Exposição Linha do tempo, de Itamara Ribeiro Testa

LINHA DO TEMPO

ITAMARA RIBEIRO

ESPAÇO 2 | 4 DE AGOSTO A 08 DE SETEMBRO DE 2016

Desenhos construídos sobre moldes antigos com bordados contemporâneos aludem um cotidiano feminino particular, com vieses em memórias afetivas de infância. Guiada por uma inquietação e uma lei interna, desobedece às regras impressas em busca da compreensão de um feminino despido de padrões. Por vezes encenadas na sensação de mãos e pés desproporcionais, na magreza excessiva, expressando certos desconfortos não incomuns às passagens pela  Adolescência. O livro de artista homônimo, editado pelo Selo Armazém, foi apresentado na abertura da exposição. Itamara Ribeiro é formada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Natural de Casemiro de Abreu/RJ, atualmente vive e trabalha em Belo Horizonte/MG.

previous arrow
next arrow
Full screenExit full screen
previous arrownext arrow
Slider

APRESENTAÇÃO

ItamaraRibeiro-artista

Da linha narrativa que costura sua própria história, a artista Itamara Ribeiro compõe a urdidura que enuncia, em autorretrato íntimo, o sentido intrínseco de ser mulher.

Alinhavam a trama nós que revisitam seu passado, nas memórias da mãe que desafiava o tempo fiando suas peças em bordados e costuras – afagos de “ser mulher”,

um papel relativizado na inquietude do fazer artístico de Itamara.

Seu baú de lembranças é talhado sobre linhas, em suportes despretensiosos em cristalizar o tempo, da efemeridade do grafite à candura do algodão.

Para materializar o feminino despido de convenções, a artista expõe desenhos e objetos que revisitam os arquétipos da mulher, assentados em planos figurados e contemplativos, edivivos.

Fernando Angeoletto

VEJA MAIS

COMPARTILHE ESTE POST: