Despedida: Darci Costa falece aos 94 anos

A Fundação Cultural BADESC e os amantes de cinema e cineclubismo de Florianópolis se despedem de Darci Costa.

Crítico de cinema e figura importante da comunicação florianopolitana, Darci Costa faleceu aos 94 anos de idade. Darci criou o Cine Central na década de 60 na Rua Felipe Schmidt, onde funciona a Livraria Catarinense e foi fundador do Cine ART 7, que funcionou de 1986 a 1997 no prédio histórico onde hoje funciona a Agência BADESC, na Rua Almirante Alvin, no Centro de Florianópolis.

Deixa como legado um farto material de memória e uma sessão chamada  Art7, que funciona no Cineclube Fundação Cultural BADESC desde 2008,  tendo atualmente uma sessão semanal, organizada por um grupo de discípulos apaixonados por cinema.

Além de crítico de cinema, ele era formado em direito e atuou como jornalista e radialista autodidata.

Essa trajetória também está eternizada no documentário “Cine ART 7- Os Descaminhos da Memória”, dirigido por Phelipe Janning, que inclusive integrou  a “Mostra Homenagem a Darci” tributo organizado pelo Cineclube Fundação Cultural BADESC e grupo Art7 ao longo do mês de setembro de 2016.

O falecimento ocorreu na madrugada do dia 15 de outubro de 2020, em Florianópolis.