Coletiva Floripa na Foto será apresentada na Fundação Cultural BADESC

FLORIPANAFOTO

32 artistas participam da exposição gratuita que abre na quinta-feira, 17 de novembro, em Florianópolis

A 7ª Coletiva Floripa na Foto é mais uma exposição inédita que a Fundação Cultural BADESC recebe em 2022. Com curadoria de Ana Soukef e Lucila Horn, a mostra, que abre na quinta-feira, 17 de novembro, vai reunir uma diversidade de trabalhos que exploram a fotografia no campo da arte. A abertura está marcada para as 19h e a entrada é gratuita.

Segundo as curadoras, vão estar em exposição desde fotografia pura, fotografia articulada a outras linguagens, até pequenas instalações. Nesta edição são 32 participantes e 39 obras em exposição.

Os artistas que integram a coletiva são: Adriana Füchter, Bianca Cargnin, Bruno Ruy, Catarina Rüdiger, Cleusa Müller, Cristina Rosa, Daniel Machado, Diorgenes Pandini, Dorothy Mendes, Eduardo Beltrame, Fabiana Gonçalves Trindade Santestevan, Fabiano Moraes, Fabio Moreira, Janine Perini, Jaymini Shah, Julia Perosa, Karine Arend, Karla Pfeiffer, Leandro Moreira, Lucas Flygare, Maria Luísa Coura, Maria Luiza Amorim, Maristela Müller, Nycolle Correa, Paloma Gomide, Priscila Anversa, Sergio Manara, Thalita Emanuelle, Tiago Meirelles, Vania Oliveira, Virginia Yunes e Zeila Sardá.

De acordo com as curadoras, os artistas participantes integram dois grupos: o "Clube de Fotografia", que se trata de um projeto de extensão vinculado ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) do Ceart/Udesc, coordenado pela professora Maria Cristina, e o NEFA que é o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte, coordenado por Lucila. O Núcleo tem sede em Florianópolis e Joinville, no Norte de Santa Catarina.

“A exposição busca trazer uma reflexão sobre a fotografia como forma de expressão no cenário contemporâneo, bem como possibilidade de ampliação de conhecimento e experiência, tanto do ponto de vista dos autores como dos visitantes. Traz a ideia de pequenas narrativas como eixo”, destacam as curadoras.

A Fundação Cultural BADESC já recebeu outras exposições do Floripa na Foto. Uma em 2010 com trabalhos do Walter Firmo e outra em 2011, com imagens de Scott MacLeay. Esta é a 7ª edição do Festival Floripa na Foto e também da exposição coletiva Floripa na Foto.

“O espaço da Fundação é um dos melhores espaços expositivos de Florianópolis e estamos construindo uma expografia contemporânea adequada à proposta do espaço”, destacam a curadoras.

A visitação é gratuita e poderá ser feita até 9 de fevereiro de 2023, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, na Fundação Cultural BADESC que fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis.

Curadoras da exposição

Lucila Horn: é artista, curadora, produtora e arte educadora. Graduada em Artes Plásticas, pós-graduada em Pintura, especialista em Arte e Ciências Humanas e em Fotografia, mestre em Educação e Cultura e doutoranda em Educação pelo PPGE- FAED – UDESC. Artista desde 1987, desde 1989 atua na área de educação. Como curadora desenvolveu importantes projetos, destacando-se as exposições “Brasil África em nós” (Parceria com Walter Firmo - 2009) no MIS SC, “Fotografia(s) Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios, Ruidos” (2013-2014) no Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, co-curadoria de “Translitorânea” (2014) com curadoria de Michel Poivert, no Museu da Escola Catarinense. Coordena o Festival de Fotografia Floripa na Foto e o Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte - NEFA.

Ana Soukef: é pesquisadora e fotógrafa, doutora em Ciências Humanas (UFSC) e pós-doutora em Artes Visuais (PPGAV/UDESC). Desenvolve trabalho autoral junto ao Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA - Florianópolis) e realiza pesquisa sobre fotografia, memória, território e ancestralidade na América Latina. Integrou a comissão de seleção do Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, em 2021, e foi uma das fotógrafas brasileiras participantes do Festival de Fotografia de Arles, também em 2021. Em 2022, com apoio da Lei Aldir Blanc, lançou o documentário “Guardiões do Milho”. É colaboradora do Encontro de Livros de Fotografia ELFA e do Festival Floripa na Foto.

Serviço: Abertura exposição 7ª Coletiva Floripa na Foto

Data: 17 de novembro de 2022, às 19h

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h até 9 de fevereiro de 2023

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro – Florianópolis/SC)

Gratuito

Compartilhe este post: