Em vídeo, Carol Krügel aborda a exposição Retratos Fantásticos

O projeto abordado foi um dos selecionados no edital 2020 da Fundação Cultural BADESC

Carol Krügel, Dona Celestina e seu falecido marido. Ilustração em grafite s/ página de livro (21 x 26,5 cm), julho de 2018.

A ilustradora e artista visual Carol Krügel apresenta em vídeo, seus trabalhos que estarão presentes na sua primeira exposição individual intitulada Retratos Fantásticos. A mostra tem curadoria de Anna Moraes e foi selecionada no Edital 2020 da Fundação Cultural BADESC

No vídeo, Carol conta um pouco sobre a origem das obras, sobre o conceito da mostra, entre outras curiosidades. 

Retratos Fantásticos é composta por 27 obras, oriundas de três séries: “Retratos da Família Chiroptera”, “Retratos Fantasmagóricos” e “Retratos Fantásticos”. 

Nas obras, partindo de fotografias antigas de sua família, a artista desenvolve uma pesquisa visual, criando uma narrativa particular para personagens imaginários que são parte humanos parte pertencentes a um universo onírico. 

A relação com o retrato fotográfico, a materialidade dos papéis empregados bem como as técnicas utilizadas para a produção das obras, evidenciam um universo fantástico delicado e sutil. Ao mesmo tempo, trata-se com leveza e toques de melancolia, sobre temas como o tempo e seu fim, a morte e o luto. 

Tudo começou quando eu ganhei de presente uma caixinha de fotos que pertencia aos meus avós. Eles são retratos muito antigos e de pessoas e memórias que se perderam no tempo” – relata a artista em uma passagem do vídeo, publicado no site e redes sociais da Fundação. 

Carol Krügel 

Andressa Caroline Miranda Krügel é pós-graduada em Ilustração pela Universidade do Vale do Itajaí (2018) e bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Mora em Florianópolis e trabalha com ilustração, gravura em metal e serigrafia e há 5 anos vem participando do circuito de feiras gráficas locais e nacionais.

Curadoria 

Anna Moraes é artista visual, em Teoria e História da Arte pelo PPGAV/UDESC, formada em Artes Visuais pela UDESC (2013) e com Pós-Graduação em Gestão Cultural pelo SENAC/SP (2015). É professora de desenho, co-gestora da Galeria do Nacasa Coletivo Artístico e possui dois livros publicados sobre desenho. Atua como curadora desde 2017, tendo curadorias selecionadas no edital da Fundação Catarinense de Cultura 2018 e 2019 e na Rede Sesc de Galerias 2019 e 2020, além de curadorias realizadas na Galeria Nacasa e co-curadorias em exposições no Museu Histórico Cruz e Sousa – e no CEART/UDESC.

Serviço: Artista Carol Krügel, comenta a exposição Retratos Fantásticos, selecionada pelo edital 2020 da Fundação Cultural BADESC

Data: lançamento do vídeo no dia 01 de setembro
Local: Site e redes sociais da Fundação Cultural BADESC – @fundacaobadesc e www.fundacaoculturalbadesc.com.

Compartilhe este post: