Programação do Cineclube para janeiro de 2016

01Dia 04, segunda-feira, 19h, Mostra Cine Alemão Anos 2000

Sob você, a cidade

(Unter dir die Stadt) de Christoph Hochhäusler. Alemanha. 2010. 105min. Drama. Sem classificação. Com Nicolette Krebitz, Robert Hunger-Bühler e Mark Waschke.

Um homem e uma mulher cruzam-se numa exposição e sentem uma atração efémera à qual não conseguem resistir. Estes dois desconhecidos, casados, deixam-se levar pela inexplicável fascinação que exercem um sobre o outro.

 

02Dia 05, terça-feira, 19h, Mostra John Waters

Cecil Bem Demente

(Cecil B. Demented) de John Waters. EUA. 2000. 87min. Ação, Comédia. 16 anos. Com Melanie Griffith, Stephen Dorff e Alicia Witt.

Cecil B. Demente é o líder de um grupo de cineastas terroristas que tem como meta principal em sua vida se vingar dos estragos provocados pelo cinema comercial de Hollywood. Para isso, decide sequestrar Honey Whitlock, a mais popular estrela do cinema americano.

 

03Dia 06, quarta-feira, 19h, ART 7

Os sabores do palácio

(Les saveurs du Palais) de Christian Vincent. França. 2012. 95min. Biografia, Comédia. Sem classificação. Com Catherine Frot, Arthur Dupont e Jean d’Ormesson. Tema: Arte à Mesa.

Hortense Laborie , respeitada chef,  é escolhida para trabalhar no Palácio de Eliseu. Apesar das armadilhas palacianas, seus pratos conquistam o presidente.

 

04Dia 07, quinta-feira, 19h, Cine Francês Aliança Francesa

A sociologia é um esporte de combate

(La sociologie est un sport de combat) de Pierre Carles. Bélgica. 2001. 146min. Documentário. Livre.

Pierre Carles filma o “pensamento em movimento” de Pierre Bourdieu, mostrando o combate normalmente invisível que leva a sociologia contra a ordem dominante.

 

05Dia 08, sexta-feira, 19h, Mostra Orson Welles CineSESC

A marca da maldade

(Touch of evil) de Orson Welles. EUA. 1958. 95min. Suspense. Sem classificação. Com Charlton Heston, Janet Leigh e Orson Welles.

Ao investigar um assassinato, Ramon Miguel Vargas, um chefe de polícia mexicano em lua-de-mel em uma pequena cidade da fronteira dos Estados Unidos com o México, entra em choque com Hank Quinlan, um corrupto detetive americano que utiliza qualquer meio para deter o poder.

 

06Dia 11, segunda-feira, 19h, Mostra Cine Alemão Anos 2000

Soul Boy

de Hawa Essuman e Tom Tykwer. Alemanha, Kenya. 2010. 61min. Drama. Sem classificação. Com Samson Odhiambo, Leila Dayan Opou e Krysteen Savane.

Abila mora em uma das mais precárias favelas na África. Sua namorada, Shiku, pertence a outra tribo, portanto, sua relação é proibida. Em uma noite, alcoolizado, seu pai aposta sua alma.

 

07Dia 12, terça-feira, 19h, Mostra John Waters

Female Trouble

de John Waters. EUA. 1974. 89min. Comédia, Crime. Sem classificação. Com Divine, David Lochary e Mary Vivian Pearce.

Uma colegial mimada foge de casa após não ganhar os sapatos que queria de Natal, engravida e acaba se tornando uma modelo para um casal de esteticistas que gostam de fotografar mulheres cometendo crimes. Convidada: Carla Abraão, professora do curso de Cinema na Universidade Federal de Santa Catarina.

 

08Dia 13, quarta-feira, 19h, ART 7

Tampopo – Os brutos também comem spaghetti

(Tampopo) de Jûzo Itami. Japão. 1985. 114min. Comédia. Com Ken Watanabe, Tsutomu Yamazaki e Nobuko Miyamoto. Tema: Arte à Mesa.

Uma viúva, um forasteiro e alguns amigos se juntam para reerguer um restaurante. Os prazeres da gastronomia e seus rituais são pontuados com humor.

 

09Dia 14, quinta-feira, 19h, Cine Francês Aliança Francesa

Seraphine

(Séraphine) de Martin Provost. França, Alemanha, Bélgica. 2008. 125min. Drama. Livre. Com Francoise Lebrun e Yolande Moreau.

Filme conta a história de vida da pintora francesa, Séraphine de Senlis, que, apesar de ter crescido na pobreza, aprendeu sozinha a arte da pintura. Descoberta por um colecionador, Séraphine tem seu talento reconhecido, mas é prejudicada pela Grande Depressão e suas condições de saúde.

 

15Dia 15, sexta-feira, 19h, Mostra Orson Welles CineSESC

O processo

(Le procès) de Orson Welles. França, Alemanha, Itália. 1962. 119min. Suspense. Sem classificação. Com Anthony Perkins, Arnoldo Foà e Jess Hahn.

Joseph K. é um homem reservado, que vive na pensão da senhora Grubach e se dá bem com todos os demais moradores do local. Um dia ele é acordado por um inspetor de polícia, que lhe informa que está preso mas não o leva sob custódia.

 

18Dia 18, segunda-feira, 19h, Mostra Cine Alemão Anos 2000

Peak

de Hannes Lang. Alemanha. 2011. 86min. Documentário. Sem classificação.

O documentário mostra como as mudanças climáticas estão destruindo aos pouco as montanhas da reagião dos Alpes, e como a indústria do turismo está reagindo a isso.

 

19Dia 19, terça-feira, 19h, Mostra John Waters

Hairspray – E éramos todos jovens

(Hairspray) de John Waters. EUA. 1988. 92min. Comédia. Livre. Com Sonny Bono, Ruth Brown e Divine.

Tracy Turnblad é uma adolescente que sonha um dia participar do Corny Collins Dance Show. Ela consegue ser contratada para o elenco fixo do programa, logo se torna uma estrela e resolve usar sua fama para promover as causas em que acredita, em especial a integração entre brancos e negros.

 

20Dia 20, quarta-feira, 19h, ART 7

A 100 passos de um sonho

(The Hundred-Foot Journey) de Lasse Hallström. India, Emirados Árabes, EUA. 2014. 122min. Comédia, drama. Com Helen Mirren, Om Puri e Manish Dayal. Tema: Arte à Mesa.

Dona de respeitado restaurante vê, com preocupação, o estabelecimento concorrente. Até conhecer o filho do adversário, garoto com talento para a culinária.

 

21Dia 21, quinta-feira, 19h, Retrato Brasil

Guerra.DOC

de Vanessa Pedro. Brasil. 2015. 60 min. Entrevistas. Sem classificação.

Entrevistas do projeto GUERRA.DOC com correspondentes de guerra  do Brasil e Estados Unidos, para tratar da forma como os meios de comunicação produzem interpretações sobre os conflitos armados.

 

22Dia 22, sexta-feira, 19h, Mostra Orson Welles CineSESC

Falstaff

(Campanadas a medianoche) de Orson Welles. França, Espanha, Suiça. 1965. 113min. Drama. Sem classificação. Com Orson Welles, Jeanne Moreau e Margaret Rutherford.

O filme reúne fragmentos e personagens de diversas peças de Shakespeare, entre eles, o “anti-herói” Sir John Falstaff, fio condutor da história.

 


25Dia 25, segunda-feira, 19h, Mostra Cine Alemão Anos 2000

Yella

de Christian Petzold. Alemanha. 2007. 89min. Drama. Sem classificação. Com Nina Hoss, Devid Striesow e Hinnerk Schönemann.

Yella decide deixar para trás sua cidade, seu emprego e seu casamento e se torna assistente de Phillip, um jovem executivo. Porém, a perspectiva de conseguir tudo o que sempre sonhou é perturbada por estranhos acontecimentos. O seu psicótico ex-marido volta para assombrá-la, trazendo à luz verdades incômodas sobre o passado.

 

26Dia 26, terça-feira, 19h, Mostra John Waters

Serial Mom

de John Waters. EUA. 1994. 95min. Comédia. Sem classificação. Com Kathleen Turner, Sam Waterston e Ricki Lake.

Beverly Stuphin é o retrato de uma mãe perfeita. Ela forma uma família feliz com o marido Eugene e seus dois filhos, Misty e Chip. Só que Beverly esconde de todos sua verdadeira identidade, matando qualquer pessoa que atrapalhe a vida da sua família.

 


27Dia 27, quarta-feira, 19h, ART 7

A festa de Babete

(Babettes gæstebud) de Gabriel Axel. Dinamarca. 1987. 102min. Drama. Com Stéphane Audran, Bodil Kjer e Birgitte Federspiel. Tema: Arte à Mesa.

Na Dinamarca do séc. XIX, parisiense se oferece para ser cozinheira das filhas de pastor luterano. Na festa de aniversário do pastor prepara um banquete especial.

 

29Dia 28, quinta-feira, 19h

Amistoso Short Cup

Aqui no Pasa Nada

de Rafa Lara. México. 15min.

Este Tipo se há Muerto e no se há Enterado

de Carlos Garcia Cornejo. Peru. 7min.

Home & Key

de Shawn Attoof. Iraque. 15min.

Papas dans Maman

de Fabrice Bracq. França. 6min.

Heksen da Dinamarca

de Mads Eichsen. 20min.

Castillo y el Armado

de Pedro Marres. Brasil. 13min.

Pregnante Man

de Charlie Mar. França 16min.

Ballkoni

de Bendita Zeqiraj. Kosovo. 20min.

Tanta Luz

de Pablo Martinez Zarate. México. 17min.

30Dia 29, sexta-feira, 19h, Mostra Orson Welles CineSESC

Cidadão Kane

(Citizen Kane) de Orson Welles. EUA. 1941. 120min. Drama. Sem classificação. Com Orson Welles, Joseph Cotten e Dorothy Comingore.

A ascensão de um mito da imprensa americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império dos meios de comunicação. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

 

Compartilhe este post: