CONHEÇA A FUNDAÇÃO

A Fundação Cultural BADESC foi criada através da Lei Estadual nº13.438/2005, e inaugurada em 28 de março de 2006, está instalada em uma das importantes edificações históricas de Florianópolis tombada pelo patrimônio municipal

Além de preservar essencial parcela da memória arquitetônica da cidade, o imóvel foi residência de um dos políticos mais influentes do Estado, Nereu de Oliveira Ramos, que chegou a ser presidente da República por um breve período de tempo.

A residência de aproximadamente 410 m² de área construída guarda princípios estéticos dos estilos eclético e arte decó. Sua construção data do final da década de 20, sendo uma homenagem do governador à sua filha Olga.

O casarão se tornou um ponto de encontro de intelectuais, profissionais ligados às várias vertentes da arte e da cultura catarinense, professores, artistas e público em geral, que frequentam o local em busca das diferentes atividades. É um espaço transdisciplinar, um universo que valoriza o artista e todas as formas de arte e cultura. Também proporciona diversas combinações e interligações dessas diferentes formas de fazer arte e propagar conhecimento.

Diretor Geral
Eneléo Alcides

Diretor Administrativo e Financeiro
Helena Mayer

Conselho Fiscal
José Henrique Wagner
Amauri Evaldo Nau
Rui Carlos Cordioli

Conselho Curador
Eduardo Alexandre Corrêa de Machado (Presidente)
Paulo Renato Vieira Castro (Conselheiro)
Cristiano Socas da Silva (Conselheiro)

COMO EXPOR

As exposições realizadas nos espaços Fernando Beck e Paulo Gaiad são selecionadas através do Edital, que tem regulamento e inscrições totalmente online.

Para o edital, podem ser inscritas mostras com diferentes linguagens visuais, como: pintura, gravura, desenho, escultura, fotografia, objeto, instalação, videoarte, arte digital, entre outras possibilidades.

Dentre as mostras que são selecionadas para ocupar o Espaço Paulo Gaiad, uma delas será destinada exclusivamente à categoria “PRIMEIRA INDIVIDUAL” – exclusiva para artista que nunca realizou mostra individual em espaço expositivo oficial. Para efeito do edital, não é considerado espaço expositivo oficial: mostras realizadas em bares, halls universitários, galerias comerciais e espaços correlatos.

Outra possibilidade participar da Entremostras: feira aberta de artes anualmente e que abre espaço para que artistas e público tenham contato mais direto, com conversas sobre os processos criativos e, neste caso sim, há comercialização de obras. Para a feira, que é realizada no Espaço Fernando Beck e dependências externas da Fundação, podem ser selecionados trabalhos em audiovisual, literatura, música, moda/design, artes visuais.

Para ambas as possibilidades, as inscrições abrem anualmente. Por isso, o ideal é ter atenção, pois os prazos são divulgados nos meios de comunicação da Fundação.

Saiba mais sobre as inscrições e os regulamentos clicando aqui.