Fundação Cultural Badesc exibe documentário sobre Antonieta de Barros

21 - antonieta

Integrando as comemorações do Mês da Mulher, o aniversário de 290 anos de Florianópolis e os 10 anos da Fundação Cultural Badesc o Cineclube da Casa exibirá gratuitamente na segunda-feira, 21 de março, às 19h, o documentário Antonieta, de Flávia Person e em seguida haverá espaço para debates com a diretora e comentaristas convidados. O filme conta a história de Antonieta de Barros, que ao tomar posse em 1935 na Assembleia Legislativa de Santa Catarina,  se tornou a primeira negra a assumir um mandato popular no país e a primeira deputada do estado.

Vencedor do Edital Catarinense de Cinema 2013, o documentário pretende reavivar a memória de Antonieta e torná-la conhecida pelas novas gerações. O documentário utiliza imagens de arquivo e fotos inéditas de Antonieta, locução, trilha sonora e trechos de suas crônicas, unindo fatos históricos do mundo, do Brasil e de Santa Catarina.

O trabalho é resultado de um ano de pesquisa de Flávia com apoio do historiador Fausto Douglas Correa Júnior, que vasculharam arquivos de lugares como a Assembleia Legislativa, a Casa da Memória e o Museu da Escola Catarinense em busca da trajetória dessa mulher que ascendeu a um cargo político importante em um estado conservador.

Sobre Flávia Person

Flávia Person, graduada em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos, atua como roteirista, diretora e produtora. Produziu filmes, festivais, mostras de cinema e projetos para TV. É sócia fundadora da Magnólia Produções Culturais. Trabalhou na série de TV “Memória Ativa”, exibida na Band News. Atuou como diretora da Associação Cultural Cinemateca Catarinense e assina a produção executiva dos curtas Noite Clara, de Felipe Vernizzi, Rio da Madre, de Fábio Brüggemann e Grinfia, de Gabi Bresola, os dois últimos em edição. É também criadora e coordenadora da revista de cinema e audiovisual Lado C.
Serviço:

O que: Exibição documentário Antonieta

Quando: 21 de março (segunda-feira), às 19h
Onde: Fundação Cultural Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216, Centro, Florianópolis – Fone: 3224-8846
Entrada gratuita

Compartilhe este post: