Mais de 50 atividades virtuais foram promovidas pela Fundação Cultural BADESC em 2020

Ao longo do ano foram realizadas lives de cursos e aulas sobre artes e assuntos afins, além de exposições e debates do Cineclube

Exposição Virtual Reabitar. Projeção de retratos de Radilson Carlos Gomes. Crédito: Eneléo Alcides/Divulgação

Como uma alternativa de seguir promovendo atividades gratuitas, durante o período de isolamento social, em virtude da Covid-19, a Fundação Cultural BADESC realizou desde o mês de março de 2020, mais de 50 eventos de maneira online. É que em função dos decretos a visitação ao público no espaço que fica no Centro de Florianópolis, foi suspensa.

“Apesar do fechamento temporário dos espaços culturais, a Fundação está mantendo uma extensa programação, movimentando o circuito das artes visuais, promovendo debates no cineclube e disponibilizando cursos e palestras. Tudo de forma virtual e gratuita”, destaca o diretor geral da Fundação, Eneléo Alcides.

Entre as atividades promovidas, estão aulas abertas, encontros e cursos online com professores, mestres e doutores em artes e demais áreas. Ao todo, foram 20 eventos assim e que tiveram a parceria da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Museu da Escola Catarinense (MESC/UDESC), Cátedra Unesco, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Laboratório de Imagem e Som (LIS/UDESC).

Além disso, foi realizada entre os dias 4 a 25 de junho uma exposição inédita coordenada pelo diretor geral Eneléo Alcides em parceria com o fotógrafo Radilson Carlos Gomes. Denominada Reabitar, a mostra apresenta registros de alguns dos retratos que compuseram a exposição Floripa em 3×4. Os mesmos foram projetados nas dependências do casarão e esses registros podem ser vistos nas redes sociais e no site da Fundação.

O Cineclube Fundação Cultural BADESC, desde que foi inaugurado é considerado um espaço democrático, eclético e frequentado por quem ama a sétima arte. E para seguir dessa maneira, a cineasta e curadora do Cineclube, Vanessa Sandre, remodelou a programação e o público pode assistir em casa, de maneira gratuita os filmes e na sequência participar de debates virtuais.

Foram ao todo 25 transmissões pelo canal do YouTube da Fundação em parceria com a Sessão Gênero e Alteridades, África no Cinema e Psicanálise vai ao Cinema.

Ainda em 2020, através de vídeos, foram apresentadas as exposições Retratos Fantásticos, de Carol Krügel e Buquê Marginal, de Bruna Granucci e Edinara Patzlaff, que foram contempladas pelo Edital 2020. As mostras vão ter as datas divulgadas assim que o espaço puder receber visitação.

Desde o dia 12 de dezembro até final de janeiro de 2021, a Fundação apresenta a exposição do Prêmio AF de Arte Contemporânea 2020, realizado em parceria com a Aliança Francesa de Florianópolis. A mostra pode ser visualizada neste link: www.fundacaoculturalbadesc.com/premio-af-de-arte-contemporanea-2020.

A programação completa está disponível no site – www.fundacaoculturalbadesc.com, que foi recentemente reformulado, bem como nas redes sociais: Fundação Cultural BADESC, no Facebook e @fundacaobadesc, no Instagram.

Recesso e acervo virtual

A Fundação Cultural BADESC estará em recesso de 24 de dezembro de 2020 a 4 de janeiro de 2021. Neste período o público pode acessar www.fundacaoculturalbadesc.com/acervovirtual e conferir as exposições virtuais.

Compartilhe este post: