Lançamento: Ensaios sobre literatura, teatro e cinema

Dia 17 de abril, ás 19h na Fundação Cultural Badesc.

CAPA_LIVRO_FINALZAO-01Ensaios sobre literatura, teatro e cinema, organizado por Anelise Reich Corseuil, Daniel Serravalle de Sá, Leon de Paula, Maria Brígida de Miranda e Maria Cecília de Miranda N. Coelho.

O livro é um dos resultados do programa Cinema, Chá e Cultura, realizado desde outubro de 2008 na Fundação e com apoio da Escola Cultura Inglesa. O projeto é dedicado à exibição de filmes adaptados de obras literárias anglófonas. Os encontros são mensais, com um convidado, que apresenta e debate as relações entre literatura, especialmente a dramática, e cinema. A cada sessão é servido um chá feito ao modo inglês.

O livro reúne 16 textos sobre as obras apresentadas no projeto. São comentários dos filmes sob diversas perspectivas, que podem servir de motivação a outros estudiosos, professores, artistas e educadores que desejem discutir e utilizar o cinema também como ferramenta pedagógica. Nos textos, há abordagens sob o ponto de vista da literatura, da filosofia, do teatro, da pintura, das artes visuais e das artes marciais, que refletem uma pluralidade de enfoques.