Oscar, em 2016 e recebeu 30 troféus, entre eles de Filme, Diretor, Roteiro Original, Ator Principal (Ricardo Darín) e Ator Coadjuvante (Javier Cámara).

A Mostra de Cinema Atual Espanhol passa também pelas cidades de Porto Alegre, Belém, São Paulo, Recife, Manaus,Salvador, Curitiba, Brasília, Vitória, Aracajú, Belo Horizonte e Goiânia.

Programação da Mostra Cinema Atual Espanhol 2017

Quarta-feira, dia 8, às 19h
Felizes 140 (2014)
Direção de Gracia Querejeta