OUTROS EVENTOS

Atividades com diferentes linguagens e propostas são acolhidas ou realizadas pela Fundação. Confira nesta página a programação em cartaz e outras já realizadas. Para saber mais sobre como são organizadas estas atividades, acesse o menu INSCRIÇÕES > COMO PROPOR LANÇAMENTOS E EVENTOS.

Fernando Boppré lança livro na Fundação Cultural BADESC

“Sándor Lénárd no Fim do Mundo” é a segunda obra do historiador e escritor florianopolitano; evento gratuito acontece em 28 de abril

Na quinta-feira, 28 de abril, acontece o lançamento do livro “Sándor Lénárd no Fim do Mundo” de Fernando Boppré, na Fundação Cultural BADESC. O historiador e escritor nascido em Florianópolis, que atualmente reside em Chapecó, participa do evento e fará uma palestra antes do lançamento dos livros. A entrada é gratuita.

Chamada para Cessão de Espaço para Lançamento de Livros

Interessados podem se inscrever até 30 de junho de 2022; vão ser selecionadas 10 obras

A Fundação Cultural BADESC abre nesta quinta-feira, 14 de abril de 2022, a Chamada para Cessão de Espaço para Lançamento de Livros. Interessados podem fazer a inscrição até 30 junho de 2022. Os interessados precisam estar atentos aos requisitos solicitados para a validação da inscrição.

Conheça os artistas selecionados no Edital 2022 da Fundação Cultural BADESC

Todos os projetos selecionados vão integrar o calendário expositivo de 2022 da Fundação e a apresentação dos trabalhos será realizada no Espaço Fernando Beck.
Ao todo, foram inscritas 138 propostas que foram avaliadas pela comissão formada pela doutoranda em artes visuais, Carolina Ramos, curador e historiador Fernando Boppré e Mia Ávila, diretora de artes do Museu de Artes de Blumenau (MAB).

Edital 2022: inscrições encerram em 11 de fevereiro

Encerra nesta sexta, 11 de fevereiro, o prazo para inscrição no Edital 2022 da Fundação Cultural BADESC. O resultado será publicado até 31 de março de 2022 no site fundacaoculturalbadesc.com.

Fundação Cultural BADESC muda horário de visitação

A partir de janeiro de 2022 as visitações gratuitas podem ser feitas das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira.

Mais de mil pessoas visitaram a Fundação Cultural BADESC em 2021

Desde maio de 2021, quando as portas da Fundação Cultural BADESC reabriram para visitação, mais de mil pessoas visitaram a instituição que fica localizada no Centro de Florianópolis.

Inscrições para Edital 2022 da Fundação Cultural BADESC abrem em 26 de novembro

Quatro exposições vão ser selecionadas para o calendário do ano que vem; interessados podem se inscrever até 11 de fevereiro de 2022.

Bruna Granucci e Edinara Patzlaff expõem Buquê Marginal

Uma instalação de buquês de mato seco suspensos em varais de linha e a projeção de vídeo experimental na parede integram a exposição Buquê Marginal das artistas Bruna Granucci e Edinara Patzlaff. A mostra pode ser visitada gratuitamente a partir de 20 de julho de 2021.

Meg Tomio Roussenq apresenta a exposição Pedra-Carne

A partir de 13 de julho de 2021 a Fundação Cultural BADESC recebe uma mostra inédita para visitação presencial gratuita. Meg Tomio Roussenq apresenta a exposição Pedra-Carne, que faz um recorte dos últimos 10 anos de produção da artista catarinense.

Nota de pesar: Rodrigo de Haro

O artista e poeta Rodrigo de Haro morreu na manhã da quinta-feira, 1º de julho de 2021, em Florianópolis aos 82 anos. Nascido na França e radicado em Florianópolis, ele era graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutor pela Universidad del País Vasco e pós-doutor em Arte Pública pela UFF-RJ.

Rodrigo de Haro faz parte da história artística de Santa Catarina. Em 2018 recebemos na Fundação Cultural BADESC a exposição Rodrigo de Haro: Sem Repetir Uma Única Estrela. Com curadoria de Fabrício Peixoto e Enéleo Alcides, a mostra reuniu 60 obras – dentre elas pinturas, desenhos, cartazes, livros e manuscritos de coleções particulares e de instituições públicas. E muitas delas foram expostas pela primeira vez.

A equipe da Fundação, em nome da diretora geral, Margaret Waterkemper, expressa os mais sinceros sentimentos para os familiares do artista.

Estamos abertos para visitas presenciais

Nos primeiros meses de 2021, as portas da Fundação Cultural BADESC, localizada no Centro de Florianópolis, reabriram para visitação com agendamento, no entanto, a partir de 1º de junho, o casarão estará aberto de terça-feira a sábado, das 13h às 18h.

Gilberto Gerlach, referência para o cineclubismo

A Fundação Cultural BADESC manifesta com pesar o falecimento do escritor, pesquisador e cinéfilo Gilberto Gerlach, ocorrido em 6 de maio de 2021.

Nascido em São José, Santa Catarina, Gerlach era um apaixonado pela sétima arte, referência para o cineclubismo e foi fundador e administrador do Cine Clube Nossa Senhora do Desterro no Centro Integrado de Cultura (CIC). Ainda na área, ele produziu um filme sobre o município de São José.

Gerlach também era membro da Academia Catarinense de Letras, desde 2011, e lançou livros importantes como “São José da Terra Firme” (2007), “Desterro” (2010), “Ilha de Santa Catarina – Florianópolis” (2015) e “Colônia Blumenau no Sul do Brasil” (2019).

Emitimos nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Gilberto Gerlach.