18 07 24 o oitavo método, duo eclusa - exposição-64 - Copia

O OITAVO MÉTODO

DUO ECLUSA

ESPAÇO FERNANDO BECK | DE 28 DE JUNHO A 02 DE AGOSTO DE 2018

A exposição é composta por desenhos, assemblagens e vídeos criados em colaboração e fazem parte da série chamada O Oitavo Método. Segundo os artistas, Sandra Lapage e Carlos Pileggi - o Duo Eclusa - a série tem como ponto de partida a peça literária Histoire Comique par Monsieur de Cyrano Bergerac Contenant les Estats & Empires de la Lune e a peça teatral Cyrano de Bergerac. Nas peças, os autores propõem métodos para se atingir os estados e impérios da lua, e a exposição surge com a proposta de um oitavo método para concretizar tal objetivo. Sandra Lapage e Carlos Pileggi são mestres em artes pela Maine College of Art (EUA), vivem e trabalham em São Paulo.

previous arrow
next arrow
Full screenExit full screen
previous arrownext arrow
Slider

Fichas técnicas das obras em vídeo

ghosts | o tempo é uma ilusão, 2017. Vídeo, 3’28”.

A diferença entre passado e futuro só existe quando há calor, 2017. Vídeo, 2’51”.

O tempo não passa do mesmo jeito, 2017. Vídeo, 3’53”.

O imanifesto é muito mais vasto, 2017. Som: Carlos Pileggi and NIN Ghosts I-IV Creative Commons BY-NC-SA license http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/, vídeo 2’54”.

Aquilo que existe nunca é estável, 2017. Vídeo, 1’51”.

Notas para o oitavo método (sobre fracasso): das coisas quentes para as frias, com grande probabilidade: a natureza do tempo, 2017. Música: Gymnopedie No. 3, 2 & 1 Kevin MacLeod (incompetech.com), Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/. Vídeo, 2’28”.

Notas para o oitavo método (sobre fracasso): alguns comportamentos são mais prováveis do que outros, 2017. Música: Gymnopedie No. 3, 2 & 1 Kevin MacLeod (incompetech.com) Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/. Vídeo, 2’42”.

Notas para o oitavo método (sobre fracasso): experimentos e traquitanas voadoras, 2016. Música: Gymnopedie No. 3, 2 & 1 Kevin MacLeod (incompetech.com), Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 License, http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/. Vídeo, 3’33”.

APRESENTAÇÃO

El la miro_sobre partículas e curvaturas (detalhe), 2017. Livro-instalação, gouache a materiais encontrados sobre folhas de livro, aproximadamente 100x120cm.

O universo criativo da Eclusa é feito de pululares contínuos, de escalas incompreensíveis, de imensidões, de diferentes mundos em diferentes escalas, de entidades que não existem continuamente, e da maravilhosa realização de que apesar de nossas limitações de corpo e espírito, podemos nos deixar levar pela capacidade inventiva de nossas mentes, sempre no limiar de novas descobertas que alterarão para dramaticamente nossa visão de mundo.

Ao escolher referências literárias e científicas, os artistas encontram um terreno fértil para deixar seus trabalhos convergirem. ‘Cosmicomics’, de Italo Calvino, ‘A biblioteca de Babel’ de Jorge Luis Borges, e ‘Sete breves lições de física’ de Carlo Rovelli, se tornam base para a elaboração de representações de conceitos dificilmente apreensíveis.

Os diagramas e videos desta série se inspiram no processo criado por Italo Calvino em “Cosmicomics”: em cada peça, nos apoiamos em uma hipótese científica ligada à física quântica, termodinâmica ou probabilidade (contida em parte ou totalidade no título de cada peça) como ponto de partida para uma viagem poética.

Sandra Lapage e Carlos Pileggi

VEJA MAIS

COMPARTILHE ESTE POST: