CONHEÇA A FUNDAÇÃO

A Fundação Cultural BADESC foi criada através da Lei Estadual nº13.438/2005 e inaugurada em 28 de março de 2006. Está instalada em uma importante edificação histórica de Florianópolis tombada pelo patrimônio municipal.
Além de preservar essencial parcela da memória arquitetônica da cidade, o imóvel foi residência de um dos políticos mais influentes do Estado, Nereu de Oliveira Ramos, que chegou a ser presidente da República por um breve período de tempo. A construção data do final da década de 20, possuí aproximadamente 410 m² de área construída e guarda princípios estéticos dos estilos eclético e art déco.

O casarão se tornou um ponto de encontro de profissionais ligados às várias vertentes da arte e da cultura catarinense, professores, artistas e público em geral, que frequentam o local em busca das diferentes atividades. É um espaço transdisciplinar, um universo que valoriza o artista e todas as formas de arte e cultura. Também proporciona diversas combinações e interligações dessas diferentes formas de fazer arte e propagar conhecimento.

A Fundação Cultural BADESC tem por finalidade estimular, apoiar e promover o desenvolvimento artístico, cultural e educacional, bem como fomentar a pesquisa e o processo tecnológico e científico aplicados à cultura no âmbito do Estado de Santa Catarina.

Em razão do seu comprometimento com a qualidade, tornou-se um dos mais respeitados espaços culturais no Estado.

A Fundação realiza diversos projetos e atividades, como exposições de arte contemporânea com seleção por edital, mostras de cinema, cursos e oficinas, publicações diversas, apresentações de músicas, teatro e performance, feiras de arte, atividades educativas e outros. Abriga espaços importantes para a arte visual contemporânea, entre eles o Espaço Paulo Gaiad, inaugurado em 2014 e o Espaço Fernando Beck, inaugurado em 1991, na sede da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina S/A - BADESC. Possui também o mais ativo cineclube de Santa Catarina, com exibições diárias de filmes, mostras, lançamentos e festivais.

A programação é intensa, e todas as atividades desenvolvidas são gratuitas e abertas ao público.

fundacao-cultural-badesc-foto-rubens-flores-3

Diretor-Geral
Eneléo Alcides

Diretora Administrativo-Financeira
Helena Mayer

Conselho Fiscal
Amauri Evaldo Nau
José Henrique Wagner
Rui Carlos Cordioli

Conselho Curador
Eduardo Alexandre Corrêa de Machado (Presidente)
Paulo Renato Vieira Castro (Conselheiro)

Equipe de Produção
Bianca de Oliveira Justiniano Santos (Designer)
Carolina Ramos (Arte+Educação)
Eneléo Alcides (Coordenação Geral)
Jonas Lauriano (Administrativo)
Vanessa Camassola Sandre (Produtora Cultural)
Willian Schütz (Estagiário em Jornalismo)

Assessoria de Imprensa
Juliano Zanotelli